Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago Rendley Vieira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458
Resumo: This paper discusses the importance of the educational application of active methodologies such as the use of games, for the development of competences and skills necessary for learning chemistry. Based on our experience as a teacher in high school, some of the frequently observed learning problems were taken as guiding factors of this research, which cause important obstacles to the teaching process of many students: deficiency in the construction of meanings in relation to Chemical symbols and representations and their association with concrete things; as an action proposal, a brief case study was carried out with a class from the 1st year of high school, adequate to the mentioned problems, and applied questionnaires and a game, developed for a PROFQUI discipline, called “What is the element?”, which discusses the contents of the periodic table, chemical elements and substances. It was carried out a qualitative analysis of the activities performed from the questionnaires and observations of the students' behavior, participation and performance during the activities. From the analysis of the collected data, it can be inferred that the use of games, developed with the intention of promoting certain knowledge or behavior, demonstrates a great potential to motivate students' interest, creating a classroom environment prone to learning.
id UFAL_5ff120d380f51a750739aa4c04cf63ed
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7458
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médioDevelopment and application of games for chemistry teaching: considerations about its use in a classroom in high schoolQuímica - Ensino médioAprendizagemMetodologia ativa (Metodologia de ensino)Jogos educativosChemistryhigh schoollearningactive methodologieseducational gamesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAThis paper discusses the importance of the educational application of active methodologies such as the use of games, for the development of competences and skills necessary for learning chemistry. Based on our experience as a teacher in high school, some of the frequently observed learning problems were taken as guiding factors of this research, which cause important obstacles to the teaching process of many students: deficiency in the construction of meanings in relation to Chemical symbols and representations and their association with concrete things; as an action proposal, a brief case study was carried out with a class from the 1st year of high school, adequate to the mentioned problems, and applied questionnaires and a game, developed for a PROFQUI discipline, called “What is the element?”, which discusses the contents of the periodic table, chemical elements and substances. It was carried out a qualitative analysis of the activities performed from the questionnaires and observations of the students' behavior, participation and performance during the activities. From the analysis of the collected data, it can be inferred that the use of games, developed with the intention of promoting certain knowledge or behavior, demonstrates a great potential to motivate students' interest, creating a classroom environment prone to learning.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho discute a importância da aplicação, na educação, de metodologias ativas como o uso de jogos, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos: deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas a partir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer da atividade. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIUFALSouza, Laura Cristiane dehttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310Fireman, Elton Casadohttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005Cardoso, Sílvia Helenahttp://lattes.cnpq.br/8742458765678524Santos, Tiago Rendley Vieira dos2021-01-20T20:20:59Z2021-01-152021-01-20T20:20:59Z2020-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Tiago Rendley Vieira dos. Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-01-20T20:20:59Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7458Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-01-20T20:20:59Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
Development and application of games for chemistry teaching: considerations about its use in a classroom in high school
title Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
spellingShingle Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
Santos, Tiago Rendley Vieira dos
Química - Ensino médio
Aprendizagem
Metodologia ativa (Metodologia de ensino)
Jogos educativos
Chemistry
high school
learning
active methodologies
educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
title_full Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
title_fullStr Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
title_sort Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
author Santos, Tiago Rendley Vieira dos
author_facet Santos, Tiago Rendley Vieira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Laura Cristiane de
http://lattes.cnpq.br/6825393185550310
Fireman, Elton Casado
http://lattes.cnpq.br/8569068916474005
Cardoso, Sílvia Helena
http://lattes.cnpq.br/8742458765678524
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiago Rendley Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Ensino médio
Aprendizagem
Metodologia ativa (Metodologia de ensino)
Jogos educativos
Chemistry
high school
learning
active methodologies
educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Química - Ensino médio
Aprendizagem
Metodologia ativa (Metodologia de ensino)
Jogos educativos
Chemistry
high school
learning
active methodologies
educational games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This paper discusses the importance of the educational application of active methodologies such as the use of games, for the development of competences and skills necessary for learning chemistry. Based on our experience as a teacher in high school, some of the frequently observed learning problems were taken as guiding factors of this research, which cause important obstacles to the teaching process of many students: deficiency in the construction of meanings in relation to Chemical symbols and representations and their association with concrete things; as an action proposal, a brief case study was carried out with a class from the 1st year of high school, adequate to the mentioned problems, and applied questionnaires and a game, developed for a PROFQUI discipline, called “What is the element?”, which discusses the contents of the periodic table, chemical elements and substances. It was carried out a qualitative analysis of the activities performed from the questionnaires and observations of the students' behavior, participation and performance during the activities. From the analysis of the collected data, it can be inferred that the use of games, developed with the intention of promoting certain knowledge or behavior, demonstrates a great potential to motivate students' interest, creating a classroom environment prone to learning.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
2021-01-20T20:20:59Z
2021-01-15
2021-01-20T20:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Tiago Rendley Vieira dos. Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458
identifier_str_mv SANTOS, Tiago Rendley Vieira dos. Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233749240217600