“Eu poderia até ser a professora” : conflitos entre formação e prática a partir do PROINFANTIL em Nova Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Isabele Lacerda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13005
Resumo: O presente trabalho traz à discussão as possibilidades da relação entre formação e prática de professores, analisando especificamente o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL, que ocorreu no município de Nova Iguaçu no período de julho de 2009 a julho de 2011. O programa é uma parceria entre governo federal, estados e municípios e busca formar em nível médio, na modalidade normal, os professores que atuam na Educação Infantil sem a formação mínima exigida pela Lei nº 9.394/1996. Em Nova Iguaçu, o PROINFANTIL formou 19 professores cursistas, oriundos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Creches Comunitárias Conveniadas, que agora possuem habilitação em magistério para a Educação Infantil. A pesquisa tem por objetivo discutir as primeiras implicações do PROINFANTIL nas práticas dos professores formados pelo programa no referido município, tendo como foco os discursos nelas produzidos, buscando conhecer os desafios, as tensões e continuidades desta formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inserida no campo das ciências humanas. Para os fundamentos teóricos optamos pelas contribuições dos estudos de Mikhail Bakhtin (1986, 1997, 2008), que concebe a linguagem como elemento central da vida em sociedade; do conceito de experiência em Walter Benjamin (1994), que não diferencia os pequenos dos grandes fatos, concebendo a importância da narração das experiências; e do conceito de práxis em Paulo Freire (1987, 2001), que propõe uma reflexão da prática pautada na consciência crítica e transformadora da realidade. Esses autores dialogam na medida em que consideram o sujeito como um ser da linguagem, da história e da cultura, capaz de transformar o mundo através da experiência social. Para a inserção no campo de pesquisa utilizamos a observação participante, entrevistas e os memoriais de formação de duas professoras que participaram do PROINFANTIL, sendo uma em Escola Municipal de Educação Infantil e uma em Creche Conveniada. Essa escolha se deu em função das diferentes naturezas dessas instituições. O mergulho no campo fez emergir quatro categorias de análises que apresentaram importantes tensões entre formação e prática, quais sejam: identidade, cuidar e educar, precariedade e valorização, e contribuições do PROINFANTIL. O resultado deste trabalho aponta que o PROINFANTIL apresentou ambiguidades, uma vez que, ao proporcionar uma formação de qualidade, não atentou para a complexidade do público atendido, não fornecendo condições de que as professoras, agora formadas, garantam condições ao efetivo exercício do magistério nas instituições em que trabalham. Por outro lado, o curso movimentou essas profissionais no sentido de desenvolverem um olhar mais crítico sobre suas práticas e suas condições de trabalho.
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O programa é uma parceria entre governo federal, estados e municípios e busca formar em nível médio, na modalidade normal, os professores que atuam na Educação Infantil sem a formação mínima exigida pela Lei nº 9.394/1996. Em Nova Iguaçu, o PROINFANTIL formou 19 professores cursistas, oriundos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Creches Comunitárias Conveniadas, que agora possuem habilitação em magistério para a Educação Infantil. A pesquisa tem por objetivo discutir as primeiras implicações do PROINFANTIL nas práticas dos professores formados pelo programa no referido município, tendo como foco os discursos nelas produzidos, buscando conhecer os desafios, as tensões e continuidades desta formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inserida no campo das ciências humanas. Para os fundamentos teóricos optamos pelas contribuições dos estudos de Mikhail Bakhtin (1986, 1997, 2008), que concebe a linguagem como elemento central da vida em sociedade; do conceito de experiência em Walter Benjamin (1994), que não diferencia os pequenos dos grandes fatos, concebendo a importância da narração das experiências; e do conceito de práxis em Paulo Freire (1987, 2001), que propõe uma reflexão da prática pautada na consciência crítica e transformadora da realidade. Esses autores dialogam na medida em que consideram o sujeito como um ser da linguagem, da história e da cultura, capaz de transformar o mundo através da experiência social. Para a inserção no campo de pesquisa utilizamos a observação participante, entrevistas e os memoriais de formação de duas professoras que participaram do PROINFANTIL, sendo uma em Escola Municipal de Educação Infantil e uma em Creche Conveniada. Essa escolha se deu em função das diferentes naturezas dessas instituições. O mergulho no campo fez emergir quatro categorias de análises que apresentaram importantes tensões entre formação e prática, quais sejam: identidade, cuidar e educar, precariedade e valorização, e contribuições do PROINFANTIL. O resultado deste trabalho aponta que o PROINFANTIL apresentou ambiguidades, uma vez que, ao proporcionar uma formação de qualidade, não atentou para a complexidade do público atendido, não fornecendo condições de que as professoras, agora formadas, garantam condições ao efetivo exercício do magistério nas instituições em que trabalham. Por outro lado, o curso movimentou essas profissionais no sentido de desenvolverem um olhar mais crítico sobre suas práticas e suas condições de trabalho.This work raises the discussion of the possibilities about the links between teacher-training and teaching practice, especially, analysing the Initial Training Program for Teachers in Early Childhood Education in Exercise - PROINFANTIL. A program of beginner teacher training to teachers that had been working with lower primary. This program happened in Nova Iguaçu from July 2009 