Ações glotopolíticas relacionadas à implementação do ensino de língua espanhola na rede municipal de educação SEMED/Manaus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8195 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar ações glotopolíticas relacionadas à implementação do ensino de Língua Espanhola pela rede municipal de educação de Manaus, garantindo, assim, que os alunos manauaras possam aprender um novo idioma e que possam se comunicar de maneira efetiva com os ‘hispanohablantes’ que vivem em Manaus. Para alcançar esse objetivo, utilizo a pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e a pesquisa de cunho documental. Como aporte teórico, trago conceitos sobre políticas linguísticas segundo Calvet (2007) e Martel (2002), e conceitos sobre glotopolítica segundo os pesquisadores Guespin e Marcellesi (1986), Arnoux (2016), Lagares (2018), dentre outros. Para complementar são utilizados documentos norteadores e de algumas leis que versam sobre o ensino da Língua Espanhola. Na geração dos dados, foram utilizados os princípios da pesquisa quantitativa e qualitativa, através de análise de gráficos e de relatórios de estatísticas das Secretarias Municipal de Educação – SEMED/Manaus e de Estado da Educação – SEDUC. A relevância desta pesquisa se dá pela importância de se implementar o ensino da Língua Espanhola desde as séries iniciais na rede municipal, garantindo, assim, que os alunos possam adquirir uma outra língua que proporcionará um ganho cultural e permitirá um crescimento em sua vida educativa e profissional. |
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Ações glotopolíticas relacionadas à implementação do ensino de língua espanhola na rede municipal de educação SEMED/ManausLíngua espanhola - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Língua espanhola - LegislaçãoLINGUISTICA, LETRAS E ARTESLíngua EspanholaPolíticas LinguísticasGlotopolíticaLegislação EducacionalEste estudo tem por objetivo investigar ações glotopolíticas relacionadas à implementação do ensino de Língua Espanhola pela rede municipal de educação de Manaus, garantindo, assim, que os alunos manauaras possam aprender um novo idioma e que possam se comunicar de maneira efetiva com os ‘hispanohablantes’ que vivem em Manaus. Para alcançar esse objetivo, utilizo a pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e a pesquisa de cunho documental. Como aporte teórico, trago conceitos sobre políticas linguísticas segundo Calvet (2007) e Martel (2002), e conceitos sobre glotopolítica segundo os pesquisadores Guespin e Marcellesi (1986), Arnoux (2016), Lagares (2018), dentre outros. Para complementar são utilizados documentos norteadores e de algumas leis que versam sobre o ensino da Língua Espanhola. Na geração dos dados, foram utilizados os princípios da pesquisa quantitativa e qualitativa, através de análise de gráficos e de relatórios de estatísticas das Secretarias Municipal de Educação – SEMED/Manaus e de Estado da Educação – SEDUC. A relevância desta pesquisa se dá pela importância de se implementar o ensino da Língua Espanhola desde as séries iniciais na rede municipal, garantindo, assim, que os alunos possam adquirir uma outra língua que proporcionará um ganho cultural e permitirá um crescimento em sua vida educativa e profissional.Este estudio tiene como objetivo investigar acciones glotopolíticas relacionadas con la implementación de la enseñanza del español por parte de la red educativa de Manaus, asegurando así que los estudiantes de Manaus puedan aprender un nuevo idioma y que puedan comunicarse de manera efectiva con los hispanohablantes que viven en Manaus. Para lograr este objetivo, utilizo la investigación bibliográfica e investigación documental impresa y telematizada. Como aporte teórico, traigo conceptos sobre políticas lingüísticas según Calvet (2007) y Martel (2002), y conceptos sobre glotopolítica según los investigadores Guespin e Marcellesi (1986), Arnoux (2016), Lagares (2018), entre otros. Además, se utilizan documentos rectores y algunas leyes que tratan de la enseñza del idioma español. En la generación de datos se utilizaron los principios de la investigación cuantitativa y cualitativa, mediante análisis de gráficos y informes estadísticos de las Secretarias Municipal de Educación – SEMED/Manaus y Estado de la Educación – SEDUC. La relevancia de esta investigación se debe a la importancia de implementar la enseñanza de la Lengua Española desde los grados iniciales en la red municipal, asegurando así que los estudiantes puedan adquirir otra lengua que les aportará una ganancia cultural y permitirá un crecimiento en su formación educativa y profesional.É o primeiro trabalho relacionado ao processo de implementação do ensino de Língua Espanhola na Secretaria Municipal de Educação SEMED/Manaus.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasTeixeira, Wagner Barroshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289Barría, Elsa Otília HeufemannSouza, Sérgio Augusto Freire deGomes, Ádria dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/15184070086881852021-03-31T01:59:58Z2019-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Ádria dos Santos. Ações glotopolíticas relacionadas à implementação do ensino de língua espanhola na rede municipal de educação SEMED/Manaus. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-03-31T05:03:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-03-31T05:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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