A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6973 |
Resumo: | Esse artigo traz um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação e tem como objetivo analisar o papel atribuído à teoria no trabalho pedagógico escolar de professores da rede pública de ensino de Rio Branco, na qual os sujeitos são professores dos anos iniciais com formação inicial em Pedagogia. Nesse sentido, perpassando a questão mais geral, qual seja a da relação teoria e prática, discutimos também acerca do trabalho, enquanto categoria geral, e, especificamente, o Trabalho Docente, e este enquanto práxis, e o desenvolvimento profissional do professor, na perspectiva de uma continuidade da formação. Sabemos que a formação inicial fornece as bases sobre as quais se assentam o desenvolvimento da prática, contudo, torna-se importante compreender como, a partir dessa base, essas professoras continuam a se desenvolver profissionalmente. Quanto a metodologia, constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, e explicativa, quanto aos procedimentos; os dados foram construídos por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, com o uso do questionário e de entrevista em grupo focal. Como resultados e conclusões do trabalho, destaca-se que a formação inicial é fundamental, mas que ela marca o início do processo de desenvolvimento profissional do professor que passa a buscar diferentes formas de formação contínua e que, algumas outras são preteridas nos programas de formação ofertados pelas redes de ensino. |
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A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAISdesenvolvimento profissionalformação inicialteoria e práticaEsse artigo traz um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação e tem como objetivo analisar o papel atribuído à teoria no trabalho pedagógico escolar de professores da rede pública de ensino de Rio Branco, na qual os sujeitos são professores dos anos iniciais com formação inicial em Pedagogia. Nesse sentido, perpassando a questão mais geral, qual seja a da relação teoria e prática, discutimos também acerca do trabalho, enquanto categoria geral, e, especificamente, o Trabalho Docente, e este enquanto práxis, e o desenvolvimento profissional do professor, na perspectiva de uma continuidade da formação. Sabemos que a formação inicial fornece as bases sobre as quais se assentam o desenvolvimento da prática, contudo, torna-se importante compreender como, a partir dessa base, essas professoras continuam a se desenvolver profissionalmente. Quanto a metodologia, constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, e explicativa, quanto aos procedimentos; os dados foram construídos por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo, com o uso do questionário e de entrevista em grupo focal. Como resultados e conclusões do trabalho, destaca-se que a formação inicial é fundamental, mas que ela marca o início do processo de desenvolvimento profissional do professor que passa a buscar diferentes formas de formação contínua e que, algumas outras são preteridas nos programas de formação ofertados pelas redes de ensino.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/697310.29327/268346.8.18-25Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 462-478Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 462-478Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 462-4782526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6973/4565Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro dos Santos Quintanna, AdrianaAbreu Damasceno, Ednacelí 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6973Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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