Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química. |
id |
UFAM-1_bd44ba1f3021c0ec2ca5516a6efc8ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/5362 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e AprendizagemJogos didáticosEnsino-aprendizagemQuímicaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Agricultura e Ambiente - HumaitáPROGRAMA PIBIC 2015UFAMEuricléia Gomes CoelhoLuiz Eduardo Lima da Silva2017-05-29T18:57:19Z2017-05-29T18:57:19Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T21:11:40Zoai:localhost:prefix/5362Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T21:11:40Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
title |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
spellingShingle |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem Luiz Eduardo Lima da Silva Jogos didáticos Ensino-aprendizagem Química CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
title_short |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
title_full |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
title_fullStr |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
title_sort |
Ensino de Química: jogos didáticos contribuindo com o Ensino e Aprendizagem |
author |
Luiz Eduardo Lima da Silva |
author_facet |
Luiz Eduardo Lima da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Euricléia Gomes Coelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz Eduardo Lima da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos didáticos Ensino-aprendizagem Química CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
topic |
Jogos didáticos Ensino-aprendizagem Química CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este projeto tem como objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar jogos didáticos como ferramenta no auxílio do ensino e aprendizagem em Química para alunos do ensino médio das escolas de Humaitá - AM. Para tanto serão utilizadas as seguintes metodologias: Serão selecionados os conteúdos para confecção dos jogos a partir dos conteúdos em que os alunos e professores possuem mais dificuldades na questão do ensino aprendizagem, para tanto serão aplicado questionário para os professores e alunos. Após esta etapa serão confeccionados e aplicados os jogos didáticos. A avaliação da aprendizagem ocorrerá em duas turmas, uma na qual ocorreu aplicação do jogo e a outra sem a aplicação. Também ocorrerá a avaliação dos jogos quanto a sua aplicabilidade. Sabe-se que os jogos didáticos despertam o interesse dos alunos e também aproximam aluno e professor. Outro ponto positivo da utilização de jogos como método de ensino e aprendizado é que o mesmo correlaciona a Química com o cotidiano do discente. No sentido de melhorar a qualidade do ensino de química. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 2017-05-29T18:57:19Z 2017-05-29T18:57:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá PROGRAMA PIBIC 2015 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061053405298688 |