A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wada, Maria José Pigueiredo Ávila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861
Resumo: Este artigo revela a concepção educativa das professoras que trabalham com as crianças pequenininhas numa creche pública municipal de Campinas e analisa a dinâmica das relações entre professoras e monitoras e destas com as crianças. Aborda a forma como se relacionam, o que fazem quando estão juntas, quando não estão e os conhecimentos que as educadoras mobilizam para cuidar das crianças e educá-Ias. Enfoquei a construção da profissão docente a partir do gênero feminino, na medida em que ser mulher, mãe (ou não) e professora condiciona a atuação profissional. As diferenças nas concepções educativas das professoras e monitoras foram explicitadas, o que é positivo para a construção da Pedagogia da Educação Infantil. A bibliografia italiana permitiu olhar a realidade de forma múltipla, contraditória e dialética.Abstract: This article reveals the educational practices of teachers of O-3 year-oldchildren in a Municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) of the ciry of Campinas, and analyzes the dynamics of the relationships between teachers and caregivers, and of these towards the children. I covered the way they interact, what they do when they are together, when they are apart, and the knowledge they draw on in order to educate and to take care of the children. I have focused on the construction of the teaching profession from a female perspective in view of the fact that being a woman, mother (or not) and teacher at the same time conditions the teaching behavior. I have assessed differences in the child education concepts of the teachers and the caregivers. I believe the exposure of such differences is important to the construction of the Early Childhood Education Pedagogy. The Italian bibliography allowed me to construct this research in a multiple, contradictory, and dialectal way.Key words: Teachers of children under three. Early childhood education,. Render relationships. Early childhood education pedagogy
id UNICAMP-18_7242d7229358c8dcb2d9cf70b04242a1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643861
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfantiProfessora de creche. Educação infantil. Relações de gênero. Pedagogia da educação infantilEducaçãoEste artigo revela a concepção educativa das professoras que trabalham com as crianças pequenininhas numa creche pública municipal de Campinas e analisa a dinâmica das relações entre professoras e monitoras e destas com as crianças. Aborda a forma como se relacionam, o que fazem quando estão juntas, quando não estão e os conhecimentos que as educadoras mobilizam para cuidar das crianças e educá-Ias. Enfoquei a construção da profissão docente a partir do gênero feminino, na medida em que ser mulher, mãe (ou não) e professora condiciona a atuação profissional. As diferenças nas concepções educativas das professoras e monitoras foram explicitadas, o que é positivo para a construção da Pedagogia da Educação Infantil. A bibliografia italiana permitiu olhar a realidade de forma múltipla, contraditória e dialética.Abstract: This article reveals the educational practices of teachers of O-3 year-oldchildren in a Municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) of the ciry of Campinas, and analyzes the dynamics of the relationships between teachers and caregivers, and of these towards the children. I covered the way they interact, what they do when they are together, when they are apart, and the knowledge they draw on in order to educate and to take care of the children. I have focused on the construction of the teaching profession from a female perspective in view of the fact that being a woman, mother (or not) and teacher at the same time conditions the teaching behavior. I have assessed differences in the child education concepts of the teachers and the caregivers. I believe the exposure of such differences is important to the construction of the Early Childhood Education Pedagogy. The Italian bibliography allowed me to construct this research in a multiple, contradictory, and dialectal way.Key words: Teachers of children under three. Early childhood education,. Render relationships. Early childhood education pedagogyUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 53-65Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 53-65Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 53-651980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861/11338Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessWada, Maria José Pigueiredo Ávila2016-03-03T14:02:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643861Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:02:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
title A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
spellingShingle A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
Wada, Maria José Pigueiredo Ávila
Professora de creche. Educação infantil. Relações de gênero. Pedagogia da educação infantil
Educação
title_short A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
title_full A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
title_fullStr A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
title_full_unstemmed A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
title_sort A professora de creche: a docênciae o gênerofemininonaeducaçãoinfanti
author Wada, Maria José Pigueiredo Ávila
author_facet Wada, Maria José Pigueiredo Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wada, Maria José Pigueiredo Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Professora de creche. Educação infantil. Relações de gênero. Pedagogia da educação infantil
Educação
topic Professora de creche. Educação infantil. Relações de gênero. Pedagogia da educação infantil
Educação
description Este artigo revela a concepção educativa das professoras que trabalham com as crianças pequenininhas numa creche pública municipal de Campinas e analisa a dinâmica das relações entre professoras e monitoras e destas com as crianças. Aborda a forma como se relacionam, o que fazem quando estão juntas, quando não estão e os conhecimentos que as educadoras mobilizam para cuidar das crianças e educá-Ias. Enfoquei a construção da profissão docente a partir do gênero feminino, na medida em que ser mulher, mãe (ou não) e professora condiciona a atuação profissional. As diferenças nas concepções educativas das professoras e monitoras foram explicitadas, o que é positivo para a construção da Pedagogia da Educação Infantil. A bibliografia italiana permitiu olhar a realidade de forma múltipla, contraditória e dialética.Abstract: This article reveals the educational practices of teachers of O-3 year-oldchildren in a Municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) of the ciry of Campinas, and analyzes the dynamics of the relationships between teachers and caregivers, and of these towards the children. I covered the way they interact, what they do when they are together, when they are apart, and the knowledge they draw on in order to educate and to take care of the children. I have focused on the construction of the teaching profession from a female perspective in view of the fact that being a woman, mother (or not) and teacher at the same time conditions the teaching behavior. I have assessed differences in the child education concepts of the teachers and the caregivers. I believe the exposure of such differences is important to the construction of the Early Childhood Education Pedagogy. The Italian bibliography allowed me to construct this research in a multiple, contradictory, and dialectal way.Key words: Teachers of children under three. Early childhood education,. Render relationships. Early childhood education pedagogy
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643861/11338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 3: set./dez.2003[42]; 53-65
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 3: set./dez.2003[42]; 53-65
Pro-Posições; v. 14 n. 3: set./dez.2003[42]; 53-65
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186465218560