A educação especial no ensino superior: uma análise do contexto político da educação especial no curso de Pedagogia da UFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Cristina Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4053003979212375
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6950
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como os Marcos Político -Legais da Educação Especial à Educação Inclusiva vêm sendo contemplados nos Projetos Pedagógicos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, no período de 1994 a 2015. Nos últimos anos tem se buscado entender a trajetória do curso de Pedagogia no Brasil e do seu papel no Ensino Superior como formador de professores e promotores das mudanças sociais. Tem-se percebido em grande parte das universidades brasileiras, a necessidade de se debater sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva no âmbito dos cursos de formação de professores, especificamente nas licenciaturas. Para realização desta pesquisa, propôs-se analisar dois Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, por serem os únicos que foram construídos num intervalo de treze anos. Como método, a luz dos ideais do materialismo histórico dialético, consideramos o movimento dialético por entender que a educação sempre foi política e que precisamos ter clareza sobre o que o Projeto Pedagógico da Faculdade de Educação defende mediante o que está posto nos documentos internacionais e nacionais sobre a Educação Especial e Educação Inclusiva e o que determinam as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia na construção de seus Projetos Pedagógicos. O percurso metodológico adotado teve como foco a pesquisa de abordagem qualitativa com técnica de análise documental, usando como objeto deste estudo os Projetos Pedagógicos do curso em epígrafe. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados além dos Projetos Pedagógicos de 1995 e 2008, as matrizes curriculares constantes nestes Projetos com um olhar sobre as disciplinas Educação Especial e Educação Inclusiva. Tomamos como base teórica apoio nos trabalhos dos autores Tanuri, Silva, Coutinho, Saviani, estudiosos da Pedagogia e do Pedagogo, entre outros. Orrú, Carneiro, Bueno, Gatti, Mazzotta, Zoccoli, Prieto, Ranieri, Kassar, Jannuzzi, Carvalho, Matos, Lasta, entre outros que tratam da Educação Especial e Inclusiva. Alguns documentos internacionais e nacionais. E autores que falam de Projeto Pedagógico como Veiga, Masetto entre outros. O estudo aponta que ainda há muito que fazer no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, para que possa ser considerado realmente inclusivo. Posto que, no período de 1994 a 2015 o curso de Pedagogia pouco avançou em relação à Educação Especial e Educação Inclusiva, o que está demonstrado claramente em seus Projetos Pedagógicos do período pesquisado. A pesquisa realizada demonstra que as questões relativas à Educação Especial e Inclusiva, exigidas nas recomendações internacionais e nas legislações nacionais foram respondidas apenas parcialmente, ademais verifica-se também, que pouco se avançou no processo inclusivo, pois é perceptível o desinteresse quanto aos processos inclusivos estabelecidos nas determinações dos marcos político legais nacionais. O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação até o fechamento do período desta pesquisa não apresentou nenhum novo Projeto Pedagógico que contemplasse as novas Diretrizes Curriculares de 2015, nem tampouco a nova Lei de Inclusão n.o 13.146/2015 e o Plano Nacional de Educação, cuja vigência vai de 2014 a 2024. Percebe-se, assim, a partir deste contexto, o quanto o processo em relação à Educação Inclusiva caminha em passos lentos no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.
