Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema. |
id |
UFAM_ab3a11a987ee180c86e3fbbacc1355d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7219 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de casoPortfolio as a student evaluation instrument in English language teaching and learning: a case studyLíngua inglesa - Ensino-AprendizagemPortfólios em educaçãoAvaliação da aprendizagemLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema.The purpose of this study was to reflect on the use of the portfolio as an evaluation tool and, as specific, to discuss the use of the portfolio as an instrument for the evaluation of English language teaching and learning and to analyze students' perceptions regarding the applicability of this instrument. The theoretical framework included questions related to the evaluation based on Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), and portfolio as an evaluation tool, based on Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012, 2017) and Zubizarreta (2009). This research was based on the qualitative paradigm (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), using the case study (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) as methodology. The context of the research was the Military College of Manaus, and the participants were six students of the second year of high school, level A2B, according to the division established by the Common European Framework of Reference for languages. The data generation instruments selected for the research were the students' own portfolios, questionnaires and interviews. The results indicated that there was acceptability of the portfolio as an evaluative resource and was considered by the participants an instrument that provided and facilitated learning, promoting autonomy, freedom and responsibility. It was also highlighted that the conception of evaluation is still bound to test contents and numerically measure results. At the end of the work, we suggest possible pedagogical applications from this research and suggestions of future studies on the subject.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasMonteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Ponciano, Nilton Paulohttp://lattes.cnpq.br/3867399119278744Souza, Sérgio Augusto Freire dehttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398Araújo, Luana Augusta dehttp://lattes.cnpq.br/08519499081564492019-06-21T15:09:25Z2019-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-06-25T15:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-06-25T15:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso Portfolio as a student evaluation instrument in English language teaching and learning: a case study |
title |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
spellingShingle |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso Araújo, Luana Augusta de Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem Portfólios em educação Avaliação da aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
title_full |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
title_fullStr |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
title_sort |
Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso |
author |
Araújo, Luana Augusta de |
author_facet |
Araújo, Luana Augusta de http://lattes.cnpq.br/0851949908156449 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0851949908156449 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 Souza, Sérgio Augusto Freire de http://lattes.cnpq.br/1010905812755398 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Luana Augusta de http://lattes.cnpq.br/0851949908156449 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem Portfólios em educação Avaliação da aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Língua inglesa - Ensino-Aprendizagem Portfólios em educação Avaliação da aprendizagem LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o uso do portfólio como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à aplicabilidade desse instrumento. O referencial teórico abarcou questões relacionadas à avaliação com base em Demo (2015), Freire (2005), Hoffmann (2014), Lucena (2012), Luckesi (2005; 2011), Romão (2011), Saul (2010), e portfólio como instrumento avaliativo, fundamentado em Cerbin (1994), Johnson et al. (2010), Villas Boas (2012; 2017) e Zubizarreta (2009). Esta pesquisa se baseou no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2000; LAKATOS; MARKONI, 2003), utilizando o estudo de caso (ANDRÉ, 2013; MICHALISZYN; TOMASINI, 2012) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Colégio Militar de Manaus, tendo como participantes seis alunos do 2º ano do ensino médio, do nível A2B de inglês, de acordo com a divisão estabelecida pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Os instrumentos de geração de dados selecionados para a pesquisa foram os próprios portfólios elaborados pelos alunos, questionários e entrevista. Os resultados indicaram que houve aceitação do portfólio como recurso avaliativo, tendo sido considerado pelos participantes como um instrumento que proporcionou e facilitou a aprendizagem, promovendo a autonomia, a liberdade e a responsabilidade. Evidenciou-se, também, que a percepção de avaliação ainda está vinculada a testar conteúdos e mensurar numericamente resultados. Ao final do trabalho, são sugeridas possíveis aplicações pedagógicas oriundas desta pesquisa e sugestões de trabalhos futuros sobre o tema. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-21T15:09:25Z 2019-05-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Luana Augusta de. Portfólio como instrumento avaliativo discente no ensino-aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732034554232832 |