Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467 |
Resumo: | ARTIGO |
id |
UFAL_edf795eb83d3611c94ff0a79a0691c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7467 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicasCriançaEducação InfantilPedagogia da InfânciaInfânciaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARARTIGOA condição da Educação Infantil no Brasil na atualidade mostra, cada vez mais, a necessidade da construção de conhecimentos relativos à Pedagogia que é projetada no cotidiano das instituições de ensino do país. Dentro desse contexto, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscamos neste artigo, intitulado “CAMINHOS TEÓRICOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INF NCIA: um estudo das bases epistemológicas”, evidenciar, a partir de fundamentações teóricas e legais caminhos para a construção de uma Pedagogia da infância transformadora. Em que a criança seja reconhecida como um sujeito de direitos e protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Partindo do pressuposto da relevância da compreensão de criança e infância para uma melhor atuação nas práticas pedagógicas, onde de fato, suas necessidades sejam atendidas, trazemos concepções referentes à temática em questão. Serão abordados também conceitos de estudiosos renomados da área que surgem como contribuições para a construção de uma nova Pedagogia para a infância, favorecendo deste modo conquistas no âmbito da Educação Infantil. Ademais, discorre-se acerca dos documentos de referência do MEC, uma vez que, se a proposta trazida por eles for adotada, haverá a possibilidade de ser estabelecida uma prática da EI voltada para uma visão da criança como ser ativo, construtor de conhecimentos, referente ao mundo e a si própria. Logo, considera-se que os componentes analisados ao longo do texto são imprescindíveis para a construção de uma Pedagogia para a infância, de fato, significativa, consequentemente, uma Educação Infantil de qualidade.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Pedagogia Ensino a DistânciaUFALAderne, Aline da Silva Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3404963120157104Silva, Bruno Rogério Duarte dahttp://lattes.cnpq.br/2223311469523027Cardoso, Lilian Barbara Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/4753188012681943Dias, Amanda da Silva Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9875735621053140Silva, Elidyane Verçosa de OliveiraTrindade, Mylena Carla Lima Santos2021-01-21T04:03:16Z2021-01-212021-01-21T04:03:16Z2020-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-01-21T04:03:16Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7467Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-01-21T04:03:16Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
title |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
spellingShingle |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira Criança Educação Infantil Pedagogia da Infância Infância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
title_full |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
title_fullStr |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
title_full_unstemmed |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
title_sort |
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas |
author |
Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira |
author_facet |
Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira Trindade, Mylena Carla Lima Santos |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Mylena Carla Lima Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aderne, Aline da Silva Ferreira http://lattes.cnpq.br/3404963120157104 Silva, Bruno Rogério Duarte da http://lattes.cnpq.br/2223311469523027 Cardoso, Lilian Barbara Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/4753188012681943 Dias, Amanda da Silva Ferreira http://lattes.cnpq.br/9875735621053140 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira Trindade, Mylena Carla Lima Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação Infantil Pedagogia da Infância Infância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Criança Educação Infantil Pedagogia da Infância Infância CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
ARTIGO |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 2021-01-21T04:03:16Z 2021-01-21 2021-01-21T04:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467 |
identifier_str_mv |
SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia Ensino a Distância UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia Ensino a Distância UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233743832711168 |