O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ruth Araújo da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6035214097962303
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6528
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o programa PNAIC e suas implicações para a organização do processo pedagógico do Ciclo de Alfabetização, tendo como ponto de partida a formação continuada de professores alfabetizadores. O interesse inicial pela pesquisa se deu devido às minhas experiências profissionais com Ciclo de Alfabetização e com o objeto de estudo, pois atuei como formadora do programa PNAIC nos anos 2013, 2014 e 2015. O aporte teórico se baseia em diversos especialistas da área da educação, da alfabetização e do letramento, que são subjacentes ao programa PNAIC, tais como: Emília Ferreiro, Magda Soares, Arthur Morais, Mikhail Bakhtin, Francisco Imbernón, José G. Sacristán, a fim de articular os conhecimentos empíricos com o conhecimento científico. Buscamos situar a alfabetização como problema na ordem da organização do trabalho escolar, o que é proposto objetivamente pelo programa PNAIC. Para tanto, definimos três objetivos específicos: caracterizar as concepções de alfabetização e letramento do professor alfabetizador, considerando seu percurso formativo e as bases da proposta pedagógica do PNAIC; descrever e analisar o processo e as mediações do trabalho pedagógico do Ciclo de Alfabetização a partir da perspectiva do letramento e analisar as implicações do programa PNAIC para a organização do trabalho escolar, tendo como referência a proposta de alfabetização na perspectiva do letramento para o Ciclo de Alfabetização. Para alcançar os objetivos propostos, organizamos a trilha metodológica com base nas técnicas da entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, tendo como local de pesquisa as turmas do Ciclo de Alfabetização de uma escola urbana do município de Parintins/AM. O trabalho foi organizado em três capítulos, sendo que o primeiro dimensionará a base de fundamentação do programa PNAIC, abordando as concepções teóricas que sustentam esse programa e destacando também a relação entre prática pedagógica e concepção de ensino e aprendizagem proposta pelo programa PNAIC. No segundo capítulo, evidenciamos as especificidades e avanços do programa PNAIC, no contexto histórico da formação de professores alfabetizadores, estabelecendo relação com os outros programas de formação de professores da educação básica, que antecederam o programa PNAIC, como PRALER e Pró-letramento. O terceiro capítulo traz como vertente a pesquisa de campo realizada em uma escola urbana do município de Parintins. Primeiramente, explicitaremos as características da escola e dos sujeitos da pesquisa, a rotina das turmas do Ciclo de alfabetização, a organização do espaço e do tempo pedagógico nessa fase escolar. A pesquisa revela que a proposta metodológica do programa PNAIC, desenvolvida durante as formações continuadas, incidiu diretamente nas práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras, pois elementos da proposta foram incorporados na rotina das professoras com as turmas de alfabetização. Verificou-se ser viável, na prática pedagógica, as ideias e o uso dos recursos propostos pelo programa PNAIC. Mas vale ressaltar que as implicações do programa PNAIC ainda não alteraram, efetivamente, a organização do processo pedagógico da escola e das secretarias de educação, sendo necessário refletir e discutir sobre a proposta do programa PNAIC como a principal política pública para o Ciclo de Alfabetização.
id UFAM_2afea29e9938b575dfb309bf5a054c1d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6528
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizadorPrograma PNAICCiclo de AlfabetizaçãoFormação ContinuadaPrática PedagógicaPNAIC ProgramLiteracy CycleContinuing EducationPedagogical PracticeCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho tem como objetivo principal analisar o programa PNAIC e suas implicações para a organização do processo pedagógico do Ciclo de Alfabetização, tendo como ponto de partida a formação continuada de professores alfabetizadores. O interesse inicial pela pesquisa se deu devido às minhas experiências profissionais com Ciclo de Alfabetização e com o objeto de estudo, pois atuei como formadora do programa PNAIC nos anos 2013, 2014 e 2015. O aporte teórico se baseia em diversos especialistas da área da educação, da alfabetização e do letramento, que são subjacentes ao programa PNAIC, tais como: Emília Ferreiro, Magda Soares, Arthur Morais, Mikhail Bakhtin, Francisco Imbernón, José G. Sacristán, a fim de articular os conhecimentos empíricos com o conhecimento científico. Buscamos situar a alfabetização como problema na ordem da organização do trabalho escolar, o que é proposto objetivamente pelo programa PNAIC. Para tanto, definimos três objetivos específicos: caracterizar as concepções de alfabetização e letramento do professor alfabetizador, considerando seu percurso formativo e as bases da proposta pedagógica do PNAIC; descrever e analisar o processo e as mediações do trabalho pedagógico do Ciclo de Alfabetização a partir da perspectiva do letramento e analisar as implicações do programa PNAIC para a organização do trabalho escolar, tendo como referência a proposta de alfabetização na perspectiva do letramento para o Ciclo de Alfabetização. Para alcançar os objetivos propostos, organizamos a trilha metodológica com base nas técnicas da entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, tendo como local de pesquisa as turmas do Ciclo de Alfabetização de uma escola urbana do município de Parintins/AM. O trabalho foi organizado em três capítulos, sendo que o primeiro dimensionará a base de fundamentação do programa PNAIC, abordando as concepções teóricas que sustentam esse programa e destacando também a relação entre prática pedagógica e concepção de ensino e aprendizagem proposta pelo programa PNAIC. No segundo capítulo, evidenciamos as especificidades e avanços do programa PNAIC, no contexto histórico da formação de professores alfabetizadores, estabelecendo relação com os outros programas de formação de professores da educação básica, que antecederam o programa PNAIC, como PRALER e Pró-letramento. O terceiro capítulo traz como vertente a pesquisa de campo realizada em uma escola urbana do município de Parintins. Primeiramente, explicitaremos as características da escola e dos sujeitos da pesquisa, a rotina das turmas do Ciclo de alfabetização, a organização do espaço e do tempo pedagógico nessa fase escolar. A pesquisa revela que a proposta metodológica do programa PNAIC, desenvolvida durante as formações continuadas, incidiu diretamente nas práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras, pois elementos da proposta foram incorporados na rotina das professoras com as turmas de alfabetização. Verificou-se ser viável, na prática pedagógica, as ideias e o uso dos recursos propostos pelo programa PNAIC. Mas vale ressaltar que as implicações do programa PNAIC ainda não alteraram, efetivamente, a organização do processo pedagógico da escola e das secretarias de educação, sendo necessário refletir e discutir sobre a proposta do programa PNAIC como a principal política pública para o Ciclo de Alfabetização.The main objective of this work is to analyze the PNAIC program and its implications for the organization of the pedagogical process of the Literacy Cycle, starting from the continuing formation of literacy teachers. The initial interest in the research was due to my professional experiences with the Literacy Cycle and with the object of study, as I acted as a PNAIC program teacher in the years 2013, 2014 and 2015. The theoretical contribution is based on several experts in the area of education, literacy and literacy, which underlie the PNAIC program, such as Emília Ferreiro, Magda Soares, Arthur Morais, Mikhail Bakhtin, Francisco Imbernón, José G. Sacristán, in order to articulate empirical knowledge with scientific knowledge. We seek to place literacy as a problem in the order of schoolwork organization, which is objectively proposed by the PNAIC program. Therefore, we defined three specific objectives: characterize the literacy and literacy conceptions of the literacy teacher, considering their formative course and the bases of the pedagogical proposal of the PNAIC; to describe and analyze the process and mediations of the pedagogical work of the Literacy Cycle from the literacy perspective and to analyze the implications of the PNAIC program for the organization of school work, with reference to the literacy proposal from the literacy perspective for the Cycle of Literacy. Literacy. In order to reach the proposed objectives, we organized the methodological trail based on the techniques of semi-structured interview, participant observation and documentary analysis, having as a research site the classes of the Literacy Cycle of an urban school in the municipality of Parintins / AM. The work was organized in three chapters. The first one will assess the basis for the PNAIC program, focusing on the theoretical conceptions that support this program and also highlighting the relationship between pedagogical practice and the teaching and learning conception proposed by the PNAIC program. In the second chapter, we highlight the specificities and advances of the PNAIC program, in the historical context of the formation of literacy teachers, establishing a relationship with the other basic teacher education programs that preceded the PNAIC program, such as PRALER and Pró-literamento. The third chapter includes the field research carried out in an urban school in the municipality of Parintins. Firstly, we will explain the characteristics of the school and the subjects of the research, the routine of the classes of the Literacy Cycle, the organization of space and pedagogical time in this school phase. The research reveals that the methodological proposal of the PNAIC program, developed during the continuous training, focused directly on the pedagogical practices of literacy teachers, because elements of the proposal were incorporated into the routine of the teachers with the literacy classes. The ideas and use of the resources proposed by the PNAIC program were found to be viable in pedagogical practice. However, it is worth noting that the implications of the PNAIC program have not yet effectively altered the organization of the pedagogical process of the school and the education secretariats, and it is necessary to reflect and discuss the PNAIC proposal as the main public policy for the Literacy Cycle.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Cunha, Ruth Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/60352140979623032018-08-03T18:57:21Z2018-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Ruth Araújo da. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador. 2018. f.123. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6528porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-04T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-04T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
