A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruce, Christiane da Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7728809231792764
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050
Resumo: Este trabalho objetivou analisar na Política de Educação Inclusiva a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva que possibilitem a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar que engloba recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam dar funcionalidade, relacionada à atividade e participação da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida com vistas a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica. Serviram como objeto de análise documentos legais e orientadores, internacionais, nacionais, estaduais, municipais, políticas específicas que versam sobre os direitos das pessoas com deficiência e o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de Manaus. No que se refere aos recursos de Tecnologia Assistiva na perspectiva da educação inclusiva serviram como aporte teórico autores como Bersch, Galvão Filho e Manzini, os quais abordam a relação entre o uso de recursos de TA e a inclusão escolar de alunos com deficiência. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo temática, que teve como eixos norteadores o posicionamento das políticas analisadas acerca do uso dos recursos da Tecnologia Assistiva na escola, a relação entre a utilização de recursos da Tecnologia Assistiva e a inclusão escolar de alunos com deficiência física e a coerência do Projeto Pedagógico de uma escola pública municipal de Manaus com as orientações dos mecanismos legais estudados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a presença de indicações em documentos legais e orientadores nos diversos níveis de abrangência a respeito da importância da disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva na escola, a presença de relação entre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva e o processo de inclusão escola de alunos com deficiência física e a ausência de indicações a respeito da acessibilidade a recursos de Tecnologia Assistiva na escola pesquisada. Isso indica avanços e ao mesmo tempo percalços no que se refere a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na escola.
id UFAM_9bb8e580281d191a3488d4c97b2b59f2
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5050
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escolaPolíticas PúblicasTecnologia assistivaEducação aspecialEducação inclusivaDeficiência físicaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEste trabalho objetivou analisar na Política de Educação Inclusiva a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva que possibilitem a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar que engloba recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam dar funcionalidade, relacionada à atividade e participação da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida com vistas a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica. Serviram como objeto de análise documentos legais e orientadores, internacionais, nacionais, estaduais, municipais, políticas específicas que versam sobre os direitos das pessoas com deficiência e o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de Manaus. No que se refere aos recursos de Tecnologia Assistiva na perspectiva da educação inclusiva serviram como aporte teórico autores como Bersch, Galvão Filho e Manzini, os quais abordam a relação entre o uso de recursos de TA e a inclusão escolar de alunos com deficiência. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo temática, que teve como eixos norteadores o posicionamento das políticas analisadas acerca do uso dos recursos da Tecnologia Assistiva na escola, a relação entre a utilização de recursos da Tecnologia Assistiva e a inclusão escolar de alunos com deficiência física e a coerência do Projeto Pedagógico de uma escola pública municipal de Manaus com as orientações dos mecanismos legais estudados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a presença de indicações em documentos legais e orientadores nos diversos níveis de abrangência a respeito da importância da disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva na escola, a presença de relação entre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva e o processo de inclusão escola de alunos com deficiência física e a ausência de indicações a respeito da acessibilidade a recursos de Tecnologia Assistiva na escola pesquisada. Isso indica avanços e ao mesmo tempo percalços no que se refere a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na escola.This study aimed to analyze the inclusive education policy implementation Assistive Technology resources to enable the participation and learning of students with disabilities in school. Assistive technology is an interdisciplinary field of knowledge encompassing resources, products, services, methodologies, strategies, practices and services that aim to feature, related to the activity and the person's involvement with disabilities, reduced disability or mobility with a view to their autonomy, independence, quality of life and social inclusion. It is a qualitative research of documentary and bibliographic analysis. Served as analyzed in legal and policy documents, international, national, state, municipal, specific policies that deal with the rights of persons with disabilities and the Pedagogical Political Project of a municipal school in Manaus. Data analysis was performed using thematic content analysis, which had as its guiding principles the positioning of policies analyzed about the use of the resources of assistive technology at school, the relationship between resource use of Assistive Technology and school inclusion of students physically disabled and coherence of the pedagogical project of a public school in Manaus with the guidelines of the studied legal mechanisms. The survey results point to the presence of information on legal and policy documents in the different levels of coverage about the importance of the availability of assistive technology resources at school, the presence of relationship between the use of assistive technology resources and the process of school inclusion of students with disabilities and the lack of information about the accessibility of Assistive Technology resources in the research school. This indicates advances while drawbacks as regards the implementation Assistive Technology resources in school.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMatos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Bruce, Christiane da Costahttp://lattes.cnpq.br/77288092317927642016-06-23T20:23:55Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRUCE, Christiane da Costa. A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-28T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-28T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
title A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
spellingShingle A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
Bruce, Christiane da Costa
Políticas Públicas
Tecnologia assistiva
Educação aspecial
Educação inclusiva
Deficiência física
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
title_full A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
title_fullStr A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
title_full_unstemmed A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
title_sort A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola
author Bruce, Christiane da Costa
author_facet Bruce, Christiane da Costa
http://lattes.cnpq.br/7728809231792764
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7728809231792764
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Almerinda de Souza
http://lattes.cnpq.br/5590755531194676
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruce, Christiane da Costa
http://lattes.cnpq.br/7728809231792764
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Tecnologia assistiva
Educação aspecial
Educação inclusiva
Deficiência física
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Políticas Públicas
Tecnologia assistiva
Educação aspecial
Educação inclusiva
Deficiência física
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Este trabalho objetivou analisar na Política de Educação Inclusiva a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva que possibilitem a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar que engloba recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam dar funcionalidade, relacionada à atividade e participação da pessoa com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida com vistas a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental e bibliográfica. Serviram como objeto de análise documentos legais e orientadores, internacionais, nacionais, estaduais, municipais, políticas específicas que versam sobre os direitos das pessoas com deficiência e o Projeto Político Pedagógico de uma escola municipal de Manaus. No que se refere aos recursos de Tecnologia Assistiva na perspectiva da educação inclusiva serviram como aporte teórico autores como Bersch, Galvão Filho e Manzini, os quais abordam a relação entre o uso de recursos de TA e a inclusão escolar de alunos com deficiência. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo temática, que teve como eixos norteadores o posicionamento das políticas analisadas acerca do uso dos recursos da Tecnologia Assistiva na escola, a relação entre a utilização de recursos da Tecnologia Assistiva e a inclusão escolar de alunos com deficiência física e a coerência do Projeto Pedagógico de uma escola pública municipal de Manaus com as orientações dos mecanismos legais estudados. Os resultados da pesquisa sinalizam para a presença de indicações em documentos legais e orientadores nos diversos níveis de abrangência a respeito da importância da disponibilização de recursos de Tecnologia Assistiva na escola, a presença de relação entre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva e o processo de inclusão escola de alunos com deficiência física e a ausência de indicações a respeito da acessibilidade a recursos de Tecnologia Assistiva na escola pesquisada. Isso indica avanços e ao mesmo tempo percalços no que se refere a implementação de recursos de Tecnologia Assistiva na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
2016-06-23T20:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRUCE, Christiane da Costa. A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050
identifier_str_mv BRUCE, Christiane da Costa. A política de educação inclusiva: a tecnologia assistiva como possibilidade de participação e aprendizagem de alunos com deficiência física na escola. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732016781918208