A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7092 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo refletir sobre a exclusão de discentes com deficiências e as possibilidades de intervenção pedagógica para uma educação inclusiva. Compreendemos que a prática pedagógica é a atividade que permite aos educadores avaliar as possibilidades em sala de aula, e assim, estabelecer o vínculo com os discentes, particularmente, sujeitos com deficiência que a adequação da prática pedagógica possa garantir o direito à educação e ao processo de ensino e aprendizagem. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa procurou fornecer discussões que facilitaram a observação das realidades socioeducacionais. Portanto, o estudo possibilitou compreender que a práxis, como elemento exclusivo e propulsor do trabalho pedagógico docente no âmbito escolar, algo que inclui também a importância do significado da atividade educacional entre a relação do docente e sujeito como fundamento para o ensino e aprendizagem, e assim, os discentes envolvidos puderam relacionar essa vivência as conquistas pessoais, sociais, constatando como percepção para a diminuindo a exclusão existente. |
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A EXCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVAPráticas PedagógicasEstudantes com DeficiênciaEducação InclusivaO estudo tem como objetivo refletir sobre a exclusão de discentes com deficiências e as possibilidades de intervenção pedagógica para uma educação inclusiva. Compreendemos que a prática pedagógica é a atividade que permite aos educadores avaliar as possibilidades em sala de aula, e assim, estabelecer o vínculo com os discentes, particularmente, sujeitos com deficiência que a adequação da prática pedagógica possa garantir o direito à educação e ao processo de ensino e aprendizagem. Com a abordagem qualitativa, a pesquisa procurou fornecer discussões que facilitaram a observação das realidades socioeducacionais. Portanto, o estudo possibilitou compreender que a práxis, como elemento exclusivo e propulsor do trabalho pedagógico docente no âmbito escolar, algo que inclui também a importância do significado da atividade educacional entre a relação do docente e sujeito como fundamento para o ensino e aprendizagem, e assim, os discentes envolvidos puderam relacionar essa vivência as conquistas pessoais, sociais, constatando como percepção para a diminuindo a exclusão existente.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709210.29327/268346.7.16-1Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 4-17Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 4-17Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 4-172526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7092/4340Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Branda Emilly RochaSouza, Antoniele Silvana de Melo Martins, Elcimar Simão 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7092Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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