ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1513105922120587, https://orcid.org/0000-0002-8180-9850
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761
Resumo: Muito se tem discutido sobre as dificuldades relacionadas à educação em computação. Entre as preocupações estão as altas taxas de reprovação e evasão. Nos cursos de Licenciatura em Computação, somam-se as dificuldades com relação à identidade do curso. Isso se reflete na formação de parte dos estudantes, que enfrenta problemas para se encontrar nas carreiras relacionadas à área. Algumas das tentativas para mitigar esses problemas são: a aplicação de metodologias de aprendizagem ativas; espaços de trabalho colaborativos; desenvolvimento de soft skills; modernização dos currículos; fortalecimento das ações práticas; entre outras. Nesse sentido, esta dissertação, através de uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo de caso com o objetivo de investigar os efeitos na formação acadêmica e profissional causados pela participação de estudantes de Licenciatura em Computação no ThinkTed Lab. O ThinkTEd Lab é um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de soluções computacionais criativas e inovadoras que possam ser aplicadas à educação. Para verificar isso, foram realizados estudos no período de 2018 a 2020 que tiveram três fontes de dados: observação participante, análise documental e questionário estruturado, e contou com a participação de dezesseis estudantes. Como resultados da pesquisa são apresentadas: (i) uma proposta de aprendizagem criativa aliada a pesquisa científica para o nível superior; (ii) a produção dos estudantes, consolidada em 42 publicações, três prêmios, 25 jogos educacionais desenvolvidos, 27 cursos/eventos promovidos, dezesseis projetos de pesquisa e extensão e quinze participações em eventos científicos e tecnológicos; e (iii) a percepção dos estudantes sobre a sua participação no ThinkTEd Lab e os impactos em sua vida acadêmica e profissional. Os resultados sugerem que: (i) a participação dos estudantes no ThinkTEd Lab evitou que 81% deles desistissem do curso; (ii) a adaptação de aprendizagem criativa para o ensino superior promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills; (iii) os estudantes têm a percepção de estarem preparados para o mercado de trabalho, seja em pesquisa, docência ou desenvolvimento de software; (iv) os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver o Pensamento Computacional através da resolução de problemas do mundo real; e (v) os estudantes acreditam que o laboratório é fundamental para a sua formação, entre outras coisas, por prover possibilidades de aprender a aprender.
id UFAM_a324aef217dcd3df6fa6c2b848c99cb1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8761
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superiorThinkTEd Lab, a case of Creative Learning in Computing Science courseSistemas de computação interativosComputaçãoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOEducação em ComputaçãoAprendizagem CriativaSoft SkillsPensamento ComputacionalLicenciatura em ComputaçãoMuito se tem discutido sobre as dificuldades relacionadas à educação em computação. Entre as preocupações estão as altas taxas de reprovação e evasão. Nos cursos de Licenciatura em Computação, somam-se as dificuldades com relação à identidade do curso. Isso se reflete na formação de parte dos estudantes, que enfrenta problemas para se encontrar nas carreiras relacionadas à área. Algumas das tentativas para mitigar esses problemas são: a aplicação de metodologias de aprendizagem ativas; espaços de trabalho colaborativos; desenvolvimento de soft skills; modernização dos currículos; fortalecimento das ações práticas; entre outras. Nesse sentido, esta dissertação, através de uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo de caso com o objetivo de investigar os efeitos na formação acadêmica e profissional causados pela participação de estudantes de Licenciatura em Computação no ThinkTed Lab. O ThinkTEd Lab é um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de soluções computacionais criativas e inovadoras que possam ser aplicadas à educação. Para verificar isso, foram realizados estudos no período de 2018 a 2020 que tiveram três fontes de dados: observação participante, análise documental e questionário estruturado, e contou com a participação de dezesseis estudantes. Como resultados da pesquisa são apresentadas: (i) uma proposta de aprendizagem criativa aliada a pesquisa científica para o nível superior; (ii) a produção dos estudantes, consolidada em 42 publicações, três prêmios, 25 jogos educacionais desenvolvidos, 27 cursos/eventos promovidos, dezesseis projetos de pesquisa e extensão e quinze participações em eventos científicos e tecnológicos; e (iii) a percepção dos estudantes sobre a sua participação no ThinkTEd Lab e os impactos em sua vida acadêmica e profissional. Os resultados sugerem que: (i) a participação dos estudantes no ThinkTEd Lab evitou que 81% deles desistissem do curso; (ii) a adaptação de aprendizagem criativa para o ensino superior promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills; (iii) os estudantes têm a percepção de estarem preparados para o mercado de trabalho, seja em pesquisa, docência ou desenvolvimento de software; (iv) os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver o Pensamento Computacional através da resolução de problemas do mundo real; e (v) os estudantes acreditam que o laboratório é fundamental para a sua formação, entre outras coisas, por prover possibilidades de aprender a aprender.Much has been discussed about the difficulties related to computer education. Among the concerns are high failure and dropout rates. In the Teaching Degree in Computing Science, there are additional difficulties regarding the course's identity. This is reflected in the education of part of the students, who face problems finding themselves in careers related to the area. Some of the attempts to mitigate these problems are the application of active learning methodologies, collaborative workspaces, soft skills development modernization of curricula, strengthening of practical actions, among others. In this sense, this dissertation, through qualitative research, presents a case study to investigate the effects on academic and professional education of undergraduate students in Computing caused by their participation at ThinkTed Lab. ThinkTEd Lab is a multidisciplinary space for the development of creative and innovative computational solutions that can be applied to education. For verify this, studies were carried out from 2018 to 