Percepções sobre o desenvolvimento de jogos didáticos nos conteúdos de química do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capeletti, Ezequiel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256984
Resumo: O ensino atua diretamente no desenvolvimento humano, aplicando valores, conhecimentos, ações e aptidões, sendo que tais características contribuem no aprimoramento das habilidades cognitivas, sociais e morais, para que se possa, assim, desenvolver o processo para a construção de um cidadão crítico, participativo e ético. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento intelectual do estudante, está relacionado com a aplicação de jogos didáticos, que servem como apoio para uma série de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar de que modo os jogos didáticos, podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Química Básica. A atividade foi realizada com 34 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Com frequência semanal, durante dois meses, os conteúdos relacionados a Química Básica do ensino fundamental foram explanados aos estudantes de diferentes formas, a partir de explicações síncronas e assíncronas, através de exercícios, experimentos, vídeos e provas. Na sequência, os estudantes foram orientados a planejar um jogo onde fosse possível adicionar um dos conteúdos abordados nas aulas de Ciências, desde que envolva conhecimentos de Química. Os resultados foram obtidos a partir das percepções do professor, segundo as orientações estabelecidas: se os jogos possuem coerência e lógica com os conteúdos apresentados; se o estudante compreendeu os conceitos referentes ao tema escolhido por ele; se a explicação do jogo pelo estudante foi de forma clara; se o jogo foi importante para a compreensão do conteúdo desenvolvido.
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