A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolar |
id |
UFAL_693ab9be41b0a8f16d38f9f2aa0956c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7195 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimentoGeografia da InfânciaEducação InfantilPensamento espacialCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAREste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolarUniversidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVilar, Edna Telma Fonseca e Silvahttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643Raggi, Mariana Guedeshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490Santos, Maria Francineila Pinheiro doshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834Silva, Giancarlos ArvelinoViricimo, Valdênia dos Santos2020-09-04T19:58:39Z2020-09-04T19:58:39Z2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-09-10T01:23:11Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7195Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-09-10T01:23:11Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
title |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
spellingShingle |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento Silva, Giancarlos Arvelino Geografia da Infância Educação Infantil Pensamento espacial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
title_full |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
title_fullStr |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
title_full_unstemmed |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
title_sort |
A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento |
author |
Silva, Giancarlos Arvelino |
author_facet |
Silva, Giancarlos Arvelino Viricimo, Valdênia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Viricimo, Valdênia dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 Raggi, Mariana Guedes http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 Santos, Maria Francineila Pinheiro dos http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giancarlos Arvelino Viricimo, Valdênia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia da Infância Educação Infantil Pensamento espacial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
topic |
Geografia da Infância Educação Infantil Pensamento espacial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) articula componentes que integram amatriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, a saber: “Estágio Supervisionado 2 (Educação Infantil)” e “Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 1” para constituição e discussão da temática denominada “a construção de noções espaciais”. Para tanto, elaboramos um projeto de “intervenção” a ser vivenciado com as crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió/AL, considerando o referencial da Geografia da infância (LOPES, 2018) e a mobilização de linguagens várias, entendidas como “formas de dizer, pensar, agir, infantis” (LOPES, MELLO & BOGASSIAN (2013). A elaboração do projeto de estágio na educação infantil e sua vivência são aqui analisadas com base no referencial citado com o objetivo de compreender a relevância da construção das noções espaciais. Concluímos, reafirmando a necessidade de se promover a brincadeira e a interação para que possam ser a matriz dos processos de construção das noções e relações espaciais, ao mesmo tempo que a vivência, a experiência e a imaginação, sem que sejam descaracterizadas ou transformadas em mais um protocolo escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-07 2020-09-04T19:58:39Z 2020-09-04T19:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195 |
identifier_str_mv |
SILVA, Giancarlos Arvelino, VIRICIMO, Valdênia dos Santos. A construção de noções espaciais com as crianças de um CMEI de Maceió: entre brincadeiras, gestualidades e movimento. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233742606925824 |