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Para realização desta pesquisa, propôs-se analisar dois Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, por serem os únicos que foram construídos num intervalo de treze anos. Como método, a luz dos ideais do materialismo histórico dialético, consideramos o movimento dialético por entender que a educação sempre foi política e que precisamos ter clareza sobre o que o Projeto Pedagógico da Faculdade de Educação defende mediante o que está posto nos documentos internacionais e nacionais sobre a Educação Especial e Educação Inclusiva e o que determinam as Diretrizes Curriculares do curso de Pedagogia na construção de seus Projetos Pedagógicos. O percurso metodológico adotado teve como foco a pesquisa de abordagem qualitativa com técnica de análise documental, usando como objeto deste estudo os Projetos Pedagógicos do curso em epígrafe. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados além dos Projetos Pedagógicos de 1995 e 2008, as matrizes curriculares constantes nestes Projetos com um olhar sobre as disciplinas Educação Especial e Educação Inclusiva. Tomamos como base teórica apoio nos trabalhos dos autores Tanuri, Silva, Coutinho, Saviani, estudiosos da Pedagogia e do Pedagogo, entre outros. Orrú, Carneiro, Bueno, Gatti, Mazzotta, Zoccoli, Prieto, Ranieri, Kassar, Jannuzzi, Carvalho, Matos, Lasta, entre outros que tratam da Educação Especial e Inclusiva. Alguns documentos internacionais e nacionais. E autores que falam de Projeto Pedagógico como Veiga, Masetto entre outros. O estudo aponta que ainda há muito que fazer no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, para que possa ser considerado realmente inclusivo. Posto que, no período de 1994 a 2015 o curso de Pedagogia pouco avançou em relação à Educação Especial e Educação Inclusiva, o que está demonstrado claramente em seus Projetos Pedagógicos do período pesquisado. A pesquisa realizada demonstra que as questões relativas à Educação Especial e Inclusiva, exigidas nas recomendações internacionais e nas legislações nacionais foram respondidas apenas parcialmente, ademais verifica-se também, que pouco se avançou no processo inclusivo, pois é perceptível o desinteresse quanto aos processos inclusivos estabelecidos nas determinações dos marcos político legais nacionais. O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação até o fechamento do período desta pesquisa não apresentou nenhum novo Projeto Pedagógico que contemplasse as novas Diretrizes Curriculares de 2015, nem tampouco a nova Lei de Inclusão n.o 13.146/2015 e o Plano Nacional de Educação, cuja vigência vai de 2014 a 2024. Percebe-se, assim, a partir deste contexto, o quanto o processo em relação à Educação Inclusiva caminha em passos lentos no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.This paper research aims to analyze how the Legal Political Frameworks of Special Education to Inclusive Education have been contemplated in the Pedagogical Projects of the Pedagogy course of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas, from 1994 to 2015. In recent years it has been sought understand the trajectory of the course of Pedagogy in Brazil and its role in Higher Education as teacher trainer and promoters of social changes. It has been noticed in a large part of the Brazilian Universities, the need to debate on Special Education and Inclusive Education in the scope of teacher training courses, specifically in the bachelor's degrees. In order to carry out this research, it was proposed to analyze two Pedagogical Projects of the Degree in Pedagogy of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas, because they were the only ones that were built in an interval of thirteen years. As a method, the light of the ideals of dialectical historical materialism, we consider the dialectic movement to understand that education has always been political and that we need to be clear about what the Pedagogical Project of the Faculty of Education defends through what is put in the international and national documents on Special Education and Inclusive Education and what determines the Curricular Guidelines of the course of Pedagogy in the construction of its Pedagogical Projects. The methodological approach adopted was focused on the qualitative research with a documental analysis technique, using as object of this study the Pedagogical Projects of the course in the epigraph. As instruments of data collection were used in addition to the Pedagogical Projects of 1995 and 2008, the curricular matrices included in these Projects with a view on the disciplines Special Education and Inclusive Education. We take as theoretical basis support in the works of the authors Tanuri, Silva, Coutinho, Saviani, Pedagogical and Pedagogical scholars, among others. Orrú, Carneiro, Bueno, Gatti, Mazzotta, Zoccoli, Prieto, Ranieri, Kassar, Jannuzzi, Carvalho, Matos, Lasta, among others that deal with Special and Inclusive Education. Some international and national documents. And authors who talk about Pedagogical Project like Veiga, Masetto among others. The study points out that there is still much to do in the Pedagogy Course of the Faculty of Education, so that it can be considered truly inclusive. Since, in the period from 1994 to 2015, the Pedagogy course has not advanced much in relation to Special Education and Inclusive Education, which is clearly demonstrated in its Pedagogical Projects of the studied period. The research carried out demonstrates that the issues related to Special and Inclusive Education, required by the 2006 Curriculum Guidelines, have been answered only partially, in addition it is also verified that little progress has been made in the inclusive process, since there is a perceptible lack of interest in inclusive processes national legal and policy frameworks. The Pedagogy course of the Faculty of Education until the closing of the period of this research did not present any new Pedagogical Project that contemplated the new Curricular Guidelines of 2015, nor the new Law of Inclusion in 13,146 / 2015 and the National Plan of Education, whose it is valid from 2014 to 2024. From this context, it is possible to see how the process in relation to Inclusive Education walks in slow steps in the Pedagogy course of the Faculty of Education of the Federal University of Amazonas.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMatos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Santos, João Otacilio Libardoni doshttp://lattes.cnpq.br/1487941865277973Fernandes, Wania Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/8182491076826479Justamand, Michelhttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818Pinto, Ana Cristina Cruzhttp://lattes.cnpq.br/40530039792123752019-02-15T13:08:43Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPINTO, Ana Cristina Cruz. A educação especial no ensino superior: uma análise do contexto político da educação especial no curso de Pedagogia da UFAM. 2018. 220 f. 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