As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gilvânia Graça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6795
Resumo: This research aims to understand the singularities of the training of daycare teachers. Early childhood education is an initial stage in the schooling process of children in its multiple dimensions. We emphasize the historical process of teacher training, the knowledge and skills applicable to daycare teachers, who contribute to the construction of their professional identity and the training of children. The research was carried out with a group of eight teachers from the municipality of Mata Grande-AL. It presents the methodology with a qualitative approach in which questionnaires about the profiles of teachers and focus groups were used, in order to identify the formation of teachers, perceiving through their speeches how they understand the specifics of their work, how they organize pedagogical practices and list of working conditions. From the research we analyzed the laws and guidelines of education and the changes in the field of Early Childhood Education, the data analysis shows us the discontinuity of the requirements of teacher education in the speeches and pedagogical actions of teachers. The daycare teacher is still hired without specific training, contributing to the lack of professional appreciation, alarming issues that collaborate significantly to rethink and promote better teacher training policies capable of critical changes in the daycare center.
id UFAL_ba97d3ddb1d9bebcd462495f8d6dacff
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6795
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – ALEducação infantilFormação docenteProfessor de crecheMata Grande - AlagoasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis research aims to understand the singularities of the training of daycare teachers. Early childhood education is an initial stage in the schooling process of children in its multiple dimensions. We emphasize the historical process of teacher training, the knowledge and skills applicable to daycare teachers, who contribute to the construction of their professional identity and the training of children. The research was carried out with a group of eight teachers from the municipality of Mata Grande-AL. It presents the methodology with a qualitative approach in which questionnaires about the profiles of teachers and focus groups were used, in order to identify the formation of teachers, perceiving through their speeches how they understand the specifics of their work, how they organize pedagogical practices and list of working conditions. From the research we analyzed the laws and guidelines of education and the changes in the field of Early Childhood Education, the data analysis shows us the discontinuity of the requirements of teacher education in the speeches and pedagogical actions of teachers. The daycare teacher is still hired without specific training, contributing to the lack of professional appreciation, alarming issues that collaborate significantly to rethink and promote better teacher training policies capable of critical changes in the daycare center.Esta pesquisa tem como objetivo compreender as singularidades da formação dos professores de creche. A Educação Infantil é uma etapa inicial do processo de escolarização das crianças em suas múltiplas dimensões. Enfatizamos o processo histórico da formação docente, os saberes e competências cabíveis aos professores de creche, que contribuem para a construção de sua identidade profissional e a formação das crianças. A pesquisa foi realizada com grupo de oito professoras do município de Mata Grande-AL. Apresenta a metodologia com enfoque qualitativo em que foram utilizados questionários sobre os perfis das professoras e grupos focais, com o objetivo de identificar a formação dos professores, percebendo através de suas falas como compreendem as especificidades do seu trabalho, como organizam as práticas pedagógicas e a relação das condições de trabalho. A partir da pesquisa analisamos as leis e diretrizes da educação e as mudanças no campo da Educação Infantil, a análise dos dados nos apresenta a descontinuidade dos requisitos da formação docente nos discursos e ações pedagógicas das professoras. O professor de creche ainda é contratado sem formação específica, contribuindo com a falta de valorização profissional, questões alarmantes que colaboram significamente para repensar e promover melhores políticas de formação de professores capaz de transformações críticas no âmbito da creche.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALBarbalho, José Ivamilson Silvahttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566Bastos, Ana Paula SolinoAlmeida, Giseliane MedeirosSilva, Maria Gilvânia Graça2020-03-10T14:16:19Z2020-03-102020-03-10T14:16:19Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Maria Gilvânia Graça da. As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-03T15:13:36Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6795Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-03T15:13:36Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
title As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
spellingShingle As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
Silva, Maria Gilvânia Graça
Educação infantil
Formação docente
Professor de creche
Mata Grande - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
title_full As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
title_fullStr As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
title_full_unstemmed As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
title_sort As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL
author Silva, Maria Gilvânia Graça
author_facet Silva, Maria Gilvânia Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbalho, José Ivamilson Silva
http://lattes.cnpq.br/5624008859123566
Bastos, Ana Paula Solino
Almeida, Giseliane Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gilvânia Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação docente
Professor de creche
Mata Grande - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação infantil
Formação docente
Professor de creche
Mata Grande - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research aims to understand the singularities of the training of daycare teachers. Early childhood education is an initial stage in the schooling process of children in its multiple dimensions. We emphasize the historical process of teacher training, the knowledge and skills applicable to daycare teachers, who contribute to the construction of their professional identity and the training of children. The research was carried out with a group of eight teachers from the municipality of Mata Grande-AL. It presents the methodology with a qualitative approach in which questionnaires about the profiles of teachers and focus groups were used, in order to identify the formation of teachers, perceiving through their speeches how they understand the specifics of their work, how they organize pedagogical practices and list of working conditions. From the research we analyzed the laws and guidelines of education and the changes in the field of Early Childhood Education, the data analysis shows us the discontinuity of the requirements of teacher education in the speeches and pedagogical actions of teachers. The daycare teacher is still hired without specific training, contributing to the lack of professional appreciation, alarming issues that collaborate significantly to rethink and promote better teacher training policies capable of critical changes in the daycare center.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2020-03-10T14:16:19Z
2020-03-10
2020-03-10T14:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Gilvânia Graça da. As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6795
identifier_str_mv SILVA, Maria Gilvânia Graça da. As singularidades da formação dos professores de creche do município de Mata Grande – AL. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233738078126080