As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841 |
Resumo: | Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações. |
id |
UFAM_1f6609478ff2d103ea0051ddcb00ae06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4841 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para CrescerComunicação OrganizacionalEcossistemas ComunicacionaisOrganizações Não GovernamentaisInstituto Ler para CrescerOrganisational CommunicationCommunicative ecosystemsCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃOEstudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações.Case study of qualitative approach, exploratory and descriptive, developed at the Institute Ler para Crescer, a Non-Governmental Organization that conducts activities with children and adolescents in the city of Manaus, state of Amazonas. The main objective is to analyse the dimensions of organisational communication based on the proposal of Kunsch Margarida (instrumental, strategic and human) and Baldissera Rudimar (communicated, communicating and spoken). The paradigm of complexity of Edgar Morin is the guiding method of this work, since it comprises organisational communication through the complex relations between the organisation and the participating subjects, which are (re)constructed within and across organisational environments. Data collection occurred in 2014, performing the documentary research, observation and semi-structured interview. Data analysis was carried out in the light of the proposed theoretical framework. The organisational communication at the Institute Ler para Crescer, presented itself as a closer communication instrumental dimension, even though it has demonstrated strategic elements that drive the organization to reach its goals. The human dimension is characterised from actions that create an environment conducive to the establishment of links between the organisation and its volunteers, showing a dialogical and transformative communication. The dimension communicated is in line with the connecting dimensions and spoken. The Paradigm of Complexity expands the understanding of organisational communication as can observe the dialogic relationship, recursive and hologramatic between subjects, communication and organisations.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoAbbud, Maria Emília de Oliveira Pereirahttp://lattes.cnpq.br/8948660674436542Lima, Manuella Dantas Corrêahttp://lattes.cnpq.br/53772289638704902016-02-04T13:08:32Z2015-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-11-08T18:46:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-11-08T18:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
title |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
spellingShingle |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer Lima, Manuella Dantas Corrêa Comunicação Organizacional Ecossistemas Comunicacionais Organizações Não Governamentais Instituto Ler para Crescer Organisational Communication Communicative ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO |
title_short |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
title_full |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
title_fullStr |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
title_full_unstemmed |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
title_sort |
As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer |
author |
Lima, Manuella Dantas Corrêa |
author_facet |
Lima, Manuella Dantas Corrêa http://lattes.cnpq.br/5377228963870490 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5377228963870490 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira http://lattes.cnpq.br/8948660674436542 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Manuella Dantas Corrêa http://lattes.cnpq.br/5377228963870490 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Ecossistemas Comunicacionais Organizações Não Governamentais Instituto Ler para Crescer Organisational Communication Communicative ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO |
topic |
Comunicação Organizacional Ecossistemas Comunicacionais Organizações Não Governamentais Instituto Ler para Crescer Organisational Communication Communicative ecosystems CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃO |
description |
Estudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-06 2016-02-04T13:08:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841 |
identifier_str_mv |
LIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732015433449472 |