INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617 |
Resumo: | Com adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação. |
id |
UFAC-2_ec6ba01a20ce20827cc9d86cd0f80576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLARConflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-ModernidadeCom adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-582526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessAvelino, Wagner Feitosa2018-07-11T23:05:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1617Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
spellingShingle |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR Avelino, Wagner Feitosa Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade |
title_short |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_fullStr |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_sort |
INFLUÊNCIAS DA PÓS-MODERNIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR |
author |
Avelino, Wagner Feitosa |
author_facet |
Avelino, Wagner Feitosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelino, Wagner Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade |
topic |
Conflitos. Cotidiano escolar. Educação Básica. Pós-Modernidade |
description |
Com adventos tecnológicos, as relações entre o macro (sociedade) e o micro (escola) aproximaram diretamente da Educação Básica e essa instituição educacional, por sua vez, passa a ser o palco da concentração de culturas pós-moderna. O artigo tem como objetivo principal analisar o Cotidiano Escolar por meio das influencias da Pós-Modernidade. Como método, recorreu se a pesquisa bibliográfica, ao qual foram analisados teóricos pós-modernistas e cotidianista. Conclui se que tanto o fracasso escolar quanto o sucesso escolar tem a gênesis no contexto histórico-sócio-cultural relacionadas às inovações e comportamentos contemporâneos, possibilitando assim uma análise pedagógica, para o crescimento intelectual dos sujeitos que desempenham suas funções no contexto educacional em que estão inseridos. Os resultados do estudo indicam a necessidade de uma compreensão mais efetiva pela comunidade escolar, a partir de estudos e pesquisas que giram em torno de um espaço em plena mutação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1617/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 41-58 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222846021632 |