2020 that had three data sources: participant observation, document analysis, and a structured questionnaire, with the participation of sixteen students. As research results are presented: (i) a creative learning proposal with scientific research for higher education; (ii) student production, consolidated in 42 publications, three awards, 25 educational games developed, 27 courses/events promoted, sixteen research and extension projects, and fifteen participation in scientific and technological events; and (iii) students' perception of their participation in the ThinkTEd Lab and the impacts on their academic and professional life. The results suggest that: (i) the participation of students in the ThinkTEd Lab prevented 81\% of them from dropping out of the course; (ii) adapting creative learning to higher education, promoting the development of technical skills and soft skills; (iii) students have the perception of being prepared for the job market, whether in research, teaching, or software development; (iv) students had the opportunity to develop Computational Thinking through real-world problem solving; and (v) students believe that the laboratory is essential for their education, among other things, because it provides possibilities to learn how to learn.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaOliveira, Elaine Harada Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/6553721651836761Falcão, Taciana Pontualhttp://lattes.cnpq.br/5706959249737319Raabe, André Luís Alicehttp://lattes.cnpq.br/3163271519013006Pires, Fernanda Gabriela de Sousahttp://lattes.cnpq.br/1513105922120587https://orcid.org/0000-0002-8180-98502022-03-22T19:17:53Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-07-01T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-07-01T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
ThinkTEd Lab, a case of Creative Learning in Computing Science course
title ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
spellingShingle ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
Sistemas de computação interativos
Computação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Educação em Computação
Aprendizagem Criativa
Soft Skills
Pensamento Computacional
Licenciatura em Computação
title_short ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
title_full ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
title_fullStr ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
title_full_unstemmed ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
title_sort ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior
author Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
author_facet Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
http://lattes.cnpq.br/1513105922120587
https://orcid.org/0000-0002-8180-9850
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/1513105922120587
https://orcid.org/0000-0002-8180-9850
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Elaine Harada Teixeira de
http://lattes.cnpq.br/6553721651836761
Falcão, Taciana Pontual
http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
Raabe, André Luís Alice
http://lattes.cnpq.br/3163271519013006
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Fernanda Gabriela de Sousa
http://lattes.cnpq.br/1513105922120587
https://orcid.org/0000-0002-8180-9850
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de computação interativos
Computação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Educação em Computação
Aprendizagem Criativa
Soft Skills
Pensamento Computacional
Licenciatura em Computação
topic Sistemas de computação interativos
Computação
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Educação em Computação
Aprendizagem Criativa
Soft Skills
Pensamento Computacional
Licenciatura em Computação
description Muito se tem discutido sobre as dificuldades relacionadas à educação em computação. Entre as preocupações estão as altas taxas de reprovação e evasão. Nos cursos de Licenciatura em Computação, somam-se as dificuldades com relação à identidade do curso. Isso se reflete na formação de parte dos estudantes, que enfrenta problemas para se encontrar nas carreiras relacionadas à área. Algumas das tentativas para mitigar esses problemas são: a aplicação de metodologias de aprendizagem ativas; espaços de trabalho colaborativos; desenvolvimento de soft skills; modernização dos currículos; fortalecimento das ações práticas; entre outras. Nesse sentido, esta dissertação, através de uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo de caso com o objetivo de investigar os efeitos na formação acadêmica e profissional causados pela participação de estudantes de Licenciatura em Computação no ThinkTed Lab. O ThinkTEd Lab é um espaço multidisciplinar para o desenvolvimento de soluções computacionais criativas e inovadoras que possam ser aplicadas à educação. Para verificar isso, foram realizados estudos no período de 2018 a 2020 que tiveram três fontes de dados: observação participante, análise documental e questionário estruturado, e contou com a participação de dezesseis estudantes. Como resultados da pesquisa são apresentadas: (i) uma proposta de aprendizagem criativa aliada a pesquisa científica para o nível superior; (ii) a produção dos estudantes, consolidada em 42 publicações, três prêmios, 25 jogos educacionais desenvolvidos, 27 cursos/eventos promovidos, dezesseis projetos de pesquisa e extensão e quinze participações em eventos científicos e tecnológicos; e (iii) a percepção dos estudantes sobre a sua participação no ThinkTEd Lab e os impactos em sua vida acadêmica e profissional. Os resultados sugerem que: (i) a participação dos estudantes no ThinkTEd Lab evitou que 81% deles desistissem do curso; (ii) a adaptação de aprendizagem criativa para o ensino superior promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills; (iii) os estudantes têm a percepção de estarem preparados para o mercado de trabalho, seja em pesquisa, docência ou desenvolvimento de software; (iv) os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver o Pensamento Computacional através da resolução de problemas do mundo real; e (v) os estudantes acreditam que o laboratório é fundamental para a sua formação, entre outras coisas, por prover possibilidades de aprender a aprender.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
2022-03-22T19:17:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761
identifier_str_mv PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. ThinkTEd Lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior. 2022. 196 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732046266826752