Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Eduardo Lima da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362
Resumo: Este projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química.
id UFAM-1_bd44ba1f3021c0ec2ca5516a6efc8ccb
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5362
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e AprendizagemJogos didáticosEnsino-aprendizagemQuímicaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Agricultura e Ambiente - HumaitáPROGRAMA PIBIC 2015UFAMEuricléia Gomes CoelhoLuiz Eduardo Lima da Silva2017-05-29T18:57:19Z2017-05-29T18:57:19Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T21:11:40Zoai:localhost:prefix/5362Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T21:11:40Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
title Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
spellingShingle Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
Luiz Eduardo Lima da Silva
Jogos didáticos
Ensino-aprendizagem
Química
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
title_full Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
title_fullStr Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
title_sort Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
author Luiz Eduardo Lima da Silva
author_facet Luiz Eduardo Lima da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Euricléia Gomes Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Eduardo Lima da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Ensino-aprendizagem
Química
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Jogos didáticos
Ensino-aprendizagem
Química
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:57:19Z
2017-05-29T18:57:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053405298688