A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787 |
Resumo: | Esta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social. |
id |
UFAL_6efbbc18403edb471b21f13278c40200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5787 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental ILúdicoAlfabetizaçãoLetramentoAprendizagemEnsino Fundamental ICNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALSilva, Rosemeire Reis dahttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262Amorim, Luciano Henrique da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4901992609754485Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/5930619530991589Tavares, Cleidiane Waneska SoutoPereira, Poliana Maria Nunes2019-08-28T15:26:46Z2019-07-232019-08-28T15:26:46Z2019-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-02-04T14:57:30Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5787Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-02-04T14:57:30Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
spellingShingle |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I Tavares, Cleidiane Waneska Souto Lúdico Alfabetização Letramento Aprendizagem Ensino Fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_fullStr |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
title_sort |
A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I |
author |
Tavares, Cleidiane Waneska Souto |
author_facet |
Tavares, Cleidiane Waneska Souto Pereira, Poliana Maria Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Poliana Maria Nunes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rosemeire Reis da http://lattes.cnpq.br/3449113858899262 Amorim, Luciano Henrique da Silva http://lattes.cnpq.br/4901992609754485 Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da http://lattes.cnpq.br/5930619530991589 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Cleidiane Waneska Souto Pereira, Poliana Maria Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Alfabetização Letramento Aprendizagem Ensino Fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Lúdico Alfabetização Letramento Aprendizagem Ensino Fundamental I CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-28T15:26:46Z 2019-07-23 2019-08-28T15:26:46Z 2019-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787 |
identifier_str_mv |
TAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233747899088896 |