A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141606
Resumo: Neste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).
id UNSP_1621069c8540ae55ae622f5b2905b491
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141606
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A dimensão da pesquisa na formação inicial de professoresFormação inicialPesquisaCotidiano escolarNeste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2016-07-19T12:59:42Z2016-07-19T12:59:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1567-1579application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-15792357-7819http://hdl.handle.net/11449/141606ISSN2357-7819-2014-1567-1579.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:30:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141606Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:42.119958Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
title A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
spellingShingle A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Formação inicial
Pesquisa
Cotidiano escolar
title_short A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
title_full A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
title_fullStr A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
title_full_unstemmed A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
title_sort A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
author Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_facet Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Pesquisa
Cotidiano escolar
topic Formação inicial
Pesquisa
Cotidiano escolar
description Neste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:42Z
2016-07-19T12:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-1579
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141606
ISSN2357-7819-2014-1567-1579.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141606
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-1579
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1567-1579.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1567-1579
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129517867237376