O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732 |
Resumo: | Nesta dissertação, investiga-se o uso dos operadores mas e embora nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. Este estudo objetiva examinar a trajetória desses dois articuladores textuais, bem como o desdobramento dos valores adversativos e concessivos que expressam. Para isso, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza documental e modalidade pautada a análise de conteúdo, fundamentada no Funcionalismo Linguístico, com auxílio da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Os resultados obtidos mostraram equilíbrio no número de ocorrências (trinta e nove mas e quarenta embora), no corpus. Também, na construção com negação de inferência, houve proximidade de casos (dezenove mas e quinze embora). Por outro lado, evidenciou-se uma discrepância no número de ocorrências do contraste, com três ocorrências para mas e vinte e cinco para embora. Com os valores semântico-argumentativos de mas, teve-se algo semelhante: oito ocorrências para masSN e vinte e sete para masPA. Na análise empreendida, verificou-se que o sentido dos operadores pesquisados, além dos significados construídos pelos aspectos sintáticos e semânticos, atrela-se à necessidade comunicativa do escritor/leitor. Assim, se a intenção é a estratégia do suspense, opta-se pelo raciocínio adversativo (mas), se pela estratégia de antecipação, elege-se o raciocínio concessivo (embora) |
id |
UFAM_4453a0b7f6cb6cd60aa18ba9a623deac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4732 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino MédioOperadores argumentativosValores adversativosValores concessivosCIÊNCIAS HUMANAS: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESNesta dissertação, investiga-se o uso dos operadores mas e embora nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. Este estudo objetiva examinar a trajetória desses dois articuladores textuais, bem como o desdobramento dos valores adversativos e concessivos que expressam. Para isso, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza documental e modalidade pautada a análise de conteúdo, fundamentada no Funcionalismo Linguístico, com auxílio da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Os resultados obtidos mostraram equilíbrio no número de ocorrências (trinta e nove mas e quarenta embora), no corpus. Também, na construção com negação de inferência, houve proximidade de casos (dezenove mas e quinze embora). Por outro lado, evidenciou-se uma discrepância no número de ocorrências do contraste, com três ocorrências para mas e vinte e cinco para embora. Com os valores semântico-argumentativos de mas, teve-se algo semelhante: oito ocorrências para masSN e vinte e sete para masPA. Na análise empreendida, verificou-se que o sentido dos operadores pesquisados, além dos significados construídos pelos aspectos sintáticos e semânticos, atrela-se à necessidade comunicativa do escritor/leitor. Assim, se a intenção é a estratégia do suspense, opta-se pelo raciocínio adversativo (mas), se pela estratégia de antecipação, elege-se o raciocínio concessivo (embora)This dissertation, investigates the use of operators but and although in students’ argumentative texts of the 3rd grade of high school. This study aims to examine the route of these textual articulators as well as their deployment adversative and concessive values expressed by them. For this reason, there is a research with qualitative approach, nature documentary and modality based on content analysis, grounded on Linguistic Functionalism, with the help of Textual Linguistic and Semantic Argumentative. The results showed a balance in the number of occurrences (thirty-nine but and forty although), in the corpus. In construction also with negative inference, there were imminence cases (nineteen but and fifteen although). On the other hand, was evidenced a discrepancy in the number of occurrences of the contrast, three occurrences to but and twenty-five to although. But as argumentative semantic values there was something similar: eight occurrences to butSN and twenty-seven to butPA. It was found that the meaning of the operators researched on this analysis, besides the meaning made by syntactic and semantic aspects, put to communicative necessity of writer/reader. So, if the intention is the thriller strategy, (but) is chosen to adversarial reasoning, by the anticipation strategy, (although) is elected as concessive reasoningFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasCampos, Maria Sandrahttp://lattes.cnpq.br/2057190547885429Campos, Maria SandraFerreira, Ediene PenaSouza, Sergio Augusto Freire deCosta, Antonio Vianez dahttp://lattes.cnpq.br/00885400912320202015-12-03T13:47:07Z2015-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Antonio Vianez da. O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. 201. 147f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-31T11:56:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-31T11:56:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
title |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
spellingShingle |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio Costa, Antonio Vianez da Operadores argumentativos Valores adversativos Valores concessivos CIÊNCIAS HUMANAS: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
title_full |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
title_fullStr |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
title_sort |
O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio |
author |
Costa, Antonio Vianez da |
author_facet |
Costa, Antonio Vianez da http://lattes.cnpq.br/0088540091232020 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0088540091232020 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Sandra http://lattes.cnpq.br/2057190547885429 Campos, Maria Sandra Ferreira, Ediene Pena Souza, Sergio Augusto Freire de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Antonio Vianez da http://lattes.cnpq.br/0088540091232020 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Operadores argumentativos Valores adversativos Valores concessivos CIÊNCIAS HUMANAS: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Operadores argumentativos Valores adversativos Valores concessivos CIÊNCIAS HUMANAS: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Nesta dissertação, investiga-se o uso dos operadores mas e embora nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. Este estudo objetiva examinar a trajetória desses dois articuladores textuais, bem como o desdobramento dos valores adversativos e concessivos que expressam. Para isso, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza documental e modalidade pautada a análise de conteúdo, fundamentada no Funcionalismo Linguístico, com auxílio da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Os resultados obtidos mostraram equilíbrio no número de ocorrências (trinta e nove mas e quarenta embora), no corpus. Também, na construção com negação de inferência, houve proximidade de casos (dezenove mas e quinze embora). Por outro lado, evidenciou-se uma discrepância no número de ocorrências do contraste, com três ocorrências para mas e vinte e cinco para embora. Com os valores semântico-argumentativos de mas, teve-se algo semelhante: oito ocorrências para masSN e vinte e sete para masPA. Na análise empreendida, verificou-se que o sentido dos operadores pesquisados, além dos significados construídos pelos aspectos sintáticos e semânticos, atrela-se à necessidade comunicativa do escritor/leitor. Assim, se a intenção é a estratégia do suspense, opta-se pelo raciocínio adversativo (mas), se pela estratégia de antecipação, elege-se o raciocínio concessivo (embora) |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03T13:47:07Z 2015-05-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Antonio Vianez da. O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. 201. 147f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732 |
identifier_str_mv |
COSTA, Antonio Vianez da. O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. 201. 147f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732014593540096 |