Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renan dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souza, Cleverton José Farias de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
Resumo: Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.
id UFAM-1_cc0016e26400eed7311f325c94889272
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7107
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográficaTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãoDevelopmental coordination disorderDesempenho escolarEducação inclusivaSchool performanceInclusive educationCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOApraxiaDistúrbios psicomotoresInclusão escolarInclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.A Educação Inclusiva fundamentada nas concepções de acesso, permanência e educação de qualidades para todos, oportuniza o desenvolvimento de maneira harmônica em várias esferas do processo de aprendizagem dos alunos. E o desempenho escolar faz parte desse progresso, necessário para a sua atuação dentro do ambiente educacional, independente das dificuldades cognitivas, sociais ou motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), fenômeno que pode interferir negativamente nas atividades da vida diária e escolar dos alunos. A proposta dessa revisão bibliográfica é apresentar estudos que norteiam o TDC. Identificamos uma relação com habilidades escolares em leitura, escrita e aritmética sob a perspectiva da Educação Inclusiva, o que pode colocar essas crianças em condição de exclusão ou autoexclusão diante de seus pares. Sendo assim, consideramos a necessidade de repensar o ambiente escolar, de forma a possibilitar a educação inclusiva de todos os alunos que apresentem alguma especificidade. Para tanto denotamos a essencialidade de estudos e discussão para maior compreensão sobre este tema.3Mais especificações sobre TCC/Artigo publicado, um manual que informe detalhadamente os procedimentos.SimMeu TCC é um artigo publicado onde há 3 autores. Mas eu como o principal de 90% da produção. Não há nada que especifique que deve ser apenas o graduando a fornecer as informações, uma vez que um é coautor (mas não vejo necessidade de inserir informações) e o outro é o orientador. Mesmo assim coloquei as informações aqui e na ficha catalográfica.BrasilFEFF - Faculdade de Educação Física e FisioterapiaManaus (AM)Ciências Biológicas - Licenciatura - ManausFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773https://orcid.org/0000-0002-1193-6029LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor HumanoRodrigues, Renan dos SantosSouza, Cleverton José Farias de2023-10-23T13:56:46Z2023-10-23T13:56:46Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-23T13:57:03Zoai:localhost:prefix/7107Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-23T13:57:03Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
title Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
spellingShingle Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
Rodrigues, Renan dos Santos
Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Developmental coordination disorder
Desempenho escolar
Educação inclusiva
School performance
Inclusive education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Apraxia
Distúrbios psicomotores
Inclusão escolar
title_short Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
title_full Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
title_fullStr Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
title_sort Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
author Rodrigues, Renan dos Santos
author_facet Rodrigues, Renan dos Santos
Souza, Cleverton José Farias de
author_role author
author2 Souza, Cleverton José Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lúcio Fernandes
http://lattes.cnpq.br/7202287374544773
https://orcid.org/0000-0002-1193-6029
LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renan dos Santos
Souza, Cleverton José Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Developmental coordination disorder
Desempenho escolar
Educação inclusiva
School performance
Inclusive education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Apraxia
Distúrbios psicomotores
Inclusão escolar
topic Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Developmental coordination disorder
Desempenho escolar
Educação inclusiva
School performance
Inclusive education
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Apraxia
Distúrbios psicomotores
Inclusão escolar
description Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T13:56:46Z
2023-10-23T13:56:46Z
2023-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
identifier_str_mv RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Manaus (AM)
Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Manaus (AM)
Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274323586121728