O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Alberto Luiz Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que norteia a pesquisa é a educação à distância (EAD), pois vem desenvolvendo uma relação concreta entre a educação tradicional presencial e os meios digitais de comunicação, possibilitando a reformulação dessas linguagens de forma a atender o aluno que hoje vivencia em nossa sociedade a era digital. Os meios tecnológicos utilizados para a educação consistem em despertar no indivíduo o interesse em aperfeiçoar suas práticas, de modo que ocorra um re-ordenamento da transmissão do conhecimento mediado pela comunicação e as mídias, dessa forma haverá um maior desempenho no fator que modificará a educação como a conhecemos tradicionalmente. Outra questão que envolve o trabalho é a relação de poder que o professor exerce sobre o aluno e o foco das temáticas submetidas ao regionalismo são fatores que devem ser melhor contemplados para o ensino-aprendizagem. Segundo Piccolotto (2003, p.166) também o professor, como peça chave do processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se aos meios e a cultura do aprendiz, com o propósito de melhorar o processo de comunicação que se estabelece. Então, de acordo com Freire (1976) se o professor trabalhar com os meios tecnológicos, aplicando conteúdos das práticas habituais do aluno, conseguirá maior sucesso no processo da aprendizagem, pois o estudante terá mais facilidade em aprender ao relacionar o conteúdo aplicado com a sua cultura ou com o seu regionalismo. Com essa pesquisa, buscou-se fazer um estudo para saber como é realizado o ensino a distancia dentro deste Centro de Mídias e, a partir daí, buscar as falhas que possam existir nessa modalidade de ensino para, assim, propor alternativas metodológicas através da linguagem e formatos televisivos.
id UFAM_b681f8f41e5483f63408ea7b85150f79
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2766
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no AmazonasEcossistemas ComunicacionaisTecnologia de Informação e ComunicaçãoEducomunicaçãoCommunicative EcosystemsTechnology and CommunicationEducomunicationCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOEsta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que norteia a pesquisa é a educação à distância (EAD), pois vem desenvolvendo uma relação concreta entre a educação tradicional presencial e os meios digitais de comunicação, possibilitando a reformulação dessas linguagens de forma a atender o aluno que hoje vivencia em nossa sociedade a era digital. Os meios tecnológicos utilizados para a educação consistem em despertar no indivíduo o interesse em aperfeiçoar suas práticas, de modo que ocorra um re-ordenamento da transmissão do conhecimento mediado pela comunicação e as mídias, dessa forma haverá um maior desempenho no fator que modificará a educação como a conhecemos tradicionalmente. Outra questão que envolve o trabalho é a relação de poder que o professor exerce sobre o aluno e o foco das temáticas submetidas ao regionalismo são fatores que devem ser melhor contemplados para o ensino-aprendizagem. Segundo Piccolotto (2003, p.166) também o professor, como peça chave do processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se aos meios e a cultura do aprendiz, com o propósito de melhorar o processo de comunicação que se estabelece. Então, de acordo com Freire (1976) se o professor trabalhar com os meios tecnológicos, aplicando conteúdos das práticas habituais do aluno, conseguirá maior sucesso no processo da aprendizagem, pois o estudante terá mais facilidade em aprender ao relacionar o conteúdo aplicado com a sua cultura ou com o seu regionalismo. Com essa pesquisa, buscou-se fazer um estudo para saber como é realizado o ensino a distancia dentro deste Centro de Mídias e, a partir daí, buscar as falhas que possam existir nessa modalidade de ensino para, assim, propor alternativas metodológicas através da linguagem e formatos televisivos.This paper aims to describe the search Media Center Education of Amazonas and its design distance education with technological mediation. Theories leading research in the research are Educomunication Ecosystems and communication, and the use of information and communication technologies in the teaching -learning process. Another point that guides the research is distance education ( DE ) , as is developing a concrete relationship between the traditional classroom education and digital media communication , enabling the reformulation of these languages to meet the student experiences in our society today the digital age . Technological means used for education consist of awakening in the individual interest in improving their practices , so there can be a re - ordering of knowledge transmission mediated communication and the media , so there will be a greater performance factor that modifies education as we know it traditionally . Another issue that involves working is the power relationship that the teacher has on the student and submitted to