O ensino de Biotecnologia na UFAM, campus Humaitá-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Leonardo Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6419857371436763, https://orcid.org/0000-0002-5505-7181
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7992
Resumo: Nos anos 70, uma nova modalidade de produção foi estabelecida como resultado das contribuições tecnológicas, a Biotecnologia. Atualmente, é amplamente difundida nas grandes empresas/indústrias, principalmente, relacionadas com a produção de alimentos e fármacos. A Biotecnologia perdura aproximadamente 12 mil anos, desde a utilização de organismos, como prática convencional, na antiguidade, ou como Ciência após as significativas contribuições advindas da revolução industrial e avanço da tecnologia. Diante disso, considerou-se o seguinte questionamento: qual o motivo da demora em aproximar a Biotecnologia, dos conteúdos ministrados nos cursos de graduação que estão vinculados com a grande área das Ciências Naturais? Essa pesquisa objetivou analisar sob a perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético como a Biotecnologia recebe valor mediante a abordagem dos conteúdos em um curso de Licenciatura dupla em Ciências Naturais Biologia/Química. Buscou-se avaliar a percepção dos estudantes sobre o ensino da Biotecnologia e entender como esta Ciência pode contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico dos estudantes diante dos problemas que afetam a humanidade. Esta pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) Campus Vale do Rio Madeira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) localizado na cidade de Humaitá- AM. Foram entrevistados, estudantes periodizados e não periodizados que cumpriram o mínimo de 60% da carga horária completa no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, a qual totalizaram 18 estudantes. A coleta de dados foi realizada pela pesquisa bibliográfica e análise documental. E também pela observação direta extensiva, na qual, inclui-se a aplicação de questionário. Em relação ao ensino de Biotecnologia no Brasil, constatou-se que muito pouco se discute sobre o seu ensino, pois, dos trabalhos de dissertações e teses apenas 9,0% das 210 pesquisas analisadas tiveram correspondência com os descritores ensino e percepção de Biotecnologia. Tal cenário piora, quando se leva em consideração os artigos científicos, uma vez que dos 290 artigos analisados 3,4% tiveram relação com os mesmos descritores acima mencionados. Foi possível notar também, que os trabalhos pesquisados entre 2000 a 2019 destacam-se por apresentarem resultados de pesquisas experimentais aplicadas, e de opinião, todavia, não se discute a importância do processo de ensino-aprendizagem da Biotecnologia na formação de professores. Os resultados nos levam a pensar que tal situação pode ser decorrente da ínfima abordagem sobre os conteúdos de Biotecnologia nos espaços de ensino. O que nos levou a concluir que se faz necessário melhorar as abordagens de conteúdos da Biotecnologia no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA/UFAM, pois, apesar de 88,9% dos estudantes terem afirmado saber o que é Biotecnologia, ao analisar suas afirmações, notou-se insuficiente conteúdo para expressar de fato um entendimento adequado sobre o que é Biotecnologia. Portanto, faz-se necessário dispor de um ensino teórico e prático da Biotecnologia na formação de professores, considerando a sua dimensão tecnológica nos diferentes níveis de ensino básico, mas, especificamente no ensino superior, no qual, formam-se professores com a missão de contribuir com as mudanças da realidade do ser social numa relação do saber e fazer da Ciência e Tecnologia.
