EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo. |
id |
UFAC-2_56d70ff0998455955273058f2dca3945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirimprojeto político pedagógico;educação de jovens e adultos;formação inicial.Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/620110.29327/268346.6.14-8Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-1092526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201/3755Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJohnson, KlingerSales Aguiar, FabianoFreitas Johnson, Luanna2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6201Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim Johnson, Klinger projeto político pedagógico; educação de jovens e adultos; formação inicial. |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO INICIAL: breve análise a partir do PPC da Unir – Campus Guajará-Mirim |
author |
Johnson, Klinger |
author_facet |
Johnson, Klinger Sales Aguiar, Fabiano Freitas Johnson, Luanna |
author_role |
author |
author2 |
Sales Aguiar, Fabiano Freitas Johnson, Luanna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Johnson, Klinger Sales Aguiar, Fabiano Freitas Johnson, Luanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto político pedagógico; educação de jovens e adultos; formação inicial. |
topic |
projeto político pedagógico; educação de jovens e adultos; formação inicial. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a formação inicial de professores para atuar com jovens e adultos. Para tanto, utilizamos a pesquisa documental com foco nos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, nas legislações e na revisão de literatura sobre formação docente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados apontam que, historicamente, a promoção de ações para a educação desse público é deficitária, tanto no que diz respeito a políticas públicas, investimento e formação docente. Observa-se a necessidade de romper com a ideia de EJA apenas com a finalidade de qualificar para atender ao mercado de trabalho. É preciso pensar no aluno concreto, inserido numa realidade objetiva de desigualdade social e exclusão e oportunizar uma educação escolar que dê a ele subsídios para se apropriar do conhecimento científico para atuar criticamente, promovendo, assim, transformação nas relações sociais. No entanto, a oferta da educação escolar perpassa a figura docente. Assim, a formação do educador deve ser entendida como um processo que resgata neste a sua qualidade de agente da história que, intencionalmente, promove a transformação do outro e de si mesmo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201 10.29327/268346.6.14-8 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.14-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6201/3755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109 Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 100-109 2526-5970 10.29327/268346.6.14 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221603459072 |