Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luana Augusta de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0851949908156449
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219
Resumo: Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.
id UFAM_ab3a11a987ee180c86e3fbbacc1355d3
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7219
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de casoPortfolio as a student evaluation instrument in English language teaching and learning: a case studyLíngua inglesa - Ensino-AprendizagemPortfólios em educaçãoAvaliação da aprendizagemLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.The purpose of this study was to reflect on the use of the portfolio as an evaluation tool and, as specific, to discuss the use of the portfolio as an instrument for the evaluation of English language teaching and learning and to analyze students' perceptions regarding the applicability of this instrument. The theoretical framework included questions related to the evaluation based on Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), and portfolio as an evaluation tool, based on Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012, 2017) and Zubizarreta (2009). This research was based on the qualitative paradigm (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), using the case study (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) as methodology. The context of the research was the Military College of Manaus, and the participants were six students of the second year of high school, level A2B, according to the division established by the Common European Framework of Reference for languages. The data generation instruments selected for the research were the students' own portfolios, questionnaires and interviews. The results indicated that there was acceptability of the portfolio as an evaluative resource and was considered by the participants an instrument that provided and facilitated learning, promoting autonomy, freedom and responsibility. It was also highlighted that the conception of evaluation is still bound to test contents and numerically measure results. At the end of the work, we suggest possible pedagogical applications from this research and suggestions of future studies on the subject.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMonteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Souza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Araújo, Luana Augusta dehttp://lattes.cnpq.br/08519499081564492019-06-21T15:09:25Z2019-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-25T15:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-25T15:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
Portfolio as a student evaluation instrument in English language teaching and learning: a case study
title Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
spellingShingle Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
Araújo, Luana Augusta de
Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem
Portfólios em educação
Avaliação da aprendizagem
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
title_short Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
title_full Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
title_fullStr Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
title_full_unstemmed Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
title_sort Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
author Araújo, Luana Augusta de
author_facet Araújo, Luana Augusta de
http://lattes.cnpq.br/0851949908156449
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0851949908156449
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marta de Faria e Cunha
http://lattes.cnpq.br/4672487830828193
Ponciano, Nilton Paulo
http://lattes.cnpq.br/3867399119278744
Souza, Sérgio Augusto Freire de
http://lattes.cnpq.br/1010905812755398
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luana Augusta de
http://lattes.cnpq.br/0851949908156449
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem
Portfólios em educação
Avaliação da aprendizagem
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
topic Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem
Portfólios em educação
Avaliação da aprendizagem
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21T15:09:25Z
2019-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219
identifier_str_mv ARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732034554232832