THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Canoa do Tempo (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4421 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a ser um ensaio baseado na leitura e análise de algumas estruturas narrativas históricas “gameficadas” e suas relações para com a transição do feudalismo para o capitalismo. Esse, que originalmente foi um debate de suma importância na historiografia europeia – em especial, na historiografia marxista – foi secundarizado na sanha de representação do passado oriunda da indústria do entretenimento. Assim, o objetivo aqui é mostrar precisamente como houve um descolamento entre o “debate de transição” e a perspectiva realista de living history (SAMUEL, 2012. p. 232) que os jogos eletrônicos procuram estimular. Dessa forma, numa leitura livremente inspirada em Fredric Jameson, é possível afirmar que a consequência desse descolamento é precisamente perder de vista as formas específicas de acumulação primitiva de capital, criando uma estética baseada exclusivamente no caráter mercadológico da representação histórica e, em última instância, dotada de démarche ahistórica. |
id |
UFAM-2_3e2c453d0ef3d4a7f05bafcbed0264d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4421 |
network_acronym_str |
UFAM-2 |
network_name_str |
Canoa do Tempo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION”O “PECADO ORIGINAL” E OS VIDEOGAMES: LIMITES DA HISTÓRIA PÚBLICA DIANTE DA “ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAL"Acumulação primitiva de capitalvideogameliving historyO presente artigo se propõe a ser um ensaio baseado na leitura e análise de algumas estruturas narrativas históricas “gameficadas” e suas relações para com a transição do feudalismo para o capitalismo. Esse, que originalmente foi um debate de suma importância na historiografia europeia – em especial, na historiografia marxista – foi secundarizado na sanha de representação do passado oriunda da indústria do entretenimento. Assim, o objetivo aqui é mostrar precisamente como houve um descolamento entre o “debate de transição” e a perspectiva realista de living history (SAMUEL, 2012. p. 232) que os jogos eletrônicos procuram estimular. Dessa forma, numa leitura livremente inspirada em Fredric Jameson, é possível afirmar que a consequência desse descolamento é precisamente perder de vista as formas específicas de acumulação primitiva de capital, criando uma estética baseada exclusivamente no caráter mercadológico da representação histórica e, em última instância, dotada de démarche ahistórica.Universidade Federal do Amazonas2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/442110.38047/rct.v10i1.4421Canoa do Tempo; v. 10 n. 1 (2018); 123-1412594-81481982-075510.38047/rct.v10i1reponame:Canoa do Tempo (Online)instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAMporhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4421/3908Copyright (c) 2018 Canoa do Tempoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPureza, Fernando Cauduro2022-09-26T14:42:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4421Revistahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_TempoPUBhttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/oaicanoadotempo@gmail.com||2594-81481982-0755opendoar:2022-09-26T14:42:53Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” O “PECADO ORIGINAL” E OS VIDEOGAMES: LIMITES DA HISTÓRIA PÚBLICA DIANTE DA “ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAL" |
title |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
spellingShingle |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” Pureza, Fernando Cauduro Acumulação primitiva de capital videogame living history |
title_short |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
title_full |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
title_fullStr |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
title_full_unstemmed |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
title_sort |
THE “ORIGINAL SIN” AND THE VIDEOGAMES: LIMITES OF PUBLIC HISTORY FROM THE “PRIMITIVE CAPITAL ACCUMULATION” |
author |
Pureza, Fernando Cauduro |
author_facet |
Pureza, Fernando Cauduro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pureza, Fernando Cauduro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acumulação primitiva de capital videogame living history |
topic |
Acumulação primitiva de capital videogame living history |
description |
O presente artigo se propõe a ser um ensaio baseado na leitura e análise de algumas estruturas narrativas históricas “gameficadas” e suas relações para com a transição do feudalismo para o capitalismo. Esse, que originalmente foi um debate de suma importância na historiografia europeia – em especial, na historiografia marxista – foi secundarizado na sanha de representação do passado oriunda da indústria do entretenimento. Assim, o objetivo aqui é mostrar precisamente como houve um descolamento entre o “debate de transição” e a perspectiva realista de living history (SAMUEL, 2012. p. 232) que os jogos eletrônicos procuram estimular. Dessa forma, numa leitura livremente inspirada em Fredric Jameson, é possível afirmar que a consequência desse descolamento é precisamente perder de vista as formas específicas de acumulação primitiva de capital, criando uma estética baseada exclusivamente no caráter mercadológico da representação histórica e, em última instância, dotada de démarche ahistórica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4421 10.38047/rct.v10i1.4421 |
url |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4421 |
identifier_str_mv |
10.38047/rct.v10i1.4421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Canoa_do_Tempo/article/view/4421/3908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Canoa do Tempo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Canoa do Tempo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Canoa do Tempo; v. 10 n. 1 (2018); 123-141 2594-8148 1982-0755 10.38047/rct.v10i1 reponame:Canoa do Tempo (Online) instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Canoa do Tempo (Online) |
collection |
Canoa do Tempo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Canoa do Tempo (Online) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
canoadotempo@gmail.com|| |
_version_ |
1797069128047001600 |