O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Claudia Araújo Moura Nunes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0120008612812335
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5460
Resumo: A educação superior no Brasil está enfrentando um período de muita competitividade com o grande aumento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Com isso, a qualidade da educação nessas instituições ficou profundamente degradada, gerando com isso, insatisfação por parte de todo corpo acadêmico e inclusive por parte do mercado. Tendo isto em vista, este estudo versa sobre o trabalho docente como determinante de qualidade em uma Instituição de Ensino Superior (IES), particular e tem por objetivo analisar os indicadores que possam influenciar no processo ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados foram simultaneamente as pesquisas bibliográfica e descritiva, optando-se pela técnica do estudo de caso. Os resultados sinalizam para um Ensino Superior em transição, percebendo-se pela análise dos dados que um percentual significativo de professores ainda não atentaram para a necessidade da capacidade construtiva como um dos indicadores de qualidade no Ensino Superior.
id UFAM_53fce7decd058baf1fe873a29e385b9a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5460
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de ManausEducação SuperiorQualidade do ensinoTrabalho DocenteIndicadores de qualidadeENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA educação superior no Brasil está enfrentando um período de muita competitividade com o grande aumento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Com isso, a qualidade da educação nessas instituições ficou profundamente degradada, gerando com isso, insatisfação por parte de todo corpo acadêmico e inclusive por parte do mercado. Tendo isto em vista, este estudo versa sobre o trabalho docente como determinante de qualidade em uma Instituição de Ensino Superior (IES), particular e tem por objetivo analisar os indicadores que possam influenciar no processo ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados foram simultaneamente as pesquisas bibliográfica e descritiva, optando-se pela técnica do estudo de caso. Os resultados sinalizam para um Ensino Superior em transição, percebendo-se pela análise dos dados que um percentual significativo de professores ainda não atentaram para a necessidade da capacidade construtiva como um dos indicadores de qualidade no Ensino Superior.The higher education in Brazil is facing a serious moment due to the fact that the number of private Higher Educational Institutions is increasing fast lately. Because of that, the education quality in those institutions has got deeply degraded, which is producing dissatisfaction of the whole academic body and, also, the market. Having that in mind, this study states the professor’s work that can determine the quality of the education in a private higher institution and it aims at analyzing the possible quality indicators in the teachinglearning process. The methodological procedures used were simultaneously the bibliographic research and the descriptive research, being chosen the case study technique. The results pointed to a higher education that is facing a period of transition due to the fact that a percentage of the professors have not realized to the need of the constructive capacity as one of the quality indicator in the Higher Education.Agência de Fomento não informadaUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoMonteiro, Ierecê Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755Nóbrega, Juraci Carlos de CastroSilva, Clauzionor Lima daSantos, Maria Claudia Araújo Moura Nuneshttp://lattes.cnpq.br/01200086128123352017-01-30T14:47:29Z2007-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Cláudia A. M. Nunes. O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5460porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-01-31T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-01-31T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
title O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
spellingShingle O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
Santos, Maria Claudia Araújo Moura Nunes
Educação Superior
Qualidade do ensino
Trabalho Docente
Indicadores de qualidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
title_full O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
title_fullStr O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
title_full_unstemmed O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
title_sort O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus
author Santos, Maria Claudia Araújo Moura Nunes
author_facet Santos, Maria Claudia Araújo Moura Nunes
http://lattes.cnpq.br/0120008612812335
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0120008612812335
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Ierecê Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7671831772363755
Nóbrega, Juraci Carlos de Castro
Silva, Clauzionor Lima da
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Claudia Araújo Moura Nunes
http://lattes.cnpq.br/0120008612812335
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Qualidade do ensino
Trabalho Docente
Indicadores de qualidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Educação Superior
Qualidade do ensino
Trabalho Docente
Indicadores de qualidade
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description A educação superior no Brasil está enfrentando um período de muita competitividade com o grande aumento do número de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Com isso, a qualidade da educação nessas instituições ficou profundamente degradada, gerando com isso, insatisfação por parte de todo corpo acadêmico e inclusive por parte do mercado. Tendo isto em vista, este estudo versa sobre o trabalho docente como determinante de qualidade em uma Instituição de Ensino Superior (IES), particular e tem por objetivo analisar os indicadores que possam influenciar no processo ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados foram simultaneamente as pesquisas bibliográfica e descritiva, optando-se pela técnica do estudo de caso. Os resultados sinalizam para um Ensino Superior em transição, percebendo-se pela análise dos dados que um percentual significativo de professores ainda não atentaram para a necessidade da capacidade construtiva como um dos indicadores de qualidade no Ensino Superior.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-26
2017-01-30T14:47:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria Cláudia A. M. Nunes. O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5460
identifier_str_mv SANTOS, Maria Cláudia A. M. Nunes. O trabalho docente como determinante de qualidade em educação: um estudo de caso em uma IES privada do município de Manaus. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732019704299520