Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eva Caroline Magalhães de Araújo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3820
Resumo: As esponjas (poríferos) são animais exclusivamente aquáticos, principalmente marinhos. Mais de 5.000 compostos já foram isolados de aproximadamente 500 espécies de esponjas, com enorme predominância de estudos de organismos marinhos. Muitas destas substâncias apresentam resultados relevantes em ensaios biológicos. A maior diversidade das esponjas dulcícolas é observada na região Neotropical, que engloba a Floresta Amazônica, com registros de ocorrência de mais de sessenta espécies distribuídas em 3 familias: Metaniidae, Potolepidae, Spongilidae. Esta grande variedade de espécies endêmicas da Amazônia foi muito pouco estudada cientificamente. Trazer mais luz à biodiversidade Amazônica deve ser função, prioridade e questão de soberania nacional, em especial para os pesquisadores da região. Dando continuidade aos estudos do Grupo de Pesquisas com a química das esponjas dulcículas da Amazônia, e também continuidade ao projeto de Iniciação científica, planeja-se agora estudar os extratos de maior polaridade de esponjas do gênero Drulia (Metaniideae) coletadas nos estados do Pará e do Amazonas, em diversas localidades, como Novo Airão, Eirunepé e Manaus. Às análise por CLAE-DAD e CLAE-EM se seguirão experimentos em Sephadex e CLEA-Semi Preparativa, para os isolamentos dos constituintes, e também sua identificação por técnicas espectrométricas e espectroscópicas, como RMN. Os extratos, frações e substâncias isoladas serão analisados em bioensaios de atividade antimicrobiana para patógenos de interesse da Amazônia, especialmente bactérias.
id UFAM-1_422d63fa213a4419b13d17189521b566
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3820
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio NegroAntimicrobianosCLAE-DAD-EMEsponjasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAISAs esponjas (poríferos) são animais exclusivamente aquáticos, principalmente marinhos. Mais de 5.000 compostos já foram isolados de aproximadamente 500 espécies de esponjas, com enorme predominância de estudos de organismos marinhos. Muitas destas substâncias apresentam resultados relevantes em ensaios biológicos. A maior diversidade das esponjas dulcícolas é observada na região Neotropical, que engloba a Floresta Amazônica, com registros de ocorrência de mais de sessenta espécies distribuídas em 3 familias: Metaniidae, Potolepidae, Spongilidae. Esta grande variedade de espécies endêmicas da Amazônia foi muito pouco estudada cientificamente. Trazer mais luz à biodiversidade Amazônica deve ser função, prioridade e questão de soberania nacional, em especial para os pesquisadores da região. Dando continuidade aos estudos do Grupo de Pesquisas com a química das esponjas dulcículas da Amazônia, e também continuidade ao projeto de Iniciação científica, planeja-se agora estudar os extratos de maior polaridade de esponjas do gênero Drulia (Metaniideae) coletadas nos estados do Pará e do Amazonas, em diversas localidades, como Novo Airão, Eirunepé e Manaus. Às análise por CLAE-DAD e CLAE-EM se seguirão experimentos em Sephadex e CLEA-Semi Preparativa, para os isolamentos dos constituintes, e também sua identificação por técnicas espectrométricas e espectroscópicas, como RMN. Os extratos, frações e substâncias isoladas serão analisados em bioensaios de atividade antimicrobiana para patógenos de interesse da Amazônia, especialmente bactérias.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2013UFAMValdir Florêncio da Veiga JuniorEva Caroline Magalhães de Araújo2016-09-23T15:39:34Z2016-09-23T15:39:34Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3820application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T04:02:24Zoai:localhost:prefix/3820Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T04:02:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
title Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
spellingShingle Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
Eva Caroline Magalhães de Araújo
Antimicrobianos
CLAE-DAD-EM
Esponjas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
title_short Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
title_full Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
title_fullStr Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
title_full_unstemmed Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
title_sort Estudos químicos de extratos polares do gênero Drulia, esponja dulcícola do rio Negro
author Eva Caroline Magalhães de Araújo
author_facet Eva Caroline Magalhães de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valdir Florêncio da Veiga Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Eva Caroline Magalhães de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Antimicrobianos
CLAE-DAD-EM
Esponjas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
topic Antimicrobianos
CLAE-DAD-EM
Esponjas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
description As esponjas (poríferos) são animais exclusivamente aquáticos, principalmente marinhos. Mais de 5.000 compostos já foram isolados de aproximadamente 500 espécies de esponjas, com enorme predominância de estudos de organismos marinhos. Muitas destas substâncias apresentam resultados relevantes em ensaios biológicos. A maior diversidade das esponjas dulcícolas é observada na região Neotropical, que engloba a Floresta Amazônica, com registros de ocorrência de mais de sessenta espécies distribuídas em 3 familias: Metaniidae, Potolepidae, Spongilidae. Esta grande variedade de espécies endêmicas da Amazônia foi muito pouco estudada cientificamente. Trazer mais luz à biodiversidade Amazônica deve ser função, prioridade e questão de soberania nacional, em especial para os pesquisadores da região. Dando continuidade aos estudos do Grupo de Pesquisas com a química das esponjas dulcículas da Amazônia, e também continuidade ao projeto de Iniciação científica, planeja-se agora estudar os extratos de maior polaridade de esponjas do gênero Drulia (Metaniideae) coletadas nos estados do Pará e do Amazonas, em diversas localidades, como Novo Airão, Eirunepé e Manaus. Às análise por CLAE-DAD e CLAE-EM se seguirão experimentos em Sephadex e CLEA-Semi Preparativa, para os isolamentos dos constituintes, e também sua identificação por técnicas espectrométricas e espectroscópicas, como RMN. Os extratos, frações e substâncias isoladas serão analisados em bioensaios de atividade antimicrobiana para patógenos de interesse da Amazônia, especialmente bactérias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31
2016-09-23T15:39:34Z
2016-09-23T15:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3820
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2013
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061049744719872