Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Costa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
Resumo: Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.
id UFAM_82b8ab9c550301b3954abc37a2828336
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7356
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunosCombination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students.Análise combinatóriaCombinações (Matemática)MatemáticaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIAAnálise combinatóriaResolução de problemasConceitosAplicaçõesProblemas de olimpíadasEste trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.This work aims to help students and teachers in the combinatorial analysis, which is considered one of the most complex in mathematics, because it requires a potentialized reasoning to solve problems. Due to all the difficulties encountered by students and teachers such as both applied methodologies learning and lack of continuity of content, for example, this is only learned in the 2nd year of high school, we present concepts of combinatorial analysis topics such as Fundamental Principle of Counting, Permutations, Arrangements and Combinations, associated with various application problems for better understanding, as well as topics not much explained in basic education such as Inclusion-Exclusion Principle and Dirichlet Drawer Principle or Pigeon Houses Principle. We take the opportunity to present Olympics problems in several levels with solutions in many ways. Through analysis of NCP's and PROFMAT dissertations, we have demonstrated the importance of combinatorial analysis and its lag in high school students, as well as the need for its teaching in elementary school.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Prata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Amorim Neto, Alcides de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958Silva, Thiago Costa dahttp://lattes.cnpq.br/21189687702071852019-09-11T18:03:52Z2019-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-11-14T14:57:22Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-11-14T14:57:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
Combination Analysis for Basic Education: A Guide to Theories and Applications for Teachers and Students.
title Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
spellingShingle Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
Silva, Thiago Costa da
Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
title_short Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_full Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_fullStr Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_full_unstemmed Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
title_sort Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos
author Silva, Thiago Costa da
author_facet Silva, Thiago Costa da
http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Amorim Neto, Alcides de Castro
http://lattes.cnpq.br/2095519556544958
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Costa da
http://lattes.cnpq.br/2118968770207185
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
topic Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Matemática
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::MATEMATICA DISCRETA E COMBINATORIA
Análise combinatória
Resolução de problemas
Conceitos
Aplicações
Problemas de olimpíadas
description Este trabalho tem por objetivo auxiliar alunos e professores em relação à análise combinatória, que é considerado como um dos mais complexos na matemática, pelo fato de exigir raciocínio potencializado para a resolução de problemas. Por todas as dificuldades encontradas pelos alunos e professores em relação à aprendizagem tanto pelas metodologias aplicadas quanto falta de continuidade do conteúdo que somente é aprendido no 2º ano do ensino médio, apresentamos conceitos dos tópicos de análise combinatória como Princípio Fundamental da Contagem, Permutações, Arranjos e Combinações com vários problemas de aplicações para melhor entendimento, além de tópicos não muito explanados no ensino básico como Princípio da Inclusão-Exclusão e Princípio das Gavetas de Dirichlet ou Princípio das Casas dos Pombos. Aproveitamos para apresentar problemas de olimpíadas de vários níveis com soluções de muitas maneiras. Através de análises dos PCN’s e de dissertações do PROFMAT, comprovamos a importância da análise combinatória e a sua defasagem em alunos do ensino médio, assim como a necessidade de seu ensino ainda no ensino fundamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11T18:03:52Z
2019-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
identifier_str_mv SILVA, Thiago Costa da. Análise combinatória para a Educação Básica: um guia de teorias e aplicações para professores e alunos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732036207837184