A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151 |
Resumo: | Considering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning. |
id |
UFAM-1_5db64dae3dd751a9eab0cc424f55dfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7151 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchôMaterial didáticoAutonomia de aprendizagemSyllabusBasic Kanji Book IMinna no Nihongo Shokyû I Kanji RenshûchôLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua japonesa - Estudo e ensinoLíngua japonesa - Conhecimentos e aprendizagemConsidering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning.Considerando a importância do material didático para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e a necessidade de haver autonomia nos estudos de ideogramas, neste trabalho produzimos uma reflexão crítica sobre esses elementos por meio da avaliação de dois livros didáticos de escrita em língua japonesa: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Assim, esta pesquisa tem como intuito discutir o papel do livro didático como recurso na aprendizagem de ideogramas para promover e/ou colaborar com a autonomia de aprendizagem dos estudantes de japonês. Para isso, primeiramente buscou-se fundamentação teórica com os autores Hutchinson e Waters (1987) sobre o planejamento e estruturação de um material didático, definido como syllabus, a definição e a função de materiais didáticos por Tomlison (2011) e os conceitos de autonomia descritos pelos autores Dickinson (1987), Leffa (2016) e Freire (2021). Para a coleta e avaliação dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa e o método comparativo. Os resultados obtidos mostraram que a composição e configurações dos livros propiciam a autonomia de aprendizagem uma vez que apresentam características que favorecem essa modalidade de aprendizado.2SimBrasilFLET - Faculdade de LetrasManaus (AM)Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - ManausPimentel, Camila Regina Ferraciolihttp://lattes.cnpq.br/8658039979146256Sambuichi, Cristina RosogaTanaka, Rodrygo YoshiyukiSantos, Thanara Gonçalves dos2023-11-03T01:05:24Z2023-11-03T01:05:24Z2023-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-11-03T01:06:15Zoai:localhost:prefix/7151Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-11-03T01:06:15Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
title |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
spellingShingle |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô Santos, Thanara Gonçalves dos Material didático Autonomia de aprendizagem Syllabus Basic Kanji Book I Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem |
title_short |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
title_full |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
title_fullStr |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
title_full_unstemmed |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
title_sort |
A análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: basic kanji book i e minna no nihongo shokyû i kanji renshûchô |
author |
Santos, Thanara Gonçalves dos |
author_facet |
Santos, Thanara Gonçalves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pimentel, Camila Regina Ferracioli http://lattes.cnpq.br/8658039979146256 Sambuichi, Cristina Rosoga Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thanara Gonçalves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Autonomia de aprendizagem Syllabus Basic Kanji Book I Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem |
topic |
Material didático Autonomia de aprendizagem Syllabus Basic Kanji Book I Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Língua japonesa - Estudo e ensino Língua japonesa - Conhecimentos e aprendizagem |
description |
Considering the importance of instructional materials for teaching and learning a foreign language, as well as the need for autonomy in the study of ideograms, this work presents a critical reflection on these elements through the evaluation of two Japanese writing textbooks: Basic Kanji Book I and Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. Thus, this research aims to discuss the role of the textbook as a resource in ideogram learning, promoting and/or supporting the autonomy of Japanese language learners. For that, theoretical foundations were sought, including the authors Hutchinson and Waters (1987) on the planning and structuring of instructional materials, defined as syllabus, the definition and function of instructional materials by Tomlison (2011), and the concepts of autonomy described by the authors Dickinson (1987), Leffa (2016), and Freire (2021). For data collection and evaluation, a qualitative approach and a comparative method were employed. The results showed that the composition and configuration of the books facilitate autonomous learning, as they present characteristics that favor this mode of learning. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-03T01:05:24Z 2023-11-03T01:05:24Z 2023-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Thanara Gonçalves dos. Análise da autonomia presente em livros didáticos utilizados na aprendizagem de ideogramas: Basic Kanji Book I e Minna no Nihongo Shokyû I Kanji Renshûchô. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Letras - Língua e Literatura Japonesa) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus 2023. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061063398227968 |