to July 2011. The program is a partnership between the federal government, states and counties with the purpose of qualifying on a high school level, the teachers who had been working in lower primary school without the minimum qualification required by LDB No. 9.394/1996. In Nova Iguaçu, the PROINFANTIL has prepared 19 teachers from the Public lower Primary Schools (EMEI) and Community Creches. These teachers are now suitable for teaching lower primary year group. The research aims to discuss the effects of the first PROINFANTIL on the practices of teachers trained by the program in that specific county. Focusing on the discourses produced there, looking to know the challenges, tensions and continuities of this training. This is a qualitative research, inserted in the field of humanities. For the theoretical studies we chose the contributions of Mikhail Bakhtin (1986, 1997, 2008), which sees language as central element of society, the concept of experience in Walter Benjamin (1994), which does not differentiate small from large facts, conceiving the importance of storytelling from the experiments and the concept of praxis in Paulo Freire (1987, 2001), which proposes a reflection of practice based on critical consciousness and transform reality. These authors dialogue the subject as language, history and culture, able to transform the world through social experience. We used participant observation in order to insert into the search field interviews and memorials training of two teachers who participated in the PROINFANTIL, one from a Public lower Primary School and one from a Community Convenanted Creches. This choice was due to the different natures of these institutions. The deepening in the field made to emerge four analytical categories that showed significant tensions between training and practice, namely: identity, care and educate, precariousness and appreciation, and PROINFANTIL contributions. The result of this study indicates that PROINFANTIL presented ambiguities, since, by providing quality training, it did not consider the complexity of the public served by not providing conditions that teachers, now formed, ensure the effective exercise of the teaching in the institutions where they work. Moreover, the course moved these professionals to develop a more critical about their practices and their working conditions.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuFormação de ProfessoresEducação InfantilPROINFANTILTeacher EducationEarly Childhood EducationPROINFANTILEducação“Eu poderia até ser a professora” : conflitos entre formação e prática a partir do PROINFANTIL em Nova Iguaçu“I COULD TO BE A TEACHER”: CONFLICT BETWEEN TEACHER-TRAINING AND TEACHING PRACTICE THROUGH PROINFANTIL IN NOVA IGUAÇU.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIN, Marília. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética, epistemológica. In Freitas, M. T. A; Jobim e Souza, S e Kramer, S. (orgs) Ciências Humanas e Pesquisa- Leituras de Mikhail Bakhtin.São Paulo: Cortez, 2007. BAKHTIN, Mikhail. 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description O presente trabalho traz à discussão as possibilidades da relação entre formação e prática de professores, analisando especificamente o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL, que ocorreu no município de Nova Iguaçu no período de julho de 2009 a julho de 2011. O programa é uma parceria entre governo federal, estados e municípios e busca formar em nível médio, na modalidade normal, os professores que atuam na Educação Infantil sem a formação mínima exigida pela Lei nº 9.394/1996. Em Nova Iguaçu, o PROINFANTIL formou 19 professores cursistas, oriundos de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e Creches Comunitárias Conveniadas, que agora possuem habilitação em magistério para a Educação Infantil. A pesquisa tem por objetivo discutir as primeiras implicações do PROINFANTIL nas práticas dos professores formados pelo programa no referido município, tendo como foco os discursos nelas produzidos, buscando conhecer os desafios, as tensões e continuidades desta formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, inserida no campo das ciências humanas. Para os fundamentos teóricos optamos pelas contribuições dos estudos de Mikhail Bakhtin (1986, 1997, 2008), que concebe a linguagem como elemento central da vida em sociedade; do conceito de experiência em Walter Benjamin (1994), que não diferencia os pequenos dos grandes fatos, concebendo a importância da narração das experiências; e do conceito de práxis em Paulo Freire (1987, 2001), que propõe uma reflexão da prática pautada na consciência crítica e transformadora da realidade. Esses autores dialogam na medida em que consideram o sujeito como um ser da linguagem, da história e da cultura, capaz de transformar o mundo através da experiência social. Para a inserção no campo de pesquisa utilizamos a observação participante, entrevistas e os memoriais de formação de duas professoras que participaram do PROINFANTIL, sendo uma em Escola Municipal de Educação Infantil e uma em Creche Conveniada. Essa escolha se deu em função das diferentes naturezas dessas instituições. O mergulho no campo fez emergir quatro categorias de análises que apresentaram importantes tensões entre formação e prática, quais sejam: identidade, cuidar e educar, precariedade e valorização, e contribuições do PROINFANTIL. O resultado deste trabalho aponta que o PROINFANTIL apresentou ambiguidades, uma vez que, ao proporcionar uma formação de qualidade, não atentou para a complexidade do público atendido, não fornecendo condições de que as professoras, agora formadas, garantam condições ao efetivo exercício do magistério nas instituições em que trabalham. Por outro lado, o curso movimentou essas profissionais no sentido de desenvolverem um olhar mais crítico sobre suas práticas e suas condições de trabalho.
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