EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johnson, Klinger
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales Aguiar, Fabiano, Freitas Johnson, Luanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.
id UFAC-2_56d70ff0998455955273058f2dca3945
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirimprojeto político pedagógico;educação de jovens e adultos;formação inicial.Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/620110.29327/268346.6.14-8Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-1092526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201/3755Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJohnson, KlingerSales Aguiar, FabianoFreitas Johnson, Luanna2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
spellingShingle EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
Johnson, Klinger
projeto político pedagógico;
educação de jovens e adultos;
formação inicial.
title_short EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
title_full EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
title_fullStr EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
title_sort EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
author Johnson, Klinger
author_facet Johnson, Klinger
Sales Aguiar, Fabiano
Freitas Johnson, Luanna
author_role author
author2 Sales Aguiar, Fabiano
Freitas Johnson, Luanna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Johnson, Klinger
Sales Aguiar, Fabiano
Freitas Johnson, Luanna
dc.subject.por.fl_str_mv projeto político pedagógico;
educação de jovens e adultos;
formação inicial.
topic projeto político pedagógico;
educação de jovens e adultos;
formação inicial.
description Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201
10.29327/268346.6.14-8
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201/3755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221603459072