PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lenice Sales de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Florêncio, Thaís de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100
Resumo: O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.
id UFAC-2_13a0c13f13bfc9802fbdc9d7d2410534
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7100
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes PET.Formação inicial.Pesquisa.O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710010.29327/268346.7.16-22Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-3132526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100/4361Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Lenice Sales de Florêncio, Thaís de Sousa 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7100Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
title PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
spellingShingle PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
Moura, Lenice Sales de
PET.
Formação inicial.
Pesquisa.
title_short PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
title_full PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
title_fullStr PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
title_full_unstemmed PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
title_sort PET E ENSINO: reflexividade e pesquisa na formação inicial de futuros docentes
author Moura, Lenice Sales de
author_facet Moura, Lenice Sales de
Florêncio, Thaís de Sousa
author_role author
author2 Florêncio, Thaís de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lenice Sales de
Florêncio, Thaís de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv PET.
Formação inicial.
Pesquisa.
topic PET.
Formação inicial.
Pesquisa.
description O Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual Vale do Acaraú tem como objetivo promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. O trabalho investiga a implicação do Programa de Educação Tutorial na formação de professores reflexivos. A investigação foi efetivada mediante pesquisa documental e de campo. Foram realizados a aplicação de questionário com sete egressos da primeira turma do Programa, que atualmente estejam em sala de aula como docentes. O ingresso no programa efetivou mudanças no comportamento acadêmico dos egressos, como a maior participação em atividades do curso, participação em grupos de estudo e eventos. Os egressos percebem objetivamente o papel do PET no seu processo de formação docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100
10.29327/268346.7.16-22
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7100/4361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 303-313
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221725093888