A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula. |
id |
UFAM_8d142ad46b9dc0383ecde807dcd330f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7785 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volumeMathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volumeGeometriaMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Estratégias de aprendizagemModelagem matemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemEstratégiaGeometriaEsta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula.This dissertation aimed to approach mathematical modeling as a facilitating tool within the teaching-learning process, seeking to associate the mathematics taught in the classroom with the student’s daily life, having as priority the student’s knowledge acquisition. From this pers- pective, we sought to answer the importance and contribution of the use of mathematical mode- ling in the study of flat and spatial geometry in the second year of high school? Thus, seeking to produce an interaction between teacher and student, it was left to the students to choose the theme in which would be studied the mathematical contents from modeling. Thus, we sought to understand the application of this strategy as a facilitating means, favoring the teaching of geometry and contributing to a meaningful learning of thirty-one students in the second grade of high school. In this sense, a bibliographic research was carried out, which sought to understand the process of using modeling, the different conceptions, the obstacles and its importance for the teaching-learning of mathematics. Continuing, an activity was performed with modeling in a state school in the city of Beruri-Am, where we studied the mathematical contents from the theme Water Supply. In short, it was concluded that modeling, when worked correctly, proves to be a very important tool in teaching and learning mathematics, arousing in students the interest and curiosity for new knowledge inside and outside the classroom.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Disney Douglas de Limahttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353Oliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Sousa, Jeannehttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050Ferreira, Alex dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/12453231161006542020-05-11T14:26:30Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-05-12T05:03:44Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7785Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-05-12T05:03:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume Mathematical modeling applied to the study of plane and spatial geometry: area, perimeter and volume |
title |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
spellingShingle |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume Ferreira, Alex dos Santos Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria |
title_short |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_full |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_fullStr |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
title_sort |
A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume |
author |
Ferreira, Alex dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Alex dos Santos http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Disney Douglas de Lima http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Sousa, Jeanne http://lattes.cnpq.br/3452575521411050 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Alex dos Santos http://lattes.cnpq.br/1245323116100654 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria |
topic |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Estratégias de aprendizagem Modelagem matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Estratégia Geometria |
description |
Esta dissertação tem como objetivo abordar a modelagem matemática como ferramenta facili- tadora dentro do processo de ensino-aprendizagem, buscando associar a matemática ensinada dentro de sala de aula com o cotidiano do aluno, tendo como prioridade a obtenção do conhe- cimento por parte do educando. Nessa perspectiva, procurou-se responder qual a importância e contribuição do uso da modelagem matemática no estudo da geometria plana e espacial no segundo ano do ensino médio? Com isso, buscando produzir uma interação entre professor e aluno, foi deixado para os educandos que eles escolhessem o tema no qual seria estudado os conteúdos matemáticos a partir da modelagem. Desse modo, procurou-se entender a aplicação dessa estratégia como meio facilitador, favorecendo o ensino da geometria e contribuindo para uma aprendizagem significativa de trinta e um alunos da segunda série do ensino médio. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual buscou-se entender o processo de uti- lização da modelagem, as diferentes concepções, os obstáculos e a importância da mesma para o ensino-aprendizagem da matemática. Dando continuidade, foi realizada uma atividade com a modelagem em uma escola estadual na cidade de Beruri-Am, aonde se estudou os conteúdos matemáticos a partir do tema Abastecimento de água. Em resumo, concluiu-se que a modela- gem quando se trabalhada de forma correta, se mostra ser uma ferramenta de suma importância no ensino e aprendizagem da matemática, despertando nos alunos o interesse e a curiosidade por novos conhecimentos dentro e fora da sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-11T14:26:30Z 2020-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Alex dos Santos. A modelagem matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732039041089536 |