Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, William Vieira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5679307359044495
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695
Resumo: Esta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas sobre o uso da água com o uso do Scratch. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa, foi estudada a percepção ambiental dos sujeitos sobre o uso da água no pulsar do rio Juruá, bem como o Software educacional Scratch e suas possibilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional. O estudo foi realizado em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, tendo como participantes o professor-pesquisador e vinte e quatro discentes. A base do trabalho foi a Abordagem da Complexidade Sistêmica. Diante da necessidade de descrever e explicar o fenômeno social em seu contexto, com uso do Estudo de Caso como procedimento metodológico, que permite o uso de múltiplas fontes para explorar o fenômeno em profundidade. Os alunos foram incentivados a desenvolver animações dinâmicas com o uso do Scratch e foram estudados para verificar se a ferramenta proporciona um aprendizado dos conteúdos relacionados às Ciências Ambientais, especificamente o tema água. Para análise, foram realizadas estatísticas descritivas, após alimentação da base de dados, com registros das entrevistas, questionário e dados registrados no diário de campo. A pesquisa mostra que o Scratch pode ser uma ajuda importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica.
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