Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Adriana Pionttkovsky
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288
Resumo: abstract
id UFES_086f0660e2e5372fb97ecc034bbac171
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/2288
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ESCotidiano escolarCotidianosRedesUsosCurrículosEducação37abstractO texto apresenta uma investigação acerca da implementação do documento da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo Currículo Básico da Escola Estadual no Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio David Roldi, localizada no município de São Roque do Canaã - ES e, ainda, dos processos de tessitura dos currículos que têm sido potencializados com os usos produzidos/articulados a partir dessa implementação. Busca acompanhar um pouco das redes de saberes, fazeres e poderes que são tecidas e compartilhadas pelos sujeitos praticantes que atuam nesses espaçostempos como potência para as discussões de currículo. Problematiza quais desdobramentos e processos de ampliação dessas redes foram oportunizados ou não, na escola, com a chegada do documento e ainda, que processos curriculares os primeiros usos do documento desencadearam no cotidiano escolar, entendendo que as discussões das políticas de currículo acabam, muitas vezes, assumindo a escola como ponto final das produções curriculares. Propõe caminhos teórico-metodológicos ligados às práticas de pesquisa com os cotidianos. Utiliza observações, documentos, conversas, entrevistas e narrativas como procedimentos de pesquisa e, ainda, outros instrumentos no caminho investigativo, como fotografias, além dos registros em diário de campo acerca das situações vivenciadas em múltiplos contextos. Considerando a complexidade pulsante dos cotidianos, investe na relevância do estudo apresentado como pista para a compreensão de que nos diferentes espaçostempos se tramam redes de relações e sentidos, emergindo múltiplas possibilidades de tessituras dos currículosUniversidade Federal do Espírito SantoBRMestrado em EducaçãoCentro de EducaçãoUFESPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFerraço, Carlos EduardoPérez, Carmen Lúcia VidalSimões, Regina Helena SilvaCarvalho, Janete MagalhãesFerreira, Martha TristãoBarcellos, Adriana Pionttkovsky2016-08-29T11:11:37Z2016-07-112016-08-29T11:11:37Z2011-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTextapplication/pdfhttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFES2024-07-16T18:52:44Zoai:repositorio.ufes.br:10/2288Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-07-16T18:52:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
title Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
spellingShingle Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
Barcellos, Adriana Pionttkovsky
Cotidiano escolar
Cotidianos
Redes
Usos
Currículos
Educação
37
title_short Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
title_full Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
title_fullStr Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
title_full_unstemmed Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
title_sort Currículos em redes tecidos com os cotidianos da EEEFM David Roldi : sobre os movimentos/processos de implementação e os primeiros usos do documento "Currículo básico da escola estadual" - SEDU - ES
author Barcellos, Adriana Pionttkovsky
author_facet Barcellos, Adriana Pionttkovsky
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Simões, Regina Helena Silva
Carvalho, Janete Magalhães
Ferreira, Martha Tristão
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcellos, Adriana Pionttkovsky
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
Cotidianos
Redes
Usos
Currículos
Educação
37
topic Cotidiano escolar
Cotidianos
Redes
Usos
Currículos
Educação
37
description abstract
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-29
2016-08-29T11:11:37Z
2016-07-11
2016-08-29T11:11:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/2288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Educação
Centro de Educação
UFES
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
BR
Mestrado em Educação
Centro de Educação
UFES
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1818368039223033856