Assimilação do conceito de estequiometria a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa - UEPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marialva, Tatiana Cavalcante
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4694522932438238
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7167
Resumo: A aprendizagem significativa é uma teoria da aprendizagem com enfoque cognitivista criada por David Ausubel que busca entender como ocorre a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos na cognição humana. Seu maior enfoque é na aprendizagem de conceitos e como estes são formados e assimilados nos chamados subsunçores, processo no qual a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica. Pautando-se na Teoria da Aprendizagem significativa este trabalho utilizou como método as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) a fim de responder como ocorre à assimilação do conceito de estequiometria em alunos Licenciandos em Química, tendo como princípio os dois pilares da Aprendizagem Significativa: o material a ser aprendido seja potencialmente significativo para o aprendiz e que o aprendiz manifeste uma disposição para adquirir novos conhecimentos. As UEPS têm como um de seus princípios fazer uso de metodologias diversificadas para tornar o ensino mais dinâmico e eficiente para os alunos. Com isto, baseou-se esta pesquisa na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados, questionários, mapas conceituais, situações-problema, folhas de atividade dentre outros com o objetivo de seguir adequadamente os aspectos transversais das UEPS. A UEPS foi aplicada com 12 participantes voluntários e realizada durante 14 encontros totalizando 30 horas. Os resultados obtidos sugerem que ao trabalhar diferentes metodologias que complementam-se com a finalidade de promover a assimilação do conceito estequiometria, os alunos desenvolveram tanto a capacidade de trabalhar de forma cooperativa, quanto a sua criticidade, aspecto atitudinal importante, assim como evidenciaram compreender melhor a estequiometria, onde pode-se corroborar a assimilação do conceito a partir das respostas obtidas nas atividades propostas. Por fim, a utilização das UEPS durante as aulas como metodologia faz-se importante, pois emprega estratégias de ensino diversificadas.
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Pautando-se na Teoria da Aprendizagem significativa este trabalho utilizou como método as Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) a fim de responder como ocorre à assimilação do conceito de estequiometria em alunos Licenciandos em Química, tendo como princípio os dois pilares da Aprendizagem Significativa: o material a ser aprendido seja potencialmente significativo para o aprendiz e que o aprendiz manifeste uma disposição para adquirir novos conhecimentos. As UEPS têm como um de seus princípios fazer uso de metodologias diversificadas para tornar o ensino mais dinâmico e eficiente para os alunos. Com isto, baseou-se esta pesquisa na abordagem qualitativa e técnica da pesquisa-ação, tendo como instrumento de coleta de dados, questionários, mapas conceituais, situações-problema, folhas de atividade dentre outros com o objetivo de seguir adequadamente os aspectos transversais das UEPS. A UEPS foi aplicada com 12 participantes voluntários e realizada durante 14 encontros totalizando 30 horas. Os resultados obtidos sugerem que ao trabalhar diferentes metodologias que complementam-se com a finalidade de promover a assimilação do conceito estequiometria, os alunos desenvolveram tanto a capacidade de trabalhar de forma cooperativa, quanto a sua criticidade, aspecto atitudinal importante, assim como evidenciaram compreender melhor a estequiometria, onde pode-se corroborar a assimilação do conceito a partir das respostas obtidas nas atividades propostas. Por fim, a utilização das UEPS durante as aulas como metodologia faz-se importante, pois emprega estratégias de ensino diversificadas.Meaningful learning is a theory of learning with a cognitive approach created by David Ausubel that seeks to understand how the acquisition and development of knowledge in human cognition occurs. Its major focus is on learning concepts and how they are formed and assimilated into the so-called subsunctions, a process in which new information interacts with a specific knowledge structure. Based on the Theory of Meaningful Learning, this work used as a method the Potentially Significant Teaching Units (PMTU) in order to respond as it happens to the assimilation of the concept of stoichiometry in students graduating in chemistry, having as principle the two pillars of Significant Learning: the material to be learned is potentially significant to the learner; The apprentice manifests a willingness to acquire new knowledge. The PMTU have as one of their principles to make use of diversified methodologies to make teaching more dynamic and efficient for students. With this, this research was based on the qualitative and technical approach of the action research, having as instrument of data collection, questionnaires, conceptual maps, problem situations, activity sheets among others with the objective of adequately following the transversal aspects of PMTU. The PMTU was applied with 12 volunteer participants, assuming that the student should want to learn, and performed during 14 meetings totaling 30 hours. The results obtained suggest that, when working with different methodologies that complement the purpose of promoting the assimilation of the stoichiometry concept, the students developed both the ability to work cooperatively and their criticality, important attitudinal aspects, as well as evidence to understand better the stoichiometry, where one can corroborate the assimilation of the concept from the answers obtained in the proposed activities. Finally, the use of PMTU during classes as a methodology is important because it employs diversified teaching strategies.CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em QuímicaSouza, Katiuscia dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167Wiedemann, Larissa Silveira Moreirahttp://lattes.cnpq.br/9502116548842890Nicot, Yuri Expósitohttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552Marialva, Tatiana Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/46945229324382382019-05-24T15:24:57Z2018-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARIALVA, Tatiana Cavalcante. Assimilação do conceito de estequiometria a partir de uma unidade de ensino potencialmente significativa- UEPS. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7167porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-05-25T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-05-25T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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