A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tatiana da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6369466326853485
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3189
Resumo: A Pesquisa se inscreve em meio aos estudos que se debruçam sobre a formação de professores. Busca analisar as repercussões do PROINFANTIL no processo de formação e na prática de professores deste município de Manaquiri-AM. Para tanto se propõe a responder as seguintes questões: Qual o perfil dos professores em exercício na Educação Infantil do Amazonas tendo em vista os dados dos Censos da Educação (2005 a 2012)? Quais são as diretrizes do PROINFANTIL e como foram implementadas no contexto de Manaquiri-AM? Como o PROINFANTIL repercutiu no processo de formação e na prática dos docentes, considerados leigos, do município de Manaquiri-AM, na percepção dos próprio docentes? O lócus da pesquisa foi o município de Manaquiri-AM (distante cerca de 54 km). Participaram da pesquisa 5 (cinco) professores egressos do grupo II do PROINFANTIL e que no momento de realização da pesquisa atuavam em classes de educação infantil na sede do município e também nas comunidades que o circunvizinham. A coleta de dados ocorreu através da pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, e da pesquisa documental com a análise de relatórios e outros documentos relacionados ao Programa em estudo. Os resultados alcançados permitem afirmar que as Diretrizes do Programa foram concebidas visando proporcionar aos professores cursistas os conhecimentos considerados relevantes ao exercício da docência na educação infantil, mas a sua operacionalização não ocorreu de forma tranquila. Vários entraves ocorreram e repercutiram na organização e desenvolvimento do deste Programa. Quanto ao perfil dos professores a pesquisa apontou que o Amazonas acompanha os dados nacionais com algumas nuances em relação aos demais estados. Quanto à repercussão do Programa, ficou evidenciado que não se pode negar o impacto do Programa na vida pessoal e profissional dos professores, mas que essa repercussão ficou mais na esfera subjetiva.
id UFAM_8bcd1dd23881b73f0071a7b5ac147c88
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3189
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AMFormação de ProfessoresProgramas de FormaçãoPROINFANTILTeacher TrainingTraining ProgramsPROINFANTILCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA Pesquisa se inscreve em meio aos estudos que se debruçam sobre a formação de professores. Busca analisar as repercussões do PROINFANTIL no processo de formação e na prática de professores deste município de Manaquiri-AM. Para tanto se propõe a responder as seguintes questões: Qual o perfil dos professores em exercício na Educação Infantil do Amazonas tendo em vista os dados dos Censos da Educação (2005 a 2012)? Quais são as diretrizes do PROINFANTIL e como foram implementadas no contexto de Manaquiri-AM? Como o PROINFANTIL repercutiu no processo de formação e na prática dos docentes, considerados leigos, do município de Manaquiri-AM, na percepção dos próprio docentes? O lócus da pesquisa foi o município de Manaquiri-AM (distante cerca de 54 km). Participaram da pesquisa 5 (cinco) professores egressos do grupo II do PROINFANTIL e que no momento de realização da pesquisa atuavam em classes de educação infantil na sede do município e também nas comunidades que o circunvizinham. A coleta de dados ocorreu através da pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, e da pesquisa documental com a análise de relatórios e outros documentos relacionados ao Programa em estudo. Os resultados alcançados permitem afirmar que as Diretrizes do Programa foram concebidas visando proporcionar aos professores cursistas os conhecimentos considerados relevantes ao exercício da docência na educação infantil, mas a sua operacionalização não ocorreu de forma tranquila. Vários entraves ocorreram e repercutiram na organização e desenvolvimento do deste Programa. Quanto ao perfil dos professores a pesquisa apontou que o Amazonas acompanha os dados nacionais com algumas nuances em relação aos demais estados. Quanto à repercussão do Programa, ficou evidenciado que não se pode negar o impacto do Programa na vida pessoal e profissional dos professores, mas que essa repercussão ficou mais na esfera subjetiva.The research falls on studies focusing the training of teachers. It analyzes how the process of training and practicing of PROINFANTIL influenced the teachers in the County of Manaquiri, Amazonas, aiming, for that matter, at answering the following questions: What is the profile of teachers, who work in kindergarten in the Amazonas, taking into account the data of the 2005-2012 Educational Census? What are the guidelines of PROINFANTIL and how they were implemented in Manaquiri, Amazonas? How has PROINFANTIL been reflected in training and practicing processes of teachers considered unprepared in the County of Manaquiri, Amazonas, from the teachers own perception? The location of the research was Manaquiri, Amazonas, a community about 54 km from Manaus. Five (5) graduate teachers from PROINFANTIL II participated