A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Thaís Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8446043708647058
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619
Resumo: O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e aprendizagem, capaz de tornar este espaço informacional cumpridor de seu papel social. A pesquisa está dimensionada nas bibliotecas escolares que atendem aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino básico, das redes públicas e privadas de educação no Brasil. Tem como base a teoria sistêmica com foco nos ecossistemas comunicacionais, direcionados ao ambiente da escola e da biblioteca escolar. Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de busca, análise e descrição de referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema, tais como livros, artigos científicos, legislações e documentos em meios eletrônicos, entre outros. Apresenta um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, além de ações e legislações nacionais voltadas a sua existência e funcionamento nas escolas e na comunidade. O estudo mostrou casos em que, aplicados os conceitos sistêmicos ao ambiente da biblioteca escolar, esta se torna capaz de contribuir efetivamente com seu papel social, como espaço direcionado a desenvolvimento e apoio às atividades de ensino, bem como centro ativo de informação e comunicação na comunidade.
id UFAM_62a21cd1c4d399daf03a0fdeccb8698e
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7619
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmicaThe school library as a transforming agent of society: an ecosystem perspectiveBibliotecas escolaresBibliotecas - Redes de informaçãoTeoria dos sistemasBibliotecas e educaçãoBibliotecas e escolasCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASBiblioteca escolar - atuaçãoPensamento sistêmico - EducaçãoAmbientes transformadoresTeoria Geral dos SistemasO estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e aprendizagem, capaz de tornar este espaço informacional cumpridor de seu papel social. A pesquisa está dimensionada nas bibliotecas escolares que atendem aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino básico, das redes públicas e privadas de educação no Brasil. Tem como base a teoria sistêmica com foco nos ecossistemas comunicacionais, direcionados ao ambiente da escola e da biblioteca escolar. Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de busca, análise e descrição de referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema, tais como livros, artigos científicos, legislações e documentos em meios eletrônicos, entre outros. Apresenta um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, além de ações e legislações nacionais voltadas a sua existência e funcionamento nas escolas e na comunidade. O estudo mostrou casos em que, aplicados os conceitos sistêmicos ao ambiente da biblioteca escolar, esta se torna capaz de contribuir efetivamente com seu papel social, como espaço direcionado a desenvolvimento e apoio às atividades de ensino, bem como centro ativo de informação e comunicação na comunidade.The study discusses about the school libraries their performance inside and outside the school, with the community. It aims to demonstrate how the applicability of communicational ecosystems in the context of the school library can contribute to the construction of a communication, information and learning center, capable of making this informational space fulfilling its social role. The research is dimensioned in the one of the school libraries that attend the students from the 1st to the 9th grade of the basic education, of the public and private education networks in Brazil. The research is based on systemic theory focusing on communicational ecosystems, directed to the school environment and the school library. Documentary and bibliographical research, of qualitative character, developed through search, analysis and description of theoretical references and other sources related to the theme, such as books, scientific articles, legislation and documents in electronic media, among others. It presents a history of school libraries in Brazil, as well as national laws and actions aimed at their existence and functioning in schools and in the community. The study showed cases where the systemic concepts applied to the school library environment can effectively contribute to its social role, as a space directed to the development and support of teaching activities, as well as an active center for information and communication in the community.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoTerra, Guilhermina de Melohttp://lattes.cnpq.br/3223150635170651Machado, Andrezza Belota Lopeshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761Vieira, Ivânia Maria Carneirohttp://lattes.cnpq.br/1719336988574799Trindade, Thaís Limahttp://lattes.cnpq.br/84460437086470582020-01-20T13:25:12Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTRINDADE, Thaís Lima. A Biblioteca Escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-01-21T05:03:54Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-01-21T05:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
The school library as a transforming agent of society: an ecosystem perspective
title A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
spellingShingle A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
Trindade, Thaís Lima
Bibliotecas escolares
Bibliotecas - Redes de informação
Teoria dos sistemas
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e escolas
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Biblioteca escolar - atuação
Pensamento sistêmico - Educação
Ambientes transformadores
Teoria Geral dos Sistemas
title_short A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
title_full A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
title_fullStr A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
title_full_unstemmed A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
title_sort A biblioteca escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica
author Trindade, Thaís Lima
author_facet Trindade, Thaís Lima
http://lattes.cnpq.br/8446043708647058
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8446043708647058
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Guilhermina de Melo
http://lattes.cnpq.br/3223150635170651
Machado, Andrezza Belota Lopes
http://lattes.cnpq.br/1078436779666761
Vieira, Ivânia Maria Carneiro
http://lattes.cnpq.br/1719336988574799
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Thaís Lima
http://lattes.cnpq.br/8446043708647058
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Bibliotecas - Redes de informação
Teoria dos sistemas
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e escolas
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Biblioteca escolar - atuação
Pensamento sistêmico - Educação
Ambientes transformadores
Teoria Geral dos Sistemas
topic Bibliotecas escolares
Bibliotecas - Redes de informação
Teoria dos sistemas
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e escolas
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Biblioteca escolar - atuação
Pensamento sistêmico - Educação
Ambientes transformadores
Teoria Geral dos Sistemas
description O estudo discute a atuação das bibliotecas escolares dentro e fora da escola e junto à comunidade. Tem por objetivo demonstrar como a aplicabilidade dos ecossistemas comunicacionais, no contexto da biblioteca escolar, poderá contribuir para a construção de um centro de comunicação, informação e aprendizagem, capaz de tornar este espaço informacional cumpridor de seu papel social. A pesquisa está dimensionada nas bibliotecas escolares que atendem aos alunos do 1° ao 9° ano do ensino básico, das redes públicas e privadas de educação no Brasil. Tem como base a teoria sistêmica com foco nos ecossistemas comunicacionais, direcionados ao ambiente da escola e da biblioteca escolar. Pesquisa documental e bibliográfica, de caráter qualitativo, desenvolvida por meio de busca, análise e descrição de referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema, tais como livros, artigos científicos, legislações e documentos em meios eletrônicos, entre outros. Apresenta um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, além de ações e legislações nacionais voltadas a sua existência e funcionamento nas escolas e na comunidade. O estudo mostrou casos em que, aplicados os conceitos sistêmicos ao ambiente da biblioteca escolar, esta se torna capaz de contribuir efetivamente com seu papel social, como espaço direcionado a desenvolvimento e apoio às atividades de ensino, bem como centro ativo de informação e comunicação na comunidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20
2020-01-20T13:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Thaís Lima. A Biblioteca Escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619
identifier_str_mv TRINDADE, Thaís Lima. A Biblioteca Escolar como agente transformador da sociedade: uma perspectiva ecossistêmica. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Informação e Comunicação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Informação e Comunicação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732038168674304