O brincar na Educação Infantil em uma escola do campo no Município de Humaitá-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Welton de Araujo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7358323647524184, https://orcid.org/0000-0002-3416-7496
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8338
Resumo: A Educação Infantil, nas escolas do campo, é obrigatória e depende de uma legislação brasileira e de um currículo que reflita sobre as características e as necessidades dos povos do campo. Nesse contexto, o brincar é um direito garantido no desenvolvimento infantil em todos os espaços, aqui abordado especialmente na educação formal. Assim sendo, esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação Infantil (GEPEDIN) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), teve como objetivo geral analisar como o brincar está presente nos planejamentos das professoras da Educação Infantil na Escola Municipal Manoel de Oliveira Santos, situada na comunidade Realidade – BR 319 - Km 100, na área rural do município de Humaitá – Amazonas. Para alcançar essa finalidade, os seguintes objetivos específicos foram delineados: descrever o processo de construção da Educação Infantil e da Educação do Campo; identificar o brincar no planejamento de ensino da professora das turmas de Educação Infantil da Escola Municipal Manoel de Oliveira Santos; analisar como o brincar se configura no planejamento de professoras de uma escola da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de caso cuja metodologia de investigação adotada se caracteriza como qualitativa, a qual utilizou como técnicas da coleta dos dados um questionário estruturado e diálogos com os sujeitos envolvidos: três professoras da Educação Infantil (2019 e 2020), dois gestores (2019 e 2020) e a pedagoga (2019 e 2020) da escola e, também, a Coordenação da Área do Campo da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa apontam que o brincar é um direito da criança em todos os espaços, e a escola é o espaço formal de educação da criança que precisa garantir que esse direito seja respeitado. Além disso, o brincar precisa acontecer também somente pelo brincar, sem objetivos relacionados a qualquer conteúdo/proposta ou habilidade a ser desenvolvida. Identificou-se, também, que o brincar faz parte dos planejamentos de uma das professoras investigadas, que há intencionalidade ao propor as atividades que agregaram o brincar: brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, porém o brincar pelo brincar ainda não foi contemplado nas atividades propostas. Ressalta-se que a pesquisa envolveu um período pandêmico da Covid-19 e, por isso, para que a formação e a orientação pedagógica para a realização dos planejamentos pudessem ter interferido na elaboração das atividades, os profissionais da escola do campo do município de Humaitá necessitariam de formação continuada voltada às especificidades das crianças da Educação Infantil.
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Assim sendo, esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação Infantil (GEPEDIN) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), teve como objetivo geral analisar como o brincar está presente nos planejamentos das professoras da Educação Infantil na Escola Municipal Manoel de Oliveira Santos, situada na comunidade Realidade – BR 319 - Km 100, na área rural do município de Humaitá – Amazonas. Para alcançar essa finalidade, os seguintes objetivos específicos foram delineados: descrever o processo de construção da Educação Infantil e da Educação do Campo; identificar o brincar no planejamento de ensino da professora das turmas de Educação Infantil da Escola Municipal Manoel de Oliveira Santos; analisar como o brincar se configura no planejamento de professoras de uma escola da Educação Infantil. Trata-se de um estudo de caso cuja metodologia de investigação adotada se caracteriza como qualitativa, a qual utilizou como técnicas da coleta dos dados um questionário estruturado e diálogos com os sujeitos envolvidos: três professoras da Educação Infantil (2019 e 2020), dois gestores (2019 e 2020) e a pedagoga (2019 e 2020) da escola e, também, a Coordenação da Área do Campo da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa apontam que o brincar é um direito da criança em todos os espaços, e a escola é o espaço formal de educação da criança que precisa garantir que esse direito seja respeitado. Além disso, o brincar precisa acontecer também somente pelo brincar, sem objetivos relacionados a qualquer conteúdo/proposta ou habilidade a ser desenvolvida. Identificou-se, também, que o brincar faz parte dos planejamentos de uma das professoras investigadas, que há intencionalidade ao propor as atividades que agregaram o brincar: brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, porém o brincar pelo brincar ainda não foi contemplado nas atividades propostas. Ressalta-se que a pesquisa envolveu um período pandêmico da Covid-19 e, por isso, para que a formação e a orientação pedagógica para a realização dos planejamentos pudessem ter interferido na elaboração das atividades, os profissionais da escola do campo do município de Humaitá necessitariam de formação continuada voltada às especificidades das crianças da Educação Infantil.Early Childhood Education in Schools of rural communities is mandatory and depends on Brazilian legislation and a curriculum that reflects on the characteristics and needs of the people of the countryside. In this context, playing is a guaranteed right in child development in all spaces, addressed here especially in formal education. Therefore, this research, linked to the Group of Studies and Research on Early Childhood Education (Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação Infantil –GEPEDIN) of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas (UFAM), had as general objective to analyze how playing is present in the teachers’ lesson plans of Early Childhood Education at the Manoel de Oliveira Santos Municipal School, located in the Realidade community - BR 319 - Km 100, in the rural area of the municipality of Humaitá – Amazonas, Brazil. To achieve this purpose, the following specific objectives were outlined: to describe the construction process of Early Childhood Education and Education of rural communities; to identify playing in the teaching plan of the teacher of the Early Childhood Education classes at the Manoel de Oliveira Santos Municipal School; to analyze how playing is configured in the teachers’ lesson plans of an Early Childhood Education school. This is a case study whose research methodology adopted is characterized as qualitative, which used a structured questionnaire and dialogues with the subjects involved as data collection techniques: three teachers of Early Childhood Education (2019 and 2020), two school managers (2019 and 2020) and the school’s pedagogue (2019 and 2020) and also the Coordination of the Rural Area of the Municipal Education Secretariat. The results of the research show that playing is a child’s right in all spaces, and school is the child’s formal education space that needs to ensure that this right is respected. In addition, playing needs to happen only through playing, with no goals related to any content/proposal or skill to be developed. It was also identified that playing is part of the lesson plans of one of the investigated teachers, that there is intentionality in proposing the activities that added playing: games and playful activities, however playing just for playing has not yet been included in the proposed activities. It is noteworthy that the research involved a pandemic period of Covid-19 and, therefore, so that the training and pedagogical guidance for carrying out the plans could have interfered in the elaboration of activities, the professionals of the school of the rural community in the municipality of Humaitá would need continuing education focused on the specificities of children in Early Childhood Education.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesFranco, Zilda Gláucia Eliashttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601Nogueira, Maria Eulina Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Anjos, Cleriston Izidro doshttp://lattes.cnpq.br/7481303031221773Prata, Welton de Araujohttp://lattes.cnpq.br/7358323647524184https://orcid.org/0000-0002-3416-74962021-07-06T15:08:16Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRATA, Welton de Araujo. O brincar na Educação Infantil em uma escola do campo no Município de Humaitá-AM. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá-AM, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8338porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-07-07T05:04:08Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-07-07T05:04:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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