title O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
spellingShingle O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
Cunha, Ruth Araújo da
Programa PNAIC
Ciclo de Alfabetização
Formação Continuada
Prática Pedagógica
PNAIC Program
Literacy Cycle
Continuing Education
Pedagogical Practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
title_full O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
title_fullStr O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
title_full_unstemmed O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
title_sort O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador
author Cunha, Ruth Araújo da
author_facet Cunha, Ruth Araújo da
http://lattes.cnpq.br/6035214097962303
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6035214097962303
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
http://lattes.cnpq.br/7868389442607257
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ruth Araújo da
http://lattes.cnpq.br/6035214097962303
dc.subject.por.fl_str_mv Programa PNAIC
Ciclo de Alfabetização
Formação Continuada
Prática Pedagógica
PNAIC Program
Literacy Cycle
Continuing Education
Pedagogical Practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Programa PNAIC
Ciclo de Alfabetização
Formação Continuada
Prática Pedagógica
PNAIC Program
Literacy Cycle
Continuing Education
Pedagogical Practice
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este trabalho tem como objetivo principal analisar o programa PNAIC e suas implicações para a organização do processo pedagógico do Ciclo de Alfabetização, tendo como ponto de partida a formação continuada de professores alfabetizadores. O interesse inicial pela pesquisa se deu devido às minhas experiências profissionais com Ciclo de Alfabetização e com o objeto de estudo, pois atuei como formadora do programa PNAIC nos anos 2013, 2014 e 2015. O aporte teórico se baseia em diversos especialistas da área da educação, da alfabetização e do letramento, que são subjacentes ao programa PNAIC, tais como: Emília Ferreiro, Magda Soares, Arthur Morais, Mikhail Bakhtin, Francisco Imbernón, José G. Sacristán, a fim de articular os conhecimentos empíricos com o conhecimento científico. Buscamos situar a alfabetização como problema na ordem da organização do trabalho escolar, o que é proposto objetivamente pelo programa PNAIC. Para tanto, definimos três objetivos específicos: caracterizar as concepções de alfabetização e letramento do professor alfabetizador, considerando seu percurso formativo e as bases da proposta pedagógica do PNAIC; descrever e analisar o processo e as mediações do trabalho pedagógico do Ciclo de Alfabetização a partir da perspectiva do letramento e analisar as implicações do programa PNAIC para a organização do trabalho escolar, tendo como referência a proposta de alfabetização na perspectiva do letramento para o Ciclo de Alfabetização. Para alcançar os objetivos propostos, organizamos a trilha metodológica com base nas técnicas da entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental, tendo como local de pesquisa as turmas do Ciclo de Alfabetização de uma escola urbana do município de Parintins/AM. O trabalho foi organizado em três capítulos, sendo que o primeiro dimensionará a base de fundamentação do programa PNAIC, abordando as concepções teóricas que sustentam esse programa e destacando também a relação entre prática pedagógica e concepção de ensino e aprendizagem proposta pelo programa PNAIC. No segundo capítulo, evidenciamos as especificidades e avanços do programa PNAIC, no contexto histórico da formação de professores alfabetizadores, estabelecendo relação com os outros programas de formação de professores da educação básica, que antecederam o programa PNAIC, como PRALER e Pró-letramento. O terceiro capítulo traz como vertente a pesquisa de campo realizada em uma escola urbana do município de Parintins. Primeiramente, explicitaremos as características da escola e dos sujeitos da pesquisa, a rotina das turmas do Ciclo de alfabetização, a organização do espaço e do tempo pedagógico nessa fase escolar. A pesquisa revela que a proposta metodológica do programa PNAIC, desenvolvida durante as formações continuadas, incidiu diretamente nas práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras, pois elementos da proposta foram incorporados na rotina das professoras com as turmas de alfabetização. Verificou-se ser viável, na prática pedagógica, as ideias e o uso dos recursos propostos pelo programa PNAIC. Mas vale ressaltar que as implicações do programa PNAIC ainda não alteraram, efetivamente, a organização do processo pedagógico da escola e das secretarias de educação, sendo necessário refletir e discutir sobre a proposta do programa PNAIC como a principal política pública para o Ciclo de Alfabetização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T18:57:21Z
2018-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Ruth Araújo da. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador. 2018. f.123. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6528
identifier_str_mv CUNHA, Ruth Araújo da. O Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – e suas implicações na formação e na prática pedagógica do professor alfabetizador. 2018. f.123. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234114178088960