Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacintho Júnior, Nelson Bezerra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8372905579089565
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6483
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia didático-pedagógica baseada em atividades interativas em ambientes de ensino mediados pela tecnologia, visando o aperfeiçoamento e melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Atividades interativas caracterizam-se pela participação ativa do aluno no processo de aprendizagem tendo o professor como mediador. Por sua vez, os ambientes mediados por tecnologia favorecem a utilização das tecnologias de informação e comunicação necessárias para o desenvolvimento das atividades de ensino. A metodologia consiste de uma estrutura didático-pedagógica baseadas em atividades interativas que se integram por meio das TIC. As atividades são previamente planejadas com base no conteúdo da disciplina a ser ministrada, da caracterização dos grupos de estudantes, das ferramentas tecnológicas disponíveis para realização das atividades e que são posteriormente integradas e aplicadas, convenientemente, sobre o grupo de estudantes estruturados em termos de suas competências. O processo metodológico foi aplicado com o conteúdo de Física em turmas do 2º ano do Ensino Médio de cinco escolas de Manacapuru. Os resultados foram avaliados por meio de questionários aplicados aos estudantes com perguntas fechadas e por entrevistas semiestruturadas com os professores, constituído de duas formas: Avaliação observacional e autoavaliação. Os resultados das avaliações sinalizam melhorias na estrutura da metodologia, além de servir para uma melhor readequação dos métodos utilizados no ensino com mediação tecnológica ofertada pelo Sistema Educacional do Amazonas. O produto do trabalho é uma metodologia centrada em atividades interativas que utiliza ferramentas tecnológicas e que dialoga com o processo avaliativo, flexível o suficiente para adequação a qualquer outra disciplina científica.
id UFAM_18046f2bede377e44845906b68719675
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6483
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologiaAtividades interativasMetodologia didático-pedagógicaEnsino mediadoFerramentas tecnológicasCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRAO objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia didático-pedagógica baseada em atividades interativas em ambientes de ensino mediados pela tecnologia, visando o aperfeiçoamento e melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Atividades interativas caracterizam-se pela participação ativa do aluno no processo de aprendizagem tendo o professor como mediador. Por sua vez, os ambientes mediados por tecnologia favorecem a utilização das tecnologias de informação e comunicação necessárias para o desenvolvimento das atividades de ensino. A metodologia consiste de uma estrutura didático-pedagógica baseadas em atividades interativas que se integram por meio das TIC. As atividades são previamente planejadas com base no conteúdo da disciplina a ser ministrada, da caracterização dos grupos de estudantes, das ferramentas tecnológicas disponíveis para realização das atividades e que são posteriormente integradas e aplicadas, convenientemente, sobre o grupo de estudantes estruturados em termos de suas competências. O processo metodológico foi aplicado com o conteúdo de Física em turmas do 2º ano do Ensino Médio de cinco escolas de Manacapuru. Os resultados foram avaliados por meio de questionários aplicados aos estudantes com perguntas fechadas e por entrevistas semiestruturadas com os professores, constituído de duas formas: Avaliação observacional e autoavaliação. Os resultados das avaliações sinalizam melhorias na estrutura da metodologia, além de servir para uma melhor readequação dos métodos utilizados no ensino com mediação tecnológica ofertada pelo Sistema Educacional do Amazonas. O produto do trabalho é uma metodologia centrada em atividades interativas que utiliza ferramentas tecnológicas e que dialoga com o processo avaliativo, flexível o suficiente para adequação a qualquer outra disciplina científica.The objective of this work is to develop a didactic-pedagogical methodology based on interactive activities in technology-mediated teaching environments, aimed at improving and improving the teaching-learning process of Science. Interactive activities are characterized by the active participation of the student in the learning process and the teacher as mediator. On the other hand, the environments mediated by technology favor the use of the information and communication technologies necessary for the development of teaching activities. The methodology consists of a didactic-pedagogical structure based on interactive activities that are integrated through the ICT. The activities are previously planned based on the content of the course to be taught, the characterization of the groups of students, the technological tools available to carry out the activities and that are subsequently