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Diante disso, considerou-se o seguinte questionamento: qual o motivo da demora em aproximar a Biotecnologia, dos conteúdos ministrados nos cursos de graduação que estão vinculados com a grande área das Ciências Naturais? Essa pesquisa objetivou analisar sob a perspectiva do Materialismo Histórico e Dialético como a Biotecnologia recebe valor mediante a abordagem dos conteúdos em um curso de Licenciatura dupla em Ciências Naturais Biologia/Química. Buscou-se avaliar a percepção dos estudantes sobre o ensino da Biotecnologia e entender como esta Ciência pode contribuir para o desenvolvimento de um pensamento crítico dos estudantes diante dos problemas que afetam a humanidade. Esta pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) Campus Vale do Rio Madeira da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) localizado na cidade de Humaitá- AM. Foram entrevistados, estudantes periodizados e não periodizados que cumpriram o mínimo de 60% da carga horária completa no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, a qual totalizaram 18 estudantes. A coleta de dados foi realizada pela pesquisa bibliográfica e análise documental. E também pela observação direta extensiva, na qual, inclui-se a aplicação de questionário. Em relação ao ensino de Biotecnologia no Brasil, constatou-se que muito pouco se discute sobre o seu ensino, pois, dos trabalhos de dissertações e teses apenas 9,0% das 210 pesquisas analisadas tiveram correspondência com os descritores ensino e percepção de Biotecnologia. Tal cenário piora, quando se leva em consideração os artigos científicos, uma vez que dos 290 artigos analisados 3,4% tiveram relação com os mesmos descritores acima mencionados. Foi possível notar também, que os trabalhos pesquisados entre 2000 a 2019 destacam-se por apresentarem resultados de pesquisas experimentais aplicadas, e de opinião, todavia, não se discute a importância do processo de ensino-aprendizagem da Biotecnologia na formação de professores. Os resultados nos levam a pensar que tal situação pode ser decorrente da ínfima abordagem sobre os conteúdos de Biotecnologia nos espaços de ensino. O que nos levou a concluir que se faz necessário melhorar as abordagens de conteúdos da Biotecnologia no curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA/UFAM, pois, apesar de 88,9% dos estudantes terem afirmado saber o que é Biotecnologia, ao analisar suas afirmações, notou-se insuficiente conteúdo para expressar de fato um entendimento adequado sobre o que é Biotecnologia. Portanto, faz-se necessário dispor de um ensino teórico e prático da Biotecnologia na formação de professores, considerando a sua dimensão tecnológica nos diferentes níveis de ensino básico, mas, especificamente no ensino superior, no qual, formam-se professores com a missão de contribuir com as mudanças da realidade do ser social numa relação do saber e fazer da Ciência e Tecnologia.In the 1970s, a new type of production was established as a result of technological contributions, Biotechnology. Currently, it is widespread in large companies / industries, mainly related to the production of food and drugs. Biotechnology has lasted approximately 12 thousand years, since the use of organisms, as a conventional practice, in antiquity, or as Science after the significant contributions arising from the industrial revolution and the advancement of technology. In view of this, the following question was considered: what is the reason for the delay in bringing Biotechnology closer to the content taught in undergraduate courses that are linked to the large area of Natural Sciences? This research aimed to analyze from the perspective of Historical and Dialectical Materialism how Biotechnology receives value by approaching the contents in a dual degree course in Natural Sciences Biology / Chemistry. We sought to assess the students' perception of Biotechnology teaching and understand how this Science can contribute to the development of critical thinking among students in the face of problems that affect humanity. This research was developed at the Institute of Education, Agriculture and Environment (IEAA) Vale do Rio Madeira Campus of the Federal University of Amazonas (UFAM) located in the city of Humaitá- AM. Interviewed, periodized and non-periodized students who fulfilled a minimum of 60% of the total workload in the Bachelor of Science: Biology and Chemistry course, which totaled 18 students. Data collection was performed by bibliographic research and document analysis. And also by extensive direct observation, which includes the application of a questionnaire. Regarding the teaching of Biotechnology in Brazil, it was found that very little is discussed about its teaching, since of the works of dissertations and theses only 9.0% of the 210 researches analyzed corresponded to the descriptors teaching and perception of Biotechnology. This scenario worsens when scientific articles are taken into account, since of the 290 articles analyzed, 3.4% were related to the same descriptors mentioned above. It was also possible to note that the works researched between 2000 and 2019 stand out for presenting results of applied experimental research, and of opinion, however, the importance of the teaching-learning process of Biotechnology in teacher training is not discussed. The results lead us to think that this situation may be due to the very small approach to the contents of Biotechnology in teaching spaces. Which led us to conclude that it is necessary to improve the approaches to Biotechnology content in the Bachelor of Science: Biology and Chemistry course at IEAA / UFAM, because, although 88.9% of the students stated that they know what Biotechnology is, when analyzing his statements, there was insufficient content to actually express an adequate understanding of what Biotechnology is. Therefore, it is necessary to have a theoretical and practical teaching of Biotechnology in teacher training, considering its technological dimension at different levels of basic education, but specifically in higher education, in which teachers are trained with the mission of contribute to changes in the reality of the social being in a relationship of knowledge and doing of Science and Technology.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesCosta, Heron Salazarhttp://lattes.cnpq.br/9498793839739367Moura, Osvanda Silva dehttp://lattes.cnpq.br/6645304551883488Lima, Renato Abreuhttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865Alves, Leonardo Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6419857371436763https://orcid.org/0000-0002-5505-71812020-11-04T18:07:56Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Leonardo Carvalho. O ensino de Biotecnologia na UFAM, campus Humaitá-AM. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7992porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-05T05:03:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-05T05:03:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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