Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ribamar Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6656186285448807
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899
Resumo: Esta pesquisa científica tem como objetivo geral propor uma metodologia avaliativa que possa contribuir para o processo ensino - aprendizagem de Biologia, parte do seguinte problema científico: que proposta de Avaliação da Aprendizagem pode ser delineada para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Biologia? Como questões norteadoras, temos: quais as metodologias avaliativas já existentes na literatura para o ensino de Biologia? Quais as percepções dos professores e alunos sobre a utilização da Avaliação da Aprendizagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Biologia? E por final, quais os elementos seriam relevantes na elaboração de uma proposta de Avaliação da Aprendizagem? Temos três objetivos específicos: primeiro, descrever as metodologias avaliativas existentes na literatura; analisar as percepções de professores e alunos a cerca do emprego da Avaliação da Aprendizagem no ensino de Biologia e por terceiro, construir uma proposta de Avaliação da Aprendizagem através de elementos relevantes para o processo de ensino - aprendizagem de Biologia. Foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa exploratória (usando livros, visitas à escola, artigos, dissertações e tese), sondagem inicial (entrevistas com os professores e questionário com os alunos, para averiguar os dados, será feita a análise de conteúdo e a escala Likert), delineamento da proposta (identificação de elementos relevantes da análise, escolha dos elementos e a construção da proposta), percepções sobre a proposta (apresentação da proposta para os professores e alunos, será feita entrevista com os professores e questionários com os alunos, a partir dos dados será feita a análise de conteúdo). Esta pesquisa se justifica como uma inovação para o uso da Avaliação da Aprendizagem, desta forma o projeto de pesquisa tem como expectativa contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. Como resultado, todos os objetivos foram atingidos, temos as análises das respostas dos questionários dos alunos participantes que mostraram uma mudança de aproveitamento do tema apresentado, alguns instrumentos avaliativos foram bem efetivos, dessa forma a PAE foi efetiva para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Biologia, pois foi testada em sala de aula e avaliada pelos participantes do processo, no caso os alunos e o professor.
id UFAM_51fa624b72667b2e65a744348ec14ee7
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6899
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de BiologiaProcessos de ensino-aprendizagemAvaliação da aprendizagemEnsino de BiologiaProposta emergenteTeaching-learning processesLearning assessmentBiology teachingEmerging proposalOUTROS: CIÊNCIASEsta pesquisa científica tem como objetivo geral propor uma metodologia avaliativa que possa contribuir para o processo ensino - aprendizagem de Biologia, parte do seguinte problema científico: que proposta de Avaliação da Aprendizagem pode ser delineada para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Biologia? Como questões norteadoras, temos: quais as metodologias avaliativas já existentes na literatura para o ensino de Biologia? Quais as percepções dos professores e alunos sobre a utilização da Avaliação da Aprendizagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Biologia? E por final, quais os elementos seriam relevantes na elaboração de uma proposta de Avaliação da Aprendizagem? Temos três objetivos específicos: primeiro, descrever as metodologias avaliativas existentes na literatura; analisar as percepções de professores e alunos a cerca do emprego da Avaliação da Aprendizagem no ensino de Biologia e por terceiro, construir uma proposta de Avaliação da Aprendizagem através de elementos relevantes para o processo de ensino - aprendizagem de Biologia. Foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa exploratória (usando livros, visitas à escola, artigos, dissertações e tese), sondagem inicial (entrevistas com os professores e questionário com os alunos, para averiguar os dados, será feita a análise de conteúdo e a escala Likert), delineamento da proposta (identificação de elementos relevantes da análise, escolha dos elementos e a construção da proposta), percepções sobre a proposta (apresentação da proposta para os professores e alunos, será feita entrevista com os professores e questionários com os alunos, a partir dos dados será feita a análise de conteúdo). Esta pesquisa se justifica como uma inovação para o uso da Avaliação da Aprendizagem, desta forma o projeto de pesquisa tem como expectativa contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. Como resultado, todos os objetivos foram atingidos, temos as análises das respostas dos questionários dos alunos participantes que mostraram uma mudança de aproveitamento do tema apresentado, alguns instrumentos avaliativos foram bem efetivos, dessa forma a PAE foi efetiva para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Biologia, pois foi testada em sala de aula e avaliada pelos participantes do processo, no caso os alunos e o professor.This scientific research has as general objective to propose an evaluation methodology that can contribute to the teaching - learning process of Biology, part of the following scientific problem: what proposal of Assessment of Learning can be outlined to contribute to the teaching - learning process of Biology? As guiding questions, what are the evaluation methodologies already existent in the literature for the teaching of biology? What are the perceptions of teachers and students about the use of Learning Assessment to improve the teaching-learning process of Biology? And by the end, what elements would be relevant in the elaboration of a proposal of Evaluation of the Learning? We have three specific objectives: first, to