integrated and applied, conveniently, on the group of students structured in terms of their Skills. The methodological process was applied with the content of Physics in classes of the 2nd year of High School in five schools of Manacapuru. The results were evaluated by means of questionnaires applied to students with closed questions and semi-structured interviews with teachers, consisting of two forms: Observational evaluation and self-assessment. The results of the evaluations indicate improvements in the methodology structure, as well as a better readjustment of the methods used in teaching with technological mediation offered by the Amazonas Educational System. The product of the work is a methodology focused on interactive activities that uses technological tools and those dialogues with the evaluation process, flexible enough to suit any other scientific discipline.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaPio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Castro Júnior, Alberto NogueiraOliveira, Elaine Harada Teixeira deJacintho Júnior, Nelson Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/83729055790895652018-06-21T15:44:50Z2018-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJACINTHO JÚNIOR, Nelson Bezerra. Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6483porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-09-17T15:53:57Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-09-17T15:53:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
title Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
spellingShingle Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
Jacintho Júnior, Nelson Bezerra
Atividades interativas
Metodologia didático-pedagógica
Ensino mediado
Ferramentas tecnológicas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
title_full Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
title_fullStr Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
title_full_unstemmed Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
title_sort Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia
author Jacintho Júnior, Nelson Bezerra
author_facet Jacintho Júnior, Nelson Bezerra
http://lattes.cnpq.br/8372905579089565
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8372905579089565
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pio, José Luiz de Souza
http://lattes.cnpq.br/1014904168887285
Castro Júnior, Alberto Nogueira
Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacintho Júnior, Nelson Bezerra
http://lattes.cnpq.br/8372905579089565
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades interativas
Metodologia didático-pedagógica
Ensino mediado
Ferramentas tecnológicas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Atividades interativas
Metodologia didático-pedagógica
Ensino mediado
Ferramentas tecnológicas
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia didático-pedagógica baseada em atividades interativas em ambientes de ensino mediados pela tecnologia, visando o aperfeiçoamento e melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Atividades interativas caracterizam-se pela participação ativa do aluno no processo de aprendizagem tendo o professor como mediador. Por sua vez, os ambientes mediados por tecnologia favorecem a utilização das tecnologias de informação e comunicação necessárias para o desenvolvimento das atividades de ensino. A metodologia consiste de uma estrutura didático-pedagógica baseadas em atividades interativas que se integram por meio das TIC. As atividades são previamente planejadas com base no conteúdo da disciplina a ser ministrada, da caracterização dos grupos de estudantes, das ferramentas tecnológicas disponíveis para realização das atividades e que são posteriormente integradas e aplicadas, convenientemente, sobre o grupo de estudantes estruturados em termos de suas competências. O processo metodológico foi aplicado com o conteúdo de Física em turmas do 2º ano do Ensino Médio de cinco escolas de Manacapuru. Os resultados foram avaliados por meio de questionários aplicados aos estudantes com perguntas fechadas e por entrevistas semiestruturadas com os professores, constituído de duas formas: Avaliação observacional e autoavaliação. Os resultados das avaliações sinalizam melhorias na estrutura da metodologia, além de servir para uma melhor readequação dos métodos utilizados no ensino com mediação tecnológica ofertada pelo Sistema Educacional do Amazonas. O produto do trabalho é uma metodologia centrada em atividades interativas que utiliza ferramentas tecnológicas e que dialoga com o processo avaliativo, flexível o suficiente para adequação a qualquer outra disciplina científica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21T15:44:50Z
2018-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JACINTHO JÚNIOR, Nelson Bezerra. Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6483
identifier_str_mv JACINTHO JÚNIOR, Nelson Bezerra. Atividades interativas para o Ensino de Ciências em ambientes mediados por tecnologia. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732027336884224