Reflexões sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva e suas implicações no trabalho docente
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6564 |
Resumo: | O presente estudo versa sobre a formação continuada de professores para a educação inclusiva. Diante da configuração de educação que se apresenta cujo princípio é garantir o acesso, permanência e participação de todos os alunos, e considerando os desafios enfrentados pelos professores nas salas comuns, chegamos ao nosso problema de investigação: como estão estruturadas e organizadas as propostas de formação continuada de professores para a educação inclusiva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná, tendo como foco os professores como protagonistas no processo e nas ações dessas formações? O estudo tem como objetivo geral analisar as propostas de formação continuada para a educação inclusiva, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, na cidade de Oriximiná, Estado do Pará e a concepção dos professores enquanto protagonistas no processo e nas ações de formação continuada. Na fundamentação teórica buscou-se o diálogo entre autores que abordam a inclusão escolar de alunos com deficiência como Beyer (2013, 2015); Bueno (2011), Carvalho (2010, 2016), Glat e Pletsch (2012) e autores que discutem acerca da formação continuada como Nóvoa (1992; 2002), Imbernón (2010; 2011), André (2016); e tem como suporte documental a LDB nº 9.394/96, o Plano Nacional e Municipal de Educação, a LBI nº 13.146/15, as Resoluções nº 1/2002, nº 2/2001, nº 2/2015, o Plano de Ação do Setor de Inclusão e Atendimento Especializado da Semed de Oriximiná, além de outros que convergem para a proposta da educação inclusiva e formação continuada de professores. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método de investigação é o Estudo de Caso. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu-se na análise documental e a segunda na realização de entrevistas semiestruturada. Fizeram parte da pesquisa cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que têm alunos com deficiência em suas turmas e já participaram de formação continuada desenvolvida pela Semed. Para a análise interpretativa dos dados, construímos dois eixos de análise: a constituição de ser professor no contexto inclusivo; e o professor e a formação continuada para a educação inclusiva. Os dados obtidos com os documentos revelaram que as ações formativas têm se estruturado em encontros esporádicos e em espaços alheios ao dos professores, assim como as narrativas dos professores apontaram que essas formações não contam com a sua participação efetiva na elaboração, execução nem avaliação, ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a revisão das propostas de formação continuada, com a elaboração de estratégias que contemplem as necessidades formativas dos professores com vista a uma educação mais inclusiva. |
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Reflexões sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva e suas implicações no trabalho docenteFormação ContinuadaEducação InclusivaAluno com DeficiênciaTrabalho DocenteCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOO presente estudo versa sobre a formação continuada de professores para a educação inclusiva. Diante da configuração de educação que se apresenta cujo princípio é garantir o acesso, permanência e participação de todos os alunos, e considerando os desafios enfrentados pelos professores nas salas comuns, chegamos ao nosso problema de investigação: como estão estruturadas e organizadas as propostas de formação continuada de professores para a educação inclusiva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná, tendo como foco os professores como protagonistas no processo e nas ações dessas formações? O estudo tem como objetivo geral analisar as propostas de formação continuada para a educação inclusiva, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, na cidade de Oriximiná, Estado do Pará e a concepção dos professores enquanto protagonistas no processo e nas ações de formação continuada. Na fundamentação teórica buscou-se o diálogo entre autores que abordam a inclusão escolar de alunos com deficiência como Beyer (2013, 2015); Bueno (2011), Carvalho (2010, 2016), Glat e Pletsch (2012) e autores que discutem acerca da formação continuada como Nóvoa (1992; 2002), Imbernón (2010; 2011), André (2016); e tem como suporte documental a LDB nº 9.394/96, o Plano Nacional e Municipal de Educação, a LBI nº 13.146/15, as Resoluções nº 1/2002, nº 2/2001, nº 2/2015, o Plano de Ação do Setor de Inclusão e Atendimento Especializado da Semed de Oriximiná, além de outros que convergem para a proposta da educação inclusiva e formação continuada de professores. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método de investigação é o Estudo de Caso. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu-se na análise documental e a segunda na realização de entrevistas semiestruturada. Fizeram parte da pesquisa cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que têm alunos com deficiência em suas turmas e já participaram de formação continuada desenvolvida pela Semed. Para a análise interpretativa dos dados, construímos dois eixos de análise: a constituição de ser professor no contexto inclusivo; e o professor e a formação continuada para a educação inclusiva. Os dados obtidos com os documentos revelaram que as ações formativas têm se estruturado em encontros esporádicos e em espaços alheios ao dos professores, assim como as narrativas dos professores apontaram que essas formações não contam com a sua participação efetiva na elaboração, execução nem avaliação, ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a revisão das propostas de formação continuada, com a elaboração de estratégias que contemplem as necessidades formativas dos professores com vista a uma educação mais inclusiva.The present study deals with the continuing education of teachers for inclusive education. Faced with the configuration of education that presents the principle of ensuring access, permanence and participation of all students, and considering the challenges faced by teachers in the common rooms, we