A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548 |
Resumo: | This work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar. |
id |
UFAL_9f9f5278082d160c8c22d29c5126548e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7548 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - ALFormação docentePrática docenteLeitura e escritaEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalPariconha - AlagoasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar.Esse trabalho tratou-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa de campo. Teve como objetivo, analisar as práticas de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais. Compreender o processo de aprendizagem, e a importância da formação de professores para a prática pedagógica, expor as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, com o processo de aquisição da linguagem escrita. Diante disso, procuramos saber se a prática pedagógica utilizada no processo de ensino é eficiente para intervir com os alunos, se há uma relação entre a formação de professores e as dificuldades no processo de aprendizagem, e conhecer quais os fatores interferiram nesse processo. Realizou-se, para a coleta de dados, as técnicas de aplicação de questionário, observações e participação realizada pelo pesquisador durante estágio supervisionado que aconteceu durante o oitavo período do curso de pedagogia no ano de 2018 e análise de textos. Após os resultados obtidos, entendemos que são vários fatores que contribuem para as dificuldades no processo de aprendizagem. Entre esses, questões social, cultural e familiar.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVoss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763Bastos, Ana Paula SolinoAlmeida, Giseliane MedeirosSantos, Jeane da Silva2021-02-10T13:13:30Z2021-02-102021-02-10T13:13:30Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-01T14:52:34Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7548Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-01T14:52:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
title |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
spellingShingle |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL Santos, Jeane da Silva Formação docente Prática docente Leitura e escrita Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Pariconha - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
title_full |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
title_fullStr |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
title_full_unstemmed |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
title_sort |
A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL |
author |
Santos, Jeane da Silva |
author_facet |
Santos, Jeane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo http://lattes.cnpq.br/9971525425067763 Bastos, Ana Paula Solino Almeida, Giseliane Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jeane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Prática docente Leitura e escrita Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Pariconha - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Formação docente Prática docente Leitura e escrita Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Pariconha - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-21 2021-02-10T13:13:30Z 2021-02-10 2021-02-10T13:13:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233737519235072 |