describe the evaluation methodologies existing in the literature; to analyze the perceptions of teachers and students about the use of the Assessment of Learning in the teaching of Biology and by third, to construct a proposal of Assessment of Learning through elements relevant to the teaching - learning process of Biology. The following steps were carried out: exploratory research (using books, school visits, articles, dissertations and thesis), initial survey (interviews with teachers and questionnaire with students, to analyze data, content analysis and scale Likert), outline of the proposal (identification of relevant elements of the analysis, choice of elements and proposal construction), perceptions about the proposal (presentation of proposal for teachers and students, interviews with teachers and questionnaires with students, from the data will be done content analysis). This research is justified as an innovation for the use of Learning Assessment, in this way the research project has as an expectation to contribute to the teaching-learning of Biology. As a result, all the objectives were reached, we analyzed the answers of the questionnaires of the participating students that showed a change of use of the presented theme, some evaluation instruments were very effective, in this way the EAP was effective for the improvement of the teaching learning process of Biology, since it was tested in the classroom and evaluated by the participants of the process, in the case the students and the teacher.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaGil, Antonio Xavierhttp://lattes.cnpq.br/5057484902608817Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Amorim, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Ramos, Ribamar Alveshttp://lattes.cnpq.br/66561862854488072019-01-24T15:47:50Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-01-25T05:15:40Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-01-25T05:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
title Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
Ramos, Ribamar Alves
Processos de ensino-aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Biologia
Proposta emergente
Teaching-learning processes
Learning assessment
Biology teaching
Emerging proposal
OUTROS: CIÊNCIAS
title_short Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
title_full Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
title_sort Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia
author Ramos, Ribamar Alves
author_facet Ramos, Ribamar Alves
http://lattes.cnpq.br/6656186285448807
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6656186285448807
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Antonio Xavier
http://lattes.cnpq.br/5057484902608817
Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Amorim, Alcides de Castro
http://lattes.cnpq.br/2095519556544958
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ribamar Alves
http://lattes.cnpq.br/6656186285448807
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de ensino-aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Biologia
Proposta emergente
Teaching-learning processes
Learning assessment
Biology teaching
Emerging proposal
OUTROS: CIÊNCIAS
topic Processos de ensino-aprendizagem
Avaliação da aprendizagem
Ensino de Biologia
Proposta emergente
Teaching-learning processes
Learning assessment
Biology teaching
Emerging proposal
OUTROS: CIÊNCIAS
description Esta pesquisa científica tem como objetivo geral propor uma metodologia avaliativa que possa contribuir para o processo ensino - aprendizagem de Biologia, parte do seguinte problema científico: que proposta de Avaliação da Aprendizagem pode ser delineada para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Biologia? Como questões norteadoras, temos: quais as metodologias avaliativas já existentes na literatura para o ensino de Biologia? Quais as percepções dos professores e alunos sobre a utilização da Avaliação da Aprendizagem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Biologia? E por final, quais os elementos seriam relevantes na elaboração de uma proposta de Avaliação da Aprendizagem? Temos três objetivos específicos: primeiro, descrever as metodologias avaliativas existentes na literatura; analisar as percepções de professores e alunos a cerca do emprego da Avaliação da Aprendizagem no ensino de Biologia e por terceiro, construir uma proposta de Avaliação da Aprendizagem através de elementos relevantes para o processo de ensino - aprendizagem de Biologia. Foram realizadas as seguintes etapas: pesquisa exploratória (usando livros, visitas à escola, artigos, dissertações e tese), sondagem inicial (entrevistas com os professores e questionário com os alunos, para averiguar os dados, será feita a análise de conteúdo e a escala Likert), delineamento da proposta (identificação de elementos relevantes da análise, escolha dos elementos e a construção da proposta), percepções sobre a proposta (apresentação da proposta para os professores e alunos, será feita entrevista com os professores e questionários com os alunos, a partir dos dados será feita a análise de conteúdo). Esta pesquisa se justifica como uma inovação para o uso da Avaliação da Aprendizagem, desta forma o projeto de pesquisa tem como expectativa contribuir para o ensino-aprendizagem de Biologia. Como resultado, todos os objetivos foram atingidos, temos as análises das respostas dos questionários dos alunos participantes que mostraram uma mudança de aproveitamento do tema apresentado, alguns instrumentos avaliativos foram bem efetivos, dessa forma a PAE foi efetiva para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Biologia, pois foi testada em sala de aula e avaliada pelos participantes do processo, no caso os alunos e o professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2019-01-24T15:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899
identifier_str_mv RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234116372758528