the thematic focus of regionalism are factors that should be considered for better teaching and learning. According Piccolotto (2003 , p.166 ) also the teacher , as a key part of the process of teaching and learning to adapt to the ways and culture of the learner , with the purpose of improving the process of communication established . So , according to Freire (1976 ) if the teacher working with the technological means applying contents of customary practices of the student , get greater success in the learning process , because the student will have an easier time learning to relate content used with its culture or its regionalism . With this research , we tried to do a study to find out how is done the distance learning within this Media Center and , from there , look for the flaws that may exist in this type of education to thus propose methodological alternatives through language and TV formats .Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoLevy, Denize Piccolotto Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198França, Alberto Luiz Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/70954217114784882015-04-11T13:57:07Z2015-04-102013-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRANÇA, Alberto Luiz Rodrigues. O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-10T05:01:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-10T05:01:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
spellingShingle O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
França, Alberto Luiz Rodrigues
Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
title_short O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_full O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_fullStr O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_full_unstemmed O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
title_sort O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas
author França, Alberto Luiz Rodrigues
author_facet França, Alberto Luiz Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Levy, Denize Piccolotto Carvalho
http://lattes.cnpq.br/8127068615637198
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Alberto Luiz Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/7095421711478488
dc.subject.por.fl_str_mv Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
topic Ecossistemas Comunicacionais
Tecnologia de Informação e Comunicação
Educomunicação
Communicative Ecosystems
Technology and Communication
Educomunication
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
description Esta dissertação tem como objetivo geral pesquisar o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e o seu projeto de educação à distância com mediação tecnológica. As teorias que conduzem a investigação na pesquisa são: a Educomunicação e os Ecossistemas comunicacionais, além da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto que norteia a pesquisa é a educação à distância (EAD), pois vem desenvolvendo uma relação concreta entre a educação tradicional presencial e os meios digitais de comunicação, possibilitando a reformulação dessas linguagens de forma a atender o aluno que hoje vivencia em nossa sociedade a era digital. Os meios tecnológicos utilizados para a educação consistem em despertar no indivíduo o interesse em aperfeiçoar suas práticas, de modo que ocorra um re-ordenamento da transmissão do conhecimento mediado pela comunicação e as mídias, dessa forma haverá um maior desempenho no fator que modificará a educação como a conhecemos tradicionalmente. Outra questão que envolve o trabalho é a relação de poder que o professor exerce sobre o aluno e o foco das temáticas submetidas ao regionalismo são fatores que devem ser melhor contemplados para o ensino-aprendizagem. Segundo Piccolotto (2003, p.166) também o professor, como peça chave do processo de ensino-aprendizagem deve adaptar-se aos meios e a cultura do aprendiz, com o propósito de melhorar o processo de comunicação que se estabelece. Então, de acordo com Freire (1976) se o professor trabalhar com os meios tecnológicos, aplicando conteúdos das práticas habituais do aluno, conseguirá maior sucesso no processo da aprendizagem, pois o estudante terá mais facilidade em aprender ao relacionar o conteúdo aplicado com a sua cultura ou com o seu regionalismo. Com essa pesquisa, buscou-se fazer um estudo para saber como é realizado o ensino a distancia dentro deste Centro de Mídias e, a partir daí, buscar as falhas que possam existir nessa modalidade de ensino para, assim, propor alternativas metodológicas através da linguagem e formatos televisivos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-13
2015-04-11T13:57:07Z
2015-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANÇA, Alberto Luiz Rodrigues. O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766
identifier_str_mv FRANÇA, Alberto Luiz Rodrigues. O uso da televisão na Educação a Distância (EAD): um estudo sobre o Centro de Mídias da SEDUC no Amazonas. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732003199713280