Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107 |
Resumo: | Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic. |
id |
UFAM-1_cc0016e26400eed7311f325c94889272 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/7107 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográficaTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãoDevelopmental coordination disorderDesempenho escolarEducação inclusivaSchool performanceInclusive educationCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOApraxiaDistúrbios psicomotoresInclusão escolarInclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic.A Educação Inclusiva fundamentada nas concepções de acesso, permanência e educação de qualidades para todos, oportuniza o desenvolvimento de maneira harmônica em várias esferas do processo de aprendizagem dos alunos. E o desempenho escolar faz parte desse progresso, necessário para a sua atuação dentro do ambiente educacional, independente das dificuldades cognitivas, sociais ou motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), fenômeno que pode interferir negativamente nas atividades da vida diária e escolar dos alunos. A proposta dessa revisão bibliográfica é apresentar estudos que norteiam o TDC. Identificamos uma relação com habilidades escolares em leitura, escrita e aritmética sob a perspectiva da Educação Inclusiva, o que pode colocar essas crianças em condição de exclusão ou autoexclusão diante de seus pares. Sendo assim, consideramos a necessidade de repensar o ambiente escolar, de forma a possibilitar a educação inclusiva de todos os alunos que apresentem alguma especificidade. Para tanto denotamos a essencialidade de estudos e discussão para maior compreensão sobre este tema.3Mais especificações sobre TCC/Artigo publicado, um manual que informe detalhadamente os procedimentos.SimMeu TCC é um artigo publicado onde há 3 autores. Mas eu como o principal de 90% da produção. Não há nada que especifique que deve ser apenas o graduando a fornecer as informações, uma vez que um é coautor (mas não vejo necessidade de inserir informações) e o outro é o orientador. Mesmo assim coloquei as informações aqui e na ficha catalográfica.BrasilFEFF - Faculdade de Educação Física e FisioterapiaManaus (AM)Ciências Biológicas - Licenciatura - ManausFerreira, Lúcio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773https://orcid.org/0000-0002-1193-6029LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor HumanoRodrigues, Renan dos SantosSouza, Cleverton José Farias de2023-10-23T13:56:46Z2023-10-23T13:56:46Z2023-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107porAn error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-10-23T13:57:03Zoai:localhost:prefix/7107Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-10-23T13:57:03Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
title |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
spellingShingle |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica Rodrigues, Renan dos Santos Transtorno do desenvolvimento da coordenação Developmental coordination disorder Desempenho escolar Educação inclusiva School performance Inclusive education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Apraxia Distúrbios psicomotores Inclusão escolar |
title_short |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
title_full |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
title_fullStr |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
title_sort |
Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica |
author |
Rodrigues, Renan dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Renan dos Santos Souza, Cleverton José Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Cleverton José Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 https://orcid.org/0000-0002-1193-6029 LECOMH - Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Renan dos Santos Souza, Cleverton José Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do desenvolvimento da coordenação Developmental coordination disorder Desempenho escolar Educação inclusiva School performance Inclusive education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Apraxia Distúrbios psicomotores Inclusão escolar |
topic |
Transtorno do desenvolvimento da coordenação Developmental coordination disorder Desempenho escolar Educação inclusiva School performance Inclusive education CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Apraxia Distúrbios psicomotores Inclusão escolar |
description |
Inclusive Education, based on the concepts of access, permanence, and education of qualities for all, provides opportunities for harmonious development in various spheres of the students' learning process. And school performance is part of this progress, necessary for its performance within the educational environment, regardless of cognitive, social or motor difficulties, such as Coordination Development Disorder (DCD), a phenomenon that can interfere negatively in activities of daily living and students' school performance. The purpose of this literature review is to present studies that guide the DCD. We identified a relationship with school skills in reading, writing and arithmetic from the perspective of Inclusive Education, which can place these children in conditions of exclusion or self-exclusion in front of their peers. Therefore, we consider the need to rethink the school environment, to enable inclusive education for all students who have some specificity. Therefore, we denote the essentiality of studies and discussion for a better understanding of this topic. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23T13:56:46Z 2023-10-23T13:56:46Z 2023-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES. Renan dos Santos. Educação Inclusiva, Transtornos Motores e Desempenho escolar: um estudo de revisão bibliográfica. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Manaus (AM) Ciências Biológicas - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274323586121728 |