A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Alex dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1245323116100654
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.
id UFAM_8d142ad46b9dc0383ecde807dcd330f0
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7785
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volumeMathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volumeGeometriaMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Estratégias de aprendizagemModelagem matemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemEstratégiaGeometriaEsta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.This dissertation aimed to approach mathematical modeling as a facilitating tool within the teaching-learning process, seeking to associate the mathematics taught in the classroom with the student’s daily life, having as priority the student’s knowledge acquisition. From this pers- pective, we sought to answer the importance and contribution of the use of mathematical mode- ling in the study of flat and spatial geometry in the second year of high school? Thus, seeking to produce an interaction between teacher and student, it was left to the students to choose the theme in which would be studied the mathematical contents from modeling. Thus, we sought to understand the application of this strategy as a facilitating means, favoring the teaching of geometry and contributing to a meaningful learning of thirty-one students in the second grade of high school. In this sense, a bibliographic research was carried out, which sought to understand the process of using modeling, the different conceptions, the obstacles and its importance for the teaching-learning of mathematics. Continuing, an activity was performed with modeling in a state school in the city of Beruri-Am, where we studied the mathematical contents from the theme Water Supply. In short, it was concluded that modeling, when worked correctly, proves to be a very important tool in teaching and learning mathematics, arousing in students the interest and curiosity for new knowledge inside and outside the classroom.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Sousa, Jeannehttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050Ferreira, Alex dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/12453231161006542020-05-11T14:26:30Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-05-12T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-05-12T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
Mathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volume
title A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
spellingShingle A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
Ferreira, Alex dos Santos
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Estratégias de aprendizagem
Modelagem matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Estratégia
Geometria
title_short A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
title_full A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
title_fullStr A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
title_full_unstemmed A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
title_sort A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
author Ferreira, Alex dos Santos
author_facet Ferreira, Alex dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1245323116100654
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1245323116100654
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Disney Douglas de Lima
http://lattes.cnpq.br/0809035825922353
Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Sousa, Jeanne
http://lattes.cnpq.br/3452575521411050
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Alex dos Santos
http://lattes.cnpq.br/1245323116100654
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Estratégias de aprendizagem
Modelagem matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Estratégia
Geometria
topic Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Estratégias de aprendizagem
Modelagem matemática
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Estratégia
Geometria
description Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-11T14:26:30Z
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785
identifier_str_mv FERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732039041089536