A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Giancarlos Arvelino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viricimo, Valdênia dos Santos
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolar
id UFAL_693ab9be41b0a8f16d38f9f2aa0956c0
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7195
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimentoGeografia da InfânciaEducação InfantilPensamento espacialCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAREste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolarUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVilar, Edna Telma Fonseca e Silvahttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643Raggi, Mariana Guedeshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490Santos, Maria Francineila Pinheiro doshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834Silva, Giancarlos ArvelinoViricimo, Valdênia dos Santos2020-09-04T19:58:39Z2020-09-04T19:58:39Z2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-09-10T01:23:11Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7195Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-09-10T01:23:11Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
title A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
spellingShingle A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
Silva, Giancarlos Arvelino
Geografia da Infância
Educação Infantil
Pensamento espacial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
title_full A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
title_fullStr A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
title_full_unstemmed A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
title_sort A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
author Silva, Giancarlos Arvelino
author_facet Silva, Giancarlos Arvelino
Viricimo, Valdênia dos Santos
author_role author
author2 Viricimo, Valdênia dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
http://lattes.cnpq.br/2805062227759643
Raggi, Mariana Guedes
http://lattes.cnpq.br/0545362454663490
Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
http://lattes.cnpq.br/2023086653714834
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Giancarlos Arvelino
Viricimo, Valdênia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Infância
Educação Infantil
Pensamento espacial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
topic Geografia da Infância
Educação Infantil
Pensamento espacial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
2020-09-04T19:58:39Z
2020-09-04T19:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195
identifier_str_mv SILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233742606925824