Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Simone Pereira Maia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bonfim, Jakeline do Nascimento
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982
Resumo: Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada
id UFAL_39b2015980086aee3ec4c6b073965997
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6982
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionadoEstágio supervisionadoFormação continuada de professoresMotivação - PedagogiaReflexão - PedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuadaUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALViana, Maria Aparecida Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442Barros, Abdizia Maria Alveshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582Guerra, Maria Joséhttp://lattes.cnpq.br/3318505161162217Bandeira, Simone Pereira MaiaBonfim, Jakeline do Nascimento2020-05-22T02:44:26Z2020-05-22T02:44:26Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-05-22T03:44:46Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6982Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-05-22T03:44:46Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
title Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
spellingShingle Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
Bandeira, Simone Pereira Maia
Estágio supervisionado
Formação continuada de professores
Motivação - Pedagogia
Reflexão - Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
title_full Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
title_fullStr Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
title_full_unstemmed Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
title_sort Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado
author Bandeira, Simone Pereira Maia
author_facet Bandeira, Simone Pereira Maia
Bonfim, Jakeline do Nascimento
author_role author
author2 Bonfim, Jakeline do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Maria Aparecida Pereira
http://lattes.cnpq.br/5842179916349442
Barros, Abdizia Maria Alves
http://lattes.cnpq.br/8978186925444582
Guerra, Maria José
http://lattes.cnpq.br/3318505161162217
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Simone Pereira Maia
Bonfim, Jakeline do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação continuada de professores
Motivação - Pedagogia
Reflexão - Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Estágio supervisionado
Formação continuada de professores
Motivação - Pedagogia
Reflexão - Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este artigo apresenta ações lúdicas para a formação continuada de professores, realizadas no âmbito de atividades das disciplinas: Estágio Supervisionado (3) e Projetos Integradores (7) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2014. A pesquisa foi desenvolvida na escola Municipal de Maceió, com o tema “Formação continuada: Reflexões acerca da formação dos professores durante o Estágio Supervisionado”. A escolha desse tema ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenação da escola. O objetivo principal foi realizar uma análise reflexiva sobre a formação de professores, considerando o contexto no qual os docentes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, adotando como base a pesquisa-ação, metodologia participativa que possibilita uma intervenção social. Sendo assim, os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com professores e funcionários e anotações e observações in locu. Com base nos resultados, é possível constatar uma necessidade do resgate da motivação desses profissionais professores. As atividades realizadas, ao longo da formação, contribuíram para a construção de seus saberes e o desejo de aprender, tendo em vista uma nova perspectiva para sua prática pedagógica, o que indica uma realização de uma motivação ativa que incentive os professores em sua formação continuada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2020-05-22T02:44:26Z
2020-05-22T02:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982
identifier_str_mv BANDEIRA, Simone Pereira Maia; BONFIM, Jakeline do Nascimento.Formação continuada: reflexões acerca da formação dos professores durante o estágio supervisionado. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233730572419072