Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288 |
Resumo: | abstract |
id |
UFES_086f0660e2e5372fb97ecc034bbac171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/2288 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ESCotidiano escolarCotidianosRedesUsosCurrículosEducação37abstractO texto apresenta uma investigação acerca da implementação do documento da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo Currículo Básico da Escola Estadual no Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Roldi, localizada no município de São Roque do Canaã - ES e, ainda, dos processos de tessitura dos currículos que têm sido potencializados com os usos produzidos/articulados a partir dessa implementação. Busca acompanhar um pouco das redes de saberes, fazeres e poderes que são tecidas e compartilhadas pelos sujeitos praticantes que atuam nesses espaçostempos como potência para as discussões de currículo. Problematiza quais desdobramentos e processos de ampliação dessas redes foram oportunizados ou não, na escola, com a chegada do documento e ainda, que processos curriculares os primeiros usos do documento desencadearam no cotidiano escolar, entendendo que as discussões das políticas de currículo acabam, muitas vezes, assumindo a escola como ponto final das produções curriculares. Propõe caminhos teórico-metodológicos ligados às práticas de pesquisa com os cotidianos. Utiliza observações, documentos, conversas, entrevistas e narrativas como procedimentos de pesquisa e, ainda, outros instrumentos no caminho investigativo, como fotografias, além dos registros em diário de campo acerca das situações vivenciadas em múltiplos contextos. Considerando a complexidade pulsante dos cotidianos, investe na relevância do estudo apresentado como pista para a compreensão de que nos diferentes espaçostempos se tramam redes de relações e sentidos, emergindo múltiplas possibilidades de tessituras dos currículosUniversidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em EducaçãoCentro de EducaçãoUFESPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFerraço, Carlos EduardoPérez, Carmen Lúcia VidalSimões, Regina Helena SilvaCarvalho, Janete MagalhãesFerreira, Martha TristãoBarcellos, Adriana Pionttkovsky2016-08-29T11:11:37Z2016-07-112016-08-29T11:11:37Z2011-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-16T18:52:44Zoai:repositorio.ufes.br:10/2288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-16T18:52:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
title |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
spellingShingle |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES Barcellos, Adriana Pionttkovsky Cotidiano escolar Cotidianos Redes Usos Currículos Educação 37 |
title_short |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
title_full |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
title_fullStr |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
title_full_unstemmed |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
title_sort |
Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES |
author |
Barcellos, Adriana Pionttkovsky |
author_facet |
Barcellos, Adriana Pionttkovsky |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo Pérez, Carmen Lúcia Vidal Simões, Regina Helena Silva Carvalho, Janete Magalhães Ferreira, Martha Tristão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcellos, Adriana Pionttkovsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano escolar Cotidianos Redes Usos Currículos Educação 37 |
topic |
Cotidiano escolar Cotidianos Redes Usos Currículos Educação 37 |
description |
abstract |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-29 2016-08-29T11:11:37Z 2016-07-11 2016-08-29T11:11:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Educação Centro de Educação UFES Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo BR Mestrado em Educação Centro de Educação UFES Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1818368039223033856 |