come to our research problem: how are structured and organized training proposals of teachers for inclusive education, developed by the Municipal Office of Education of Oriximiná, focusing on teachers as protagonists in the process and in the actions of these formations? The objective of this study is to analyze the proposals for continuing education for inclusive education developed by the Municipal Department of Education in the city of Oriximiná, State of Pará, and the conception of teachers as protagonists in the process and in continuing education actions. In the theoretical basis, we sought the dialogue between authors who approach the school inclusion of students with disabilities as Beyer (2013, 2015); Bueno (2011), Carvalho (2010, 2016) Glat and Pletsch (2012) and authors who discuss continuing education as Nóvoa (1992; 2002), Imbernón (2010; 2011), André (2016); and has documentary support to LDB 9,394 / 96, the National and Municipal Education Plan, LBI 13,146 / 15, Resolutions nº 1/2002, nº 2/2001, nº 2/2015, the Sector Action Plan of Inclusion and Specialized Attendance of Semed of Oriximiná, in addition to others that converge towards the proposal of inclusive education and continuous formation of teachers. The research is qualitative in nature, in which the research method is the Case Study. Data collection was divided into two stages: the first consisted of documentary analysis and the second was the semi-structured interviews. Five of the teachers from the initial years of elementary school, who had students with disabilities in their classes and already participated in the ongoing training developed by Semed, were part of the research. For the interpretative analysis of the data, we constructed two axes of analysis: the constitution of being a teacher in the inclusive context; and teacher and continuing education for inclusive education. The data obtained with the documents revealed that the formative actions have been structured in sporadic meetings and in spaces unrelated to the teachers, as well as the narratives of the teachers pointed out that these formations do not count on their effective participation in the elaboration, execution or evaluation, occurring often in a decontextualized way. Expected that the results of the research contribute to the revision of the proposals for continuing education, with the elaboration of strategies that contemplate the training needs of the teachers with a view to a more inclusive education.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBarros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Barros, João Luiz da Costahttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083Gonçalves, Arlete Marinhohttp://lattes.cnpq.br/7435727268429237Santos, João Otacílio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Anjos, Pollianna Garcia doshttp://lattes.cnpq.br/58631686098809072018-08-28T17:53:28Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANJOS, Pollianna Garcia dos. Reflexões sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva e suas implicações no trabalho docente. 2018. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6564porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-29T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-29T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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O presente estudo versa sobre a formação continuada de professores para a educação inclusiva. Diante da configuração de educação que se apresenta cujo princípio é garantir o acesso, permanência e participação de todos os alunos, e considerando os desafios enfrentados pelos professores nas salas comuns, chegamos ao nosso problema de investigação: como estão estruturadas e organizadas as propostas de formação continuada de professores para a educação inclusiva, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná, tendo como foco os professores como protagonistas no processo e nas ações dessas formações? O estudo tem como objetivo geral analisar as propostas de formação continuada para a educação inclusiva, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, na cidade de Oriximiná, Estado do Pará e a concepção dos professores enquanto protagonistas no processo e nas ações de formação continuada. Na fundamentação teórica buscou-se o diálogo entre autores que abordam a inclusão escolar de alunos com deficiência como Beyer (2013, 2015); Bueno (2011), Carvalho (2010, 2016), Glat e Pletsch (2012) e autores que discutem acerca da formação continuada como Nóvoa (1992; 2002), Imbernón (2010; 2011), André (2016); e tem como suporte documental a LDB nº 9.394/96, o Plano Nacional e Municipal de Educação, a LBI nº 13.146/15, as Resoluções nº 1/2002, nº 2/2001, nº 2/2015, o Plano de Ação do Setor de Inclusão e Atendimento Especializado da Semed de Oriximiná, além de outros que convergem para a proposta da educação inclusiva e formação continuada de professores. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método de investigação é o Estudo de Caso. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu-se na análise documental e a segunda na realização de entrevistas semiestruturada. Fizeram parte da pesquisa cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que têm alunos com deficiência em suas turmas e já participaram de formação continuada desenvolvida pela Semed. Para a análise interpretativa dos dados, construímos dois eixos de análise: a constituição de ser professor no contexto inclusivo; e o professor e a formação continuada para a educação inclusiva. Os dados obtidos com os documentos revelaram que as ações formativas têm se estruturado em encontros esporádicos e em espaços alheios ao dos professores, assim como as narrativas dos professores apontaram que essas formações não contam com a sua participação efetiva na elaboração, execução nem avaliação, ocorrendo muitas vezes de forma descontextualizada. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a revisão das propostas de formação continuada, com a elaboração de estratégias que contemplem as necessidades formativas dos professores com vista a uma educação mais inclusiva. |
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