Cartografia do olhar e produção de subjetividades na Amazônia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9042 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a expressão do olhar infantil por meio da experimentação com a fotografia. A noção de experimentação inspirou-se na filosofia de Deleuze (2018c) na qual o ato criador do pensamento acontece nos encontros com os signos. Nesse caso, os encontros aconteceram entre as qualidades estéticas da fotografia e os signos de uma comunidade ribeirinha as margens do Rio Solimões no município de Iranduba/AM. A pesquisa se constituiu em duas dimensões: experimentação e cartografia. A experimentação foi um processo livre de produção de imagens e a cartografia foi tratada como um método condicionado pelas produções imagéticas da experimentação. A interação das duas dimensões gerou um mapeamento das potências criativas das crianças com as imagens. Para isso, foram acompanhados e discutidos os interesses visuais de quatro crianças sobre a paisagem e os desdobramentos na composição de imagens a partir dos elementos estéticos da fotografia. Acompanhar o olhar foi um modo para acessar os sentidos produzidos pelas crianças ribeirinhas que conduziram, por meio de suas perspectivas e dos seus movimentos, a direção dessa cartografia do olhar. O traçar dos sentidos baseou-se nas imagens decorrentes de uma estética primária que se desdobrou em uma estética intuitiva e assim movimentou, nos participantes, o devir do olhar, como criação de si e como produção de subjetividade. Verificou-se que o percurso realizado pelas subjetividades infantis em compasso com as imagens se desdobrou em escolhas estéticas como repetições, intuições, invenções e fábulas. Conclui-se, que a estética amazônica afeta e compõe os olhares infantis e os convoca para explorar e criar imagens sincronizadas com linhas, luzes, cores, texturas e ritmos do platô Várzea. |
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Cartografia do olhar e produção de subjetividades na AmazôniaCIENCIAS HUMANAS EDUCACAOCartografia do olharExperimentaçãoEstética fotográficaSubjetividade infantilAmazôniaEsta pesquisa investigou a expressão do olhar infantil por meio da experimentação com a fotografia. A noção de experimentação inspirou-se na filosofia de Deleuze (2018c) na qual o ato criador do pensamento acontece nos encontros com os signos. Nesse caso, os encontros aconteceram entre as qualidades estéticas da fotografia e os signos de uma comunidade ribeirinha as margens do Rio Solimões no município de Iranduba/AM. A pesquisa se constituiu em duas dimensões: experimentação e cartografia. A experimentação foi um processo livre de produção de imagens e a cartografia foi tratada como um método condicionado pelas produções imagéticas da experimentação. A interação das duas dimensões gerou um mapeamento das potências criativas das crianças com as imagens. Para isso, foram acompanhados e discutidos os interesses visuais de quatro crianças sobre a paisagem e os desdobramentos na composição de imagens a partir dos elementos estéticos da fotografia. Acompanhar o olhar foi um modo para acessar os sentidos produzidos pelas crianças ribeirinhas que conduziram, por meio de suas perspectivas e dos seus movimentos, a direção dessa cartografia do olhar. O traçar dos sentidos baseou-se nas imagens decorrentes de uma estética primária que se desdobrou em uma estética intuitiva e assim movimentou, nos participantes, o devir do olhar, como criação de si e como produção de subjetividade. Verificou-se que o percurso realizado pelas subjetividades infantis em compasso com as imagens se desdobrou em escolhas estéticas como repetições, intuições, invenções e fábulas. Conclui-se, que a estética amazônica afeta e compõe os olhares infantis e os convoca para explorar e criar imagens sincronizadas com linhas, luzes, cores, texturas e ritmos do platô Várzea.This research investigated the expression of the child's gaze through experimentation with photography. The notion of experimentation was inspired by Deleuze's philosophy (2018c) in which the creative act of thought takes place in encounters with signs. In this case, the encounters took place between the aesthetic qualities of photography and the signs of a riverside community on the banks of the Solimões River in the municipality of Iranduba/AM. The research consisted of two dimensions: experimentation and cartography. Experimentation was a free process of image production and cartography was treated as a method conditioned by the imagery productions of experimentation. The interaction of the two dimensions generated a mapping of children's creative powers with the images. For this, the visual interests of four children about the landscape and the developments in the composition of images based on the aesthetic elements of photography were monitored and discussed. Following the gaze was a way to access the meanings produced by riverside children who led, through their perspectives and movements, the direction of this cartography of the gaze. The tracing of the senses was based on the images resulting from a primary aesthetic that unfolded into an intuitive aesthetic and thus moved, in the participants, the becoming of the look, as a creation of the self and as a production of subjectivity. It was found that the path taken by children's subjectivities in step with the images unfolded in aesthetic choices such as repetitions, intuitions, inventions and fables. It is concluded that the Amazonian aesthetic affects and composes children's eyes and summons them to explore and create images synchronized with lines, lights, colors, textures and rhythms of the Várzea plateau.CNPqUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Fialho, FranciscoSantos, JoséMolin, BeatrizBernardo, Marcio Jesus Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6470905902597863https://orcid.org/0000-0002-7066-36222022-09-01T14:10:49Z2022-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBERNARDO, Marcio Jesus Vieira. Cartografia do olhar e produção de subjetividades na Amazônia, 2022, 175 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9042porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-09-02T05:03:39Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-09-02T05:03:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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