Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982 |
Resumo: | Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada |
id |
UFAL_39b2015980086aee3ec4c6b073965997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6982 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionadoEstágio supervisionadoFormação continuada de professoresMotivação - PedagogiaReflexão - PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuadaUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALViana, Maria Aparecida Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442Barros, Abdizia Maria Alveshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582Guerra, Maria Joséhttp://lattes.cnpq.br/3318505161162217Bandeira, Simone Pereira MaiaBonfim, Jakeline do Nascimento2020-05-22T02:44:26Z2020-05-22T02:44:26Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-05-22T03:44:46Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6982Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-05-22T03:44:46Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
title |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
spellingShingle |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado Bandeira, Simone Pereira Maia Estágio supervisionado Formação continuada de professores Motivação - Pedagogia Reflexão - Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
title_full |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
title_fullStr |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
title_sort |
Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado |
author |
Bandeira, Simone Pereira Maia |
author_facet |
Bandeira, Simone Pereira Maia Bonfim, Jakeline do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Bonfim, Jakeline do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Maria Aparecida Pereira http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 Barros, Abdizia Maria Alves http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 Guerra, Maria José http://lattes.cnpq.br/3318505161162217 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Simone Pereira Maia Bonfim, Jakeline do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Formação continuada de professores Motivação - Pedagogia Reflexão - Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Estágio supervisionado Formação continuada de professores Motivação - Pedagogia Reflexão - Pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-08 2020-05-22T02:44:26Z 2020-05-22T02:44:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982 |
identifier_str_mv |
BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233730572419072 |