A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cleidiane Waneska Souto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Poliana Maria Nunes
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787
Resumo: Esta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.
id UFAL_6efbbc18403edb471b21f13278c40200
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5787
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental ILúdicoAlfabetizaçãoLetramentoAprendizagemEnsino Fundamental ICNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALSilva, Rosemeire Reis dahttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262Amorim, Luciano Henrique da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4901992609754485Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/5930619530991589Tavares, Cleidiane Waneska SoutoPereira, Poliana Maria Nunes2019-08-28T15:26:46Z2019-07-232019-08-28T15:26:46Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-02-04T14:57:30Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5787Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-02-04T14:57:30Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
title A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
spellingShingle A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
Tavares, Cleidiane Waneska Souto
Lúdico
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Ensino Fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
title_full A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
title_fullStr A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
title_full_unstemmed A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
title_sort A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
author Tavares, Cleidiane Waneska Souto
author_facet Tavares, Cleidiane Waneska Souto
Pereira, Poliana Maria Nunes
author_role author
author2 Pereira, Poliana Maria Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosemeire Reis da
http://lattes.cnpq.br/3449113858899262
Amorim, Luciano Henrique da Silva
http://lattes.cnpq.br/4901992609754485
Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/5930619530991589
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Cleidiane Waneska Souto
Pereira, Poliana Maria Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Ensino Fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Lúdico
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Ensino Fundamental I
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-28T15:26:46Z
2019-07-23
2019-08-28T15:26:46Z
2019-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787
identifier_str_mv TAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233747899088896