As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Manuella Dantas Corrêa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5377228963870490
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841
Resumo: Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações.
id UFAM_1f6609478ff2d103ea0051ddcb00ae06
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4841
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para CrescerComunicação OrganizacionalEcossistemas ComunicacionaisOrganizações Não GovernamentaisInstituto Ler para CrescerOrganisational CommunicationCommunicative ecosystemsCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃOEstudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações.Case study of qualitative approach, exploratory and descriptive, developed at the Institute Ler para Crescer, a Non-Governmental Organization that conducts activities with children and adolescents in the city of Manaus, state of Amazonas. The main objective is to analyse the dimensions of organisational communication based on the proposal of Kunsch Margarida (instrumental, strategic and human) and Baldissera Rudimar (communicated, communicating and spoken). The paradigm of complexity of Edgar Morin is the guiding method of this work, since it comprises organisational communication through the complex relations between the organisation and the participating subjects, which are (re)constructed within and across organisational environments. Data collection occurred in 2014, performing the documentary research, observation and semi-structured interview. Data analysis was carried out in the light of the proposed theoretical framework. The organisational communication at the Institute Ler para Crescer, presented itself as a closer communication instrumental dimension, even though it has demonstrated strategic elements that drive the organization to reach its goals. The human dimension is characterised from actions that create an environment conducive to the establishment of links between the organisation and its volunteers, showing a dialogical and transformative communication. The dimension communicated is in line with the connecting dimensions and spoken. The Paradigm of Complexity expands the understanding of organisational communication as can observe the dialogic relationship, recursive and hologramatic between subjects, communication and organisations.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoAbbud, Maria Emília de Oliveira Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8948660674436542Lima, Manuella Dantas Corrêahttp://lattes.cnpq.br/53772289638704902016-02-04T13:08:32Z2015-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-08T18:46:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-08T18:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
title As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
spellingShingle As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
Lima, Manuella Dantas Corrêa
Comunicação Organizacional
Ecossistemas Comunicacionais
Organizações Não Governamentais
Instituto Ler para Crescer
Organisational Communication
Communicative ecosystems
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO
title_short As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
title_full As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
title_fullStr As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
title_full_unstemmed As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
title_sort As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
author Lima, Manuella Dantas Corrêa
author_facet Lima, Manuella Dantas Corrêa
http://lattes.cnpq.br/5377228963870490
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5377228963870490
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira
http://lattes.cnpq.br/8948660674436542
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Manuella Dantas Corrêa
http://lattes.cnpq.br/5377228963870490
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Ecossistemas Comunicacionais
Organizações Não Governamentais
Instituto Ler para Crescer
Organisational Communication
Communicative ecosystems
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO
topic Comunicação Organizacional
Ecossistemas Comunicacionais
Organizações Não Governamentais
Instituto Ler para Crescer
Organisational Communication
Communicative ecosystems
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO
description Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-06
2016-02-04T13:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841
identifier_str_mv LIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732015433449472