in the survey, teachers who had worked in childhood education classes in the County and also in surrounding communities. The data were collected through field surveys, with semistructured interviews and documentary research, analyzing reports and other documents related to the program under scrutiny. The results obtained enable us to state that the Program Guidelines were designed to provide the participating teachers the knowledge considered relevant for the practice of teaching in early childhood education, but its operation did not occur smoothly. Several obstacles were encountered and affected the organization and development of the program. The survey on the teachers profile indicated that Amazonas tracks along the national data, with some nuances in relation to other states. As to the impact on the program, it rested evident that the expected impact of the program on the personal and professional lives of those teachers cannot be denied but it seems that the effect was more subjective.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCorrêa, Carlos Humberto Alveshttp://lattes.cnpq.br/8276764687801349Almeida, Tatiana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/63694663268534852015-04-22T21:55:45Z2013-12-102013-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Tatiana da Silva. A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-12T17:25:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-12T17:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
title A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
spellingShingle A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
Almeida, Tatiana da Silva
Formação de Professores
Programas de Formação
PROINFANTIL
Teacher Training
Training Programs
PROINFANTIL
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
title_full A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
title_fullStr A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
title_full_unstemmed A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
title_sort A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM
author Almeida, Tatiana da Silva
author_facet Almeida, Tatiana da Silva
http://lattes.cnpq.br/6369466326853485
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6369466326853485
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Carlos Humberto Alves
http://lattes.cnpq.br/8276764687801349
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tatiana da Silva
http://lattes.cnpq.br/6369466326853485
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Programas de Formação
PROINFANTIL
Teacher Training
Training Programs
PROINFANTIL
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Formação de Professores
Programas de Formação
PROINFANTIL
Teacher Training
Training Programs
PROINFANTIL
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A Pesquisa se inscreve em meio aos estudos que se debruçam sobre a formação de professores. Busca analisar as repercussões do PROINFANTIL no processo de formação e na prática de professores deste município de Manaquiri-AM. Para tanto se propõe a responder as seguintes questões: Qual o perfil dos professores em exercício na Educação Infantil do Amazonas tendo em vista os dados dos Censos da Educação (2005 a 2012)? Quais são as diretrizes do PROINFANTIL e como foram implementadas no contexto de Manaquiri-AM? Como o PROINFANTIL repercutiu no processo de formação e na prática dos docentes, considerados leigos, do município de Manaquiri-AM, na percepção dos próprio docentes? O lócus da pesquisa foi o município de Manaquiri-AM (distante cerca de 54 km). Participaram da pesquisa 5 (cinco) professores egressos do grupo II do PROINFANTIL e que no momento de realização da pesquisa atuavam em classes de educação infantil na sede do município e também nas comunidades que o circunvizinham. A coleta de dados ocorreu através da pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, e da pesquisa documental com a análise de relatórios e outros documentos relacionados ao Programa em estudo. Os resultados alcançados permitem afirmar que as Diretrizes do Programa foram concebidas visando proporcionar aos professores cursistas os conhecimentos considerados relevantes ao exercício da docência na educação infantil, mas a sua operacionalização não ocorreu de forma tranquila. Vários entraves ocorreram e repercutiram na organização e desenvolvimento do deste Programa. Quanto ao perfil dos professores a pesquisa apontou que o Amazonas acompanha os dados nacionais com algumas nuances em relação aos demais estados. Quanto à repercussão do Programa, ficou evidenciado que não se pode negar o impacto do Programa na vida pessoal e profissional dos professores, mas que essa repercussão ficou mais na esfera subjetiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
2013-09-04
2015-04-22T21:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Tatiana da Silva. A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3189
identifier_str_mv ALMEIDA, Tatiana da Silva. A formação docente via PROINFANTIL: com a palavra os professores de Manaquiri-AM. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006146211840