O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingridy Tamara Silva de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5443
Resumo: A pesquisa apresentada neste projeto visa analisar dados referentes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa organizados pelo CELPE-BRAS, na cidade de Manaus, a fim de apreender a inteligibilidade subjacente às propostas desses exames quanto ao conceito de proficiência de língua. A partir dessa apreensão, visa também compreender a relação entre esse entendimento e a abordagem de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua a ele vinculado, bem como o processo avaliativo inserido nele e a efetiva utilidade desse conhecimento no cotidiano dos sujeitos que buscam esse certificado de proficiência.
id UFAM-1_e2fa433e731f5bfc2a069c1643d9b352
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5443
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiênciaEnsinoProficiênciaAnálise LinguísticaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESA pesquisa apresentada neste projeto visa analisar dados referentes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa organizados pelo CELPE-BRAS, na cidade de Manaus, a fim de apreender a inteligibilidade subjacente às propostas desses exames quanto ao conceito de proficiência de língua. A partir dessa apreensão, visa também compreender a relação entre esse entendimento e a abordagem de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua a ele vinculado, bem como o processo avaliativo inserido nele e a efetiva utilidade desse conhecimento no cotidiano dos sujeitos que buscam esse certificado de proficiência.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilLíngua e Literatura PortuguesaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMFernanda Dias de Los Rios MendonçaIngridy Tamara Silva de Araújo2017-10-05T12:54:15Z2017-10-05T12:54:15Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5443application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-30T16:59:57Zoai:localhost:prefix/5443Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T16:59:57Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
title O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
spellingShingle O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
Ingridy Tamara Silva de Araújo
Ensino
Proficiência
Análise Linguística
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
title_short O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
title_full O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
title_fullStr O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
title_full_unstemmed O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
title_sort O ensino de Língua Portuguesa como segunda língua: análise de proficiência
author Ingridy Tamara Silva de Araújo
author_facet Ingridy Tamara Silva de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernanda Dias de Los Rios Mendonça
dc.contributor.author.fl_str_mv Ingridy Tamara Silva de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Proficiência
Análise Linguística
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
topic Ensino
Proficiência
Análise Linguística
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description A pesquisa apresentada neste projeto visa analisar dados referentes aos exames de proficiência em Língua Portuguesa organizados pelo CELPE-BRAS, na cidade de Manaus, a fim de apreender a inteligibilidade subjacente às propostas desses exames quanto ao conceito de proficiência de língua. A partir dessa apreensão, visa também compreender a relação entre esse entendimento e a abordagem de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua a ele vinculado, bem como o processo avaliativo inserido nele e a efetiva utilidade desse conhecimento no cotidiano dos sujeitos que buscam esse certificado de proficiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-10-05T12:54:15Z
2017-10-05T12:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5443
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Língua e Literatura Portuguesa
Instituto de Ciências Humanas e Letras
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274307004989440