Educação do campo: recorte das Políticas Públicas no município de Maués- AM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Ana Cristina Tavares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1623603213949719
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4899
Resumo: A dissertação de mestrado educação do campo: recorte das políticas públicas no município de Maués-AM insere-se nas investigações e estudos da Educação do Campo e foi concebida no âmbito da linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Com objetivo mais amplo de analisar as políticas públicas da Educação do Campo no município de Maués, investigando a organização desta educação a partir dos agentes envolvidos - coordenação e professores - e apresenta-se como uma proposta reflexivo-crítica acerca das políticas implantadas no município, na tentativa de entender as interfaces da cultura do homem caboclo na formulação e aplicação do currículo escolar. Metodologicamente, a pesquisa assumiu uma natureza qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários e a técnica de entrevista semiestruturada. Os sujeitos envolvidos nesta investigação foram 13 técnicos da SEMED/Maués, incluindo os coordenadores e, ainda, 84 professores num recorte amplo, sendo que 11 participaram das entrevistas e da observação in loco. Nesse sentido, a pesquisa reconhecendo as especificidades e a necessidade de constituição de outros currículos a partir de um projeto de Educação do Campo que seja capaz de possibilitar que as vozes do homem do campo sejam ouvidas nas decisões e debates que lhes interessa. Portanto, a pesquisa propugna pela construção da escola do campo ensejada pela sociedade civil organizada local, que seja capaz de responder aos novos desafios, tensões e contradições presentes no campo de nossa floresta, capaz de elevar a consciência crítica dos sujeitos presentes no processo, se constitui como uma das formas possíveis de produzir conhecimento, reconhecendo as especificidades e a necessidade de constituição de outros currículos a partir de um projeto de Educação do Campo que seja capaz de possibilitar que as vozes do homem do campo sejam ouvidas nas decisões e debates que lhes interessa. Portanto, a pesquisa propugna pela construção da escola do campo ensejada pela sociedade civil organizada local, que seja capaz de responder aos novos desafios, tensões e contradições presentes no campo de nossa floresta, capaz de elevar a consciência crítica dos sujeitos presentes no processo.
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Metodologicamente, a pesquisa assumiu uma natureza qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários e a técnica de entrevista semiestruturada. Os sujeitos envolvidos nesta investigação foram 13 técnicos da SEMED/Maués, incluindo os coordenadores e, ainda, 84 professores num recorte amplo, sendo que 11 participaram das entrevistas e da observação in loco. Nesse sentido, a pesquisa reconhecendo as especificidades e a necessidade de constituição de outros currículos a partir de um projeto de Educação do Campo que seja capaz de possibilitar que as vozes do homem do campo sejam ouvidas nas decisões e debates que lhes interessa. Portanto, a pesquisa propugna pela construção da escola do campo ensejada pela sociedade civil organizada local, que seja capaz de responder aos novos desafios, tensões e contradições presentes no campo de nossa floresta, capaz de elevar a consciência crítica dos sujeitos presentes no processo, se constitui como uma das formas possíveis de produzir conhecimento, reconhecendo as especificidades e a necessidade de constituição de outros currículos a partir de um projeto de Educação do Campo que seja capaz de possibilitar que as vozes do homem do campo sejam ouvidas nas decisões e debates que lhes interessa. Portanto, a pesquisa propugna pela construção da escola do campo ensejada pela sociedade civil organizada local, que seja capaz de responder aos novos desafios, tensões e contradições presentes no campo de nossa floresta, capaz de elevar a consciência crítica dos sujeitos presentes no processo.The master's thesis FIELD OF EDUCATION: clipping of public policies in Maués-AM Municipality is part of the research and the field of education studies and is designed as part of the research line Education, Public Policy and Regional Development Program of Post - degree in Education from the Federal University of Amazonas (PPGE / UFAM). With the broader objective of analyzing public policies field of education in the municipality of Maués, investigating the organization of this education from stakeholders - Coordination and teachers - and presents itself as a reflective-critical proposal about the policies in place in the municipality, in an attempt to understand the interfaces of the mestizo man culture in formulating and implementing the school curriculum. Methodologically, the research took a qualitative nature, whose data collection instruments were: literature review, document analysis, questionnaires and semi-structured interview technique. The subjects involved in this research were 13 technicians SEMED / Maués, including engineers and also 84 teachers in a wide cut, and 11 teachers participated in the interviews and observation in locus. In this sense, the research is constituted as one of the possible ways of producing knowledge, recognizing the specificities and the need for establishment of other resumes from a Rural Education project to be able to enable the voices of the rural worker is heard the decisions and discussions that interest them. Therefore, the research advocates occasioned by the construction field school in the local civil society, to be able to meet the new challenges, tensions and contradictions in the camp of our forest, able to raise critical awareness of the subjects present in the process.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de Educação Física e FisioterapiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel Botelhohttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379Pimenta, Ana Cristina Tavareshttp://lattes.cnpq.br/16236032139497192016-02-23T19:27:36Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIMENTA, Ana Cristina Tavares. Educação do campo: recorte das Políticas Públicas no município de Maués- AM. 2015. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-04-21T05:03:55Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-04-21T05:03:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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