ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825 |
Resumo: | Temos apostado em pensar as inovações escolares que propomos aos professores, especialmente em termos de alfabetização e de linguagem, de ensino de língua escrita, abrangendo os momentos de leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, a partir da voz docente, como mecanismo de aprofundamento do olhar de pesquisa sobre o ensino da língua portuguesa. A pesquisa formação que desenvolvemos, longitudinalmente, permite-nos constatar que na formação continuada que implementamos temos formado professores autores que se alçam facilmente e por este mesmo mecanismo de subjetivação, à posição de formadores. Apresentamos princípios norteadores de um ensino da língua escrita que tem sido validado por professores, dentro de um quadro dialógico de formação e pesquisa. Os princípios propostos gestam-se a partir de convívio intenso com os professores, ao nos dar sua escuta, trazendo como resposta as narrativas de sua prática, na qual tais princípios têm produzido efeitos na prática da sala de aula. |
id |
UFAC-2_c460f12abc6183985a877e8c6d047ea8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1825 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICAEnsino da Língua EscritaAlfabetizaçãoDidática da Língua PortuguesaLíngua como DiscursoTemos apostado em pensar as inovações escolares que propomos aos professores, especialmente em termos de alfabetização e de linguagem, de ensino de língua escrita, abrangendo os momentos de leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, a partir da voz docente, como mecanismo de aprofundamento do olhar de pesquisa sobre o ensino da língua portuguesa. A pesquisa formação que desenvolvemos, longitudinalmente, permite-nos constatar que na formação continuada que implementamos temos formado professores autores que se alçam facilmente e por este mesmo mecanismo de subjetivação, à posição de formadores. Apresentamos princípios norteadores de um ensino da língua escrita que tem sido validado por professores, dentro de um quadro dialógico de formação e pesquisa. Os princípios propostos gestam-se a partir de convívio intenso com os professores, ao nos dar sua escuta, trazendo como resposta as narrativas de sua prática, na qual tais princípios têm produzido efeitos na prática da sala de aula.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-86Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-86Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-862526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/1709https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/1710Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Ludmila Thomé2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1825Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
title |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
spellingShingle |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA Andrade, Ludmila Thomé Ensino da Língua Escrita Alfabetização Didática da Língua Portuguesa Língua como Discurso |
title_short |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
title_full |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
title_fullStr |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
title_full_unstemmed |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
title_sort |
ESPAÇOS DISCURSIVOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS: POR UMA ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA |
author |
Andrade, Ludmila Thomé |
author_facet |
Andrade, Ludmila Thomé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ludmila Thomé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Língua Escrita Alfabetização Didática da Língua Portuguesa Língua como Discurso |
topic |
Ensino da Língua Escrita Alfabetização Didática da Língua Portuguesa Língua como Discurso |
description |
Temos apostado em pensar as inovações escolares que propomos aos professores, especialmente em termos de alfabetização e de linguagem, de ensino de língua escrita, abrangendo os momentos de leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística, a partir da voz docente, como mecanismo de aprofundamento do olhar de pesquisa sobre o ensino da língua portuguesa. A pesquisa formação que desenvolvemos, longitudinalmente, permite-nos constatar que na formação continuada que implementamos temos formado professores autores que se alçam facilmente e por este mesmo mecanismo de subjetivação, à posição de formadores. Apresentamos princípios norteadores de um ensino da língua escrita que tem sido validado por professores, dentro de um quadro dialógico de formação e pesquisa. Os princípios propostos gestam-se a partir de convívio intenso com os professores, ao nos dar sua escuta, trazendo como resposta as narrativas de sua prática, na qual tais princípios têm produzido efeitos na prática da sala de aula. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/pdf https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/1709 https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1825/1710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-86 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-86 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 75-86 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222358433792 |