Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591 |
Resumo: | This study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space. |
id |
UFAL_667065b665b477fd434012b75b8d5751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7591 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógicoBeliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching processDiscursoEnsino de língua inglesaEducação básicaCrençasDiscourseEnglish teachingBasic educationBeliefsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space.O presente estudo busca fazer uma reflexão acerca das crenças de professores de língua inglesa de uma escola pública no ensino médio no interior de Alagoas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como base teórica os estudos de Barcelos (2006, 2012) e Makiyama (2013, 2015), e utilizou-se de observação de aulas e aplicação de questionário para o levantamento de dados. Os participantes deste estudo são três professores de inglês que atuam em uma escola pública, na cidade de Palmeira dos Índios, situada no interior de Alagoas. Os resultados deste estudo revelam quatro crenças mais recorrentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de inglês, são elas que os alunos não tem interesse para aprender inglês, o ensino de inglês não é eficaz na escola, o bom professor de inglês precisa ter conhecimento lingüístico e metodológico e que o professor tem que ter um ensino flexível. Essas crenças negativas dos professores neste âmbito fazem com que eles perpetuem e reforcem a forma de se ensinar nesse espaço educacional.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Letras(Inglês)UFALMakiyama, Simonehttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266Pitombeira, Cátia Venezianohttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195Silva, Fernanda Dória da2021-02-20T00:51:28Z2021-02-042021-02-20T00:51:28Z2020-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-02-20T00:51:28Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7591Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-02-20T00:51:28Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico Beliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching process |
title |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
spellingShingle |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico Silva, Fernanda Dória da Discurso Ensino de língua inglesa Educação básica Crenças Discourse English teaching Basic education Beliefs CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
title_full |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
title_fullStr |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
title_full_unstemmed |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
title_sort |
Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico |
author |
Silva, Fernanda Dória da |
author_facet |
Silva, Fernanda Dória da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Makiyama, Simone http://lattes.cnpq.br/9001144889171337 Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da http://lattes.cnpq.br/9738522066891266 Pitombeira, Cátia Veneziano http://lattes.cnpq.br/5795698668844195 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Dória da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Ensino de língua inglesa Educação básica Crenças Discourse English teaching Basic education Beliefs CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Discurso Ensino de língua inglesa Educação básica Crenças Discourse English teaching Basic education Beliefs CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-29 2021-02-20T00:51:28Z 2021-02-04 2021-02-20T00:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Letras(Inglês) UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Letras(Inglês) UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233749774991360 |