Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira Neto, Amaury
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5933
Resumo: This work is the proposal to investigate the effects of specific elements of gamification, gamification addressing not only as a comprehensive concept, but trying to analyze the effectiveness of the use of the most used game mechanics in the context of education. By isolating specific game mechanics and use appropriate methods for evaluating their effectiveness in the classroom, we obtained a better understanding of how to create an ideal of gamification system that promotes and maintains the engagement and contribute positively to student learning. From conducting a controlled study, where the elements Point, Trophy and Ranking were analyzed, both in isolation as a combined way, could be seen that the use of such elements may show statistically significant contributions with regard to engagement from the students. In the face of findings, it sought to analyze how the results could contribute to the Information fields of study in Education and gamification, seeking information that subsidize the creation of the proposed model for their application in Mathematics discipline of teaching context for students high school in Brazil. The adoption of the proposed model can contribute to a greater engagement of students helping them in the core disciplines of high school.
id UFAL_76c8bed797b8bd90c8a8d0490693b737
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5933
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidênciasInformática educativaEducação lúdicaTecnologia da informação e comunicaçãoValor educativo do jogoTecnologia educacionalComputing in educationLudic educationInformation and communication technologyEducational value of the gameEducational technologyVirtual learning environmentsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis work is the proposal to investigate the effects of specific elements of gamification, gamification addressing not only as a comprehensive concept, but trying to analyze the effectiveness of the use of the most used game mechanics in the context of education. By isolating specific game mechanics and use appropriate methods for evaluating their effectiveness in the classroom, we obtained a better understanding of how to create an ideal of gamification system that promotes and maintains the engagement and contribute positively to student learning. From conducting a controlled study, where the elements Point, Trophy and Ranking were analyzed, both in isolation as a combined way, could be seen that the use of such elements may show statistically significant contributions with regard to engagement from the students. In the face of findings, it sought to analyze how the results could contribute to the Information fields of study in Education and gamification, seeking information that subsidize the creation of the proposed model for their application in Mathematics discipline of teaching context for students high school in Brazil. The adoption of the proposed model can contribute to a greater engagement of students helping them in the core disciplines of high school.FAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de AlagoasO presente trabalho tem a proposta de investigar os efeitos de elementos específicos de gamificação, abordando gamificação não apenas como um conceito abrangente, mas buscando analisar a eficácia do uso das mecânicas de jogo mais utilizadas no contexto da educação. Ao isolar mecânicas de jogo específicas e utilizar métodos adequados para avaliação de sua eficácia em sala de aula, obteve-se uma melhor compreensão de como criar um sistema ideal de gamificação que promova e mantenha o engajamento e contribua de maneira positiva para o aprendizado dos alunos. A partir da realização de um estudo controlado, onde foram analisados os elementos Ponto, Troféu e Ranking, tanto de maneira isolada quanto de maneira combinada, pôde-se perceber que o uso de tais elementos pode apresentar contribuições estatisticamente significativas no que se refere ao engajamento dos alunos. Diante das conclusões obtidas, buscou-se analisar de que maneira os resultados poderiam contribuir para os campos de estudo da Informática na Educação e Gamificação, buscando informações que subsidiassem a criação do modelo proposto visando sua aplicação no contexto do ensino da disciplina Matemática para alunos do ensino médio no Brasil. A adoção do modelo proposto pode contribuir para um maior engajamento dos alunos auxiliando-os nas disciplinas fundamentais do ensino médio.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de ConhecimentoUFALSilva, Alan Pedro dahttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santanahttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132Braga, Marcus de Melohttp://lattes.cnpq.br/8951598251334162Ospina, Patrícia Leone Espinheirahttp://lattes.cnpq.br/5451260154742484Nogueira Neto, Amaury2019-09-12T17:51:03Z2019-08-292019-09-12T17:51:03Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA NETO, Amaury. Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-09-12T17:51:03Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5933Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-09-12T17:51:03Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
title Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
spellingShingle Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
Nogueira Neto, Amaury
Informática educativa
Educação lúdica
Tecnologia da informação e comunicação
Valor educativo do jogo
Tecnologia educacional
Computing in education
Ludic education
Information and communication technology
Educational value of the game
Educational technology
Virtual learning environments
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
title_full Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
title_fullStr Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
title_full_unstemmed Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
title_sort Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências
author Nogueira Neto, Amaury
author_facet Nogueira Neto, Amaury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Alan Pedro da
http://lattes.cnpq.br/2752203627912781
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
http://lattes.cnpq.br/4038730280834132
Braga, Marcus de Melo
http://lattes.cnpq.br/8951598251334162
Ospina, Patrícia Leone Espinheira
http://lattes.cnpq.br/5451260154742484
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira Neto, Amaury
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educativa
Educação lúdica
Tecnologia da informação e comunicação
Valor educativo do jogo
Tecnologia educacional
Computing in education
Ludic education
Information and communication technology
Educational value of the game
Educational technology
Virtual learning environments
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Informática educativa
Educação lúdica
Tecnologia da informação e comunicação
Valor educativo do jogo
Tecnologia educacional
Computing in education
Ludic education
Information and communication technology
Educational value of the game
Educational technology
Virtual learning environments
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description This work is the proposal to investigate the effects of specific elements of gamification, gamification addressing not only as a comprehensive concept, but trying to analyze the effectiveness of the use of the most used game mechanics in the context of education. By isolating specific game mechanics and use appropriate methods for evaluating their effectiveness in the classroom, we obtained a better understanding of how to create an ideal of gamification system that promotes and maintains the engagement and contribute positively to student learning. From conducting a controlled study, where the elements Point, Trophy and Ranking were analyzed, both in isolation as a combined way, could be seen that the use of such elements may show statistically significant contributions with regard to engagement from the students. In the face of findings, it sought to analyze how the results could contribute to the Information fields of study in Education and gamification, seeking information that subsidize the creation of the proposed model for their application in Mathematics discipline of teaching context for students high school in Brazil. The adoption of the proposed model can contribute to a greater engagement of students helping them in the core disciplines of high school.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27
2019-09-12T17:51:03Z
2019-08-29
2019-09-12T17:51:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA NETO, Amaury. Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5933
identifier_str_mv NOGUEIRA NETO, Amaury. Proposição de modelos de gamificação para sistemas de educação online: uma abordagem baseada na educação baseada em